Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

26 de Maio de 2017
Kenoby

O recrutamento e seleção nas empresas pode representar um verdadeiro desafio para o setor de RH, sobretudo se a sua organização ainda estiver cometendo erros básicos que dificultam o andamento desse processo.

Para ajudar a identificar tais erros e otimizar a maneira como a sua empresa busca candidatos, preparamos o post de hoje. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!

1. Não dar feedbacks aos candidatos

Não se preocupar em dar feedback aos candidatos depois da entrevista é um erro tão grave quanto recorrente. O problema é quando se mantém os candidatos desinformados, ou seja, sem saber se foram selecionados ou em qual fase do processo estão. Isso prejudica a imagem da empresa e reduz a possibilidade de contratações futuras.

Além disso, essa atitude afasta os melhores talentos, que estão cada vez mais exigentes em relação à cultura organizacional das empresas. Que uma ajudinha? Clique na imagem abaixo para baixar gratuitamente os templates de e-mail para feedback de candidatos que preparamos pra você:

2. Ter um banco de talentos sem qualificação

Ter um software com banco de talentos, sem dúvida, facilita na hora da escolha. No entanto, saber somente informações pessoais, formação e experiência dos candidatos, muitas vezes, não é o bastante para se tomar uma decisão.

Considere, portanto, realizar testes de primeira instância e, sobretudo, avaliar cada perfil por estrelas. Assim, a sua escolha será muito mais assertiva.

3. Criar uma página de carreiras muito simples

A página de carreiras de sua empresa, muitas vezes, é o primeiro e único contato que o candidato terá ao se inscrever para a vaga. Se ela for muito simples, pouco explicativa ou mal elaborada, pode afastar ao invés de atrair bons candidatos, pois passa uma imagem fraca sobre a marca empregadora da empresa. Por esse motivo, dê atenção especial a essa página.

Para entender como criar uma marga empregadora forte na sua empresa, clique o no link abaixo e baixe o nosso manual gratuito:

4. Divulgar as vagas em aberto de forma incorreta

Outro erro muito comum durante o processo de recrutamento e seleção nas empresas diz respeito à divulgação das vagas em aberto. É importante pesquisar e escolher os melhores e mais eficientes canais de divulgação, além de utilizar um banco de talentos e explorar as redes sociais da empresa.

Além disso, é importante dar atenção especial ao job description. Seja honesto em relação às funções do cargo e às características básicas exigidas. Afinal, uma descrição bem feita atrairá as pessoas certas.

Quer mais algumas dicas? Baixe o nosso e-book sobre atração de talentos:

5. Não utilizar a busca booleana na triagem

A busca booleana nada mais é que a pesquisa por palavras-chave que se faz no software de recrutamento e que direciona os resultados obtidos.

Os buscadores adicionam implicitamente os termos AND OR, NOT e as aspas entre as palavras de forma aleatória. Sabendo disso, você mesmo pode utilizar esses termos a favor da busca de candidatos.

Você pode buscar no LinkedIn, por exemplo (“analista de software” OR “analista de sistemas”), para poupar tempo e trazer os resultados de que precisa com mais eficiência.

6. Ter uma cultura organizacional pouco atrativa

Ter uma cultura organizacional mal definida — ou nem se preocupar em elaborar uma — é uma falha que certamente afeta a maneira como os outros olham para a sua empresa.

Afinal, cada pessoa tem suas ideias, interesses e ideais, e uma empresa que não demonstra ter uma posição no mercado em relação a esses aspectos não inspira uma gestão humanizada nem confiança.

Por isso, elabore e divulgue a cultura organizacional da empresa com orgulho. Assim, as chances de atrair colaboradores que compartilhem das mesmas ideias são bem maiores.

7. Extrair relatórios de forma manual

Esse é um erro que se reflete na gestão de tempo e na assertividade, na hora da escolha dos candidatos.

Procure automatizar processos burocráticos, como a realização dos relatórios, por exemplo, e tenha todas as informações necessárias digitalmente, eliminando o risco de perder, ou se confundir, em uma montanha de papéis em sua mesa.

Como se percebe, é possível realizar um processo de recrutamento e seleção nas empresas de modo bem assertivo, bastando atentar para os erros e tentar melhorar sempre.

Aproveite para baixar o nosso modelo para apresentação de indicadores de RH. Clique na imagem abaixo:

Apresentação Indicadores de RH

E você, cometia algum dos erros apontados durante o processo de recrutamento? Estas dicas ajudaram? Não deixe de assinar a nossa newsletter para obter as melhores dicas sobre recrutamento em primeira mão!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

2º Kenoby Talks: como os expositores contribuirão para o seu recrutamento

A edição deste ano contará com 6 parceiros, que marcarão presença nos estandes do evento, trazendo muitas novidades e oportunidades de negócios. Muito além de apenas um evento de Recrutamento  continue lendo »

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

Confira os 10 perfis de TI mais procurados

A revolução causada pelas novas tecnologias, em especial nos últimos cinco anos, catapultou os profissionais das áreas de desenvolvimento e software a um outro patamar e, ao mesmo tempo, deixou  continue lendo »

Entenda como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma  continue lendo »

5 estratégias de sucesso para melhores contratações

Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: Um dos pilares do RH estratégico

O que é Recrutamento e Seleção? De forma resumida, Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas  continue lendo »