Entrevistas presenciais: como melhorar a experiência do candidato?

12 de março de 2018
Kenoby

As entrevistas presenciais são ferramentas valiosas para analisar o perfil dos candidatos e decidir se suas características se adequam tanto ao job description quanto ao perfil da equipe.

No entanto, como realizar essa análise quando os candidatos não se sentem confortáveis o suficiente para desempenhar uma boa entrevista?

A resposta a esse problema pode estar na melhoria da experiência do candidato e sua empresa. Se quiser saber como fazer isso e entender porque essa estratégia é importante, acompanhe o texto. Vamos lá?

Antes disso, para garantir uma maior assertividade no processo de entrevista de candidatos, faça o download gratuito do material que preparamos para você: O Kit de Entrevista de Candidatos.

Quais os problemas relacionados às entrevistas presenciais?

Embora as entrevistas presenciais sejam a parte mais importante em um processo seletivo, ainda há empresas que não se atentam a essa etapa com o devido cuidado.

Sabemos que existem “receitas prontas” para uma entrevista padrão, que nos permitem encontrar bons candidatos para as vagas anunciadas — a curto prazo, pelo menos. Porém, pensando sob uma perspectiva mais ampla, é preciso mais do que isso para montar a equipe ideal, cujas potencialidades se complementem, e o conjunto de personalidades que configure um ótimo clima organizacional.

Para tanto, é importante mudar o modo como vemos as entrevistas presenciais. Se por muito tempo elas eram tidas como um simples modo de o recrutador avaliar candidatos, hoje já se sabe que esse é também o momento em que os talentos avaliam as empresas.

Lembre-se que o processo de recrutamento e seleção é uma via de duas mãos. Por isso, uma entrevista presencial deve ser o mais agradável e transparente possível para que os candidatos tenham uma boa impressão da empresa e consigam realizar o processo em seu pleno potencial.

Como promover uma boa experiência ao candidato?

Veja agora algumas ações simples e que podem fazer toda a diferença para uma entrevista pessoal.

Faça um tour pela empresa

Muitos recrutadores somente se preocupam em apresentar a empresa aos talentos depois da contratação, durante a fase de integração do colaborador. No entanto, essa é uma prática que tem mais eficácia quando feita no próprio processo seletivo.

Isso porque mostrar o ambiente ajuda o candidato a se familiarizar e, por que não, se imaginar trabalhando naquele espaço, com aquela equipe.

Apresentar o candidato ao local ajuda a deixá-lo mais relaxado em relação ao ambiente, além de poder servir como uma valiosa ferramenta de atração aos talentos que antes poderiam estar em dúvida se esse é um bom local para se trabalhar.

Deixe o ambiente confortável

É essencial oferecer o mínimo de conforto aos candidatos dentro do ambiente onde eles serão entrevistados.

Verifique, portanto, se a iluminação do local é adequada, se o clima está agradável, se os assentos são confortáveis, se há banheiros acessíveis ao local ou água/café disponível. Lembre-se de que uma boa experiência está nos detalhes.

Dê o exemplo de pontualidade

Os recrutadores geralmente exigem que seus candidatos cheguem com, pelo menos, meia hora de antecedência à entrevista marcada para que não haja atrasos, e, ainda assim, muitos fazem com que eles esperem um tempo desnecessário antes de iniciar as entrevistas.

Esse “chá-de-cadeira” sem justificativa pode resultar em uma sensação de nervosismo crescente nos candidatos mais ansiosos, o que pode afetar diretamente o desempenho deles durante essa etapa do processo seletivo.

Não é preciso dizer, é claro, que acima de tudo essa prática é rude e demonstra hipocrisia e falta de consideração por parte dos recrutadores, algo que certamente mina a boa impressão da empresa e afasta os bons candidatos.

Sendo assim, evite-a! Comece as entrevistas no horário marcado e nenhum minuto depois.

Mantenha o cronograma claro

Quando o candidato entra em um processo seletivo sem fazer ideia de quais são as etapas às quais ele vai se submeter, isso traz um nervosismo desnecessário.

Deixe claro, desde o início, como será o processo. Se terá ou não dinâmicas de grupo, se precisará realizar testes escritos, se haverá uma segunda entrevista com outro colaborador da empresa ou em outra unidade, e assim por diante.

Saber onde está pisando e o que se espera dos candidatos é algo que, sem dúvidas, melhora a experiência deles durante as entrevistas presenciais.

Dê feedbacks humanizados

Depois de uma entrevista, muita gente já deve ter ouvido a promessa de que a empresa ligaria para informar se o candidato passou ou não, como ele se saiu e onde precisa melhorar, mas, na prática, isso nem sempre acontece.

Comprometer-se a dar um feedback humanizado é de suma importância para finalizar a experiência do candidato com chave de ouro, mesmo que ele não passe na seleção.

Prometer um retorno e não cumprir pode repercutir negativamente para a sua marca, pois, não se engane, os candidatos conversam entre si depois das entrevistas, sobretudo por meio das redes sociais.

Quais as vantagens de melhorar as entrevistas presenciais?

Deu para notar que meios para transformar a experiência do candidato não faltam. Mas, afinal, qual a importância de se preocupar com a qualidade das entrevistas presenciais?

Em primeiro lugar, essa é uma forma de humanizar a empresa, pois demonstra genuína preocupação com as pessoas e seus sentimentos e emoções durante processos que nós sabemos que trazem estresse.

Além disso, construir um relacionamento melhorado com a equipe a curto e longo prazo também é possível, já que a honestidade e a preocupação logo durante as entrevistas presenciais permitem que os colaboradores se sintam abertos para retribuir essa honestidade no dia a dia, seja em relação aos gestores, aos clientes e aos processos, seja com os próprios colegas de trabalho.

Por último, mas não menos importante, a reputação da marca também pode melhorar com essa prática.

Como já foi dito, os candidatos conversam entre si, mesmo depois que o processo seletivo é finalizado e eles não tenham sido escolhidos para as vagas em aberto.

Dar aos candidatos uma experiência satisfatória durante o processo seletivo é, portanto, uma maneira de construir, no mercado de trabalho, a reputação de empresa que oferece qualidade de vida e que vê seus colaboradores como pessoas e não “ferramentas”, como tantas empresas são vistas.

Nesse sentido, é interessante olhar os candidatos como clientes e passar para eles o que você gostaria que o mercado de trabalho visse quando pensasse em sua empresa.

Agora que você conhece os meios de melhorar a experiência do candidato em entrevistas presenciais, o processo seletivo será muito mais eficaz e transparente. Aproveite e siga a Kenoby nas redes sociais — estamos no Facebook e no LinkedIn!

Rating: 5.0/5. From 3 votes.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

RH no Novembro Azul: 3 ações para engajar o seu time

O mês de novembro é anualmente marcado pela campanha mundial contra o câncer de próstata, um dos tipos da doença que mais afeta homens em todo o mundo. Segundo um  continue lendo »

Employer branding: como aplicar esse conceito?

O employer branding é uma estratégia cada vez mais usada, especialmente por grandes companhias do mercado. Por meio dela, é possível atrair pessoas realmente talentosas para compor o quadro de  continue lendo »

Como o portal do candidato ajuda a fortalecer a marca empregadora?

Um dos principais objetivos das organizações na atualidade é ter sua marca associada a uma empresa empregadora, e nesse sentido, o portal do candidato é um excelente aliado. Marca empregadora — ou employer branding — são termos que denominam um  continue lendo »

Kenoby recebe prêmio no 3º Fórum de Inovações Leroy Merlin Brasil

No último dia 08, quarta-feira, ocorreu, no novo espaço da WeWork, na Avenida das Nações Unidas, 14.261, em São Paulo, o 3º Fórum de Inovações Leroy Merlin Brasil. O evento,  continue lendo »

Pesquisa de clima organizacional: entenda sua importância

Com o objetivo de coletar diversos tipos de informações relevantes sobre a perspectiva dos colaboradores em relação a muitos fatores da empresa para o desenvolvimento de um ambiente agradável, a  continue lendo »

Entenda o que é uma marca empregadora

O processo de promoção da imagem de uma empresa, em que a organização é tida como referência quando o assunto é um bom lugar para se trabalhar, é conhecido como  continue lendo »