Como escolher um software de recrutamento e seleção?

22 de junho de 2017
Kenoby

À medida que o espaço dos softwares de recrutamento no mundo dos negócios se torna cada vez mais amplo e competitivo, a variedade de opções cresce. Nesse sentido, como você sabe qual é a solução certa para sua empresa?

Muitos gestores não estão cientes de quais funções estão disponíveis no mercado e como determinados recursos podem beneficiar seus negócios. Além disso, muitos se perguntam: por que preciso automatizar o processo de recrutamento em todas as suas fases? Na verdade, para algumas empresas, fazer do jeito antiquado é o que as diferencia da concorrência. E acreditam que acabar com isso pode muito bem destruir a própria alma do negócio.

Então, quais são as principais características na hora de escolher o software ideal para sua empresa? Neste texto, abordaremos as melhores dicas no momento de optar pelo software de recrutamento e seleção que se adequa às suas necessidades. Confira!

Qual é o papel do software de recrutamento e seleção?

Contratar as pessoas certas é um dos desafios mais difíceis para as pequenas empresas. Softwares de recrutamento são uma solução para tornar o processo de contratação mais fácil, mesmo se você não tem um departamento de recursos humanos.

Ele pode poupar tempo e dinheiro, ajudando-o a encontrar os melhores candidatos da maneira mais eficiente e rentável possível. Inclusive, nós temos uma calculadora online para identificar o ROI de um software de R&S. Para calcular, clique na imagem abaixo:

Calculadora de ROI do software de R&S

De maneira geral, ele funciona eliminando a necessidade de usar várias soluções para encontrar e contratar novos funcionários. Também fornece as ferramentas necessárias para se manter organizado e agilizar o processo de contratação.

Permite, ainda, que você faça divulgações de trabalho em diferentes plataformas, aceita e organiza novas admissões, estabelece fluxos de trabalho, escalona horários e muito mais — tudo em um só lugar. A tecnologia e a inovação estão do seu lado, você só precisa saber como usá-las.

Como escolher a melhor opção para o meu negócio?

Antes de escolher qualquer software, é melhor identificar quais são seus objetivos finais. Se você começar com o que precisa alcançar, então é mais fácil identificar as soluções que vão ajudá-lo a chegar lá.

Se está comprando seu primeiro sistema de recrutamento, o que espera ganhar com ele? Precisa de ajuda para encontrar candidatos de melhor qualidade? Quer preencher posições mais rápido?

Se estiver atualizando para um novo sistema, descreva o que falta ao seu software atual. Você precisa de ferramentas que facilitem a colaboração com outros colegas? Está procurando um sistema que vai prever as necessidades de contratação da sua empresa? Seus objetivos indicam que precisa de ajuda de marketing de recrutamento e não de um software novo?

Identificar as razões exatas para buscar um software de recrutamento novo o ajudará a definir seus objetivos de negócios e atuar no mercado.

Por fim, faça uma lista dos recursos indispensáveis, não esquecendo de colocar alguns itens que podem ser interessantes também. Dessa forma, se você se deparar com dois fornecedores que atendem aos critérios obrigatórios, você tem um método de eliminação secundário.

Preciso ficar atento a quais funcionalidades?

Nem todos os softwares de recrutamento tem as mesmas funcionalidades, mas os melhores oferecem recursos que automatizam o processo de contratação e reduzem o tempo necessário para preencher uma posição. As opções são diversas, porém é interessante atentar, principalmente, para os seguintes pontos:

  • Integração com portais de vagas e redes sociais;
  • Filtros avançados no banco de talentos;
  • Página de carreiras;
  • Painéis de relatórios e análises customizadas;
  • Contratação colaborativa e plataforma de envio e-mails embutida;
  • Ferramenta de testes online;
  • Envio de feedbacks em larga escala;
  • Histórico de candidatos;

Depois de aprender um pouco sobre software de recrutamento e seleção, que tal ir um pouco além? Baixe o nosso e-book com um guia de boas práticas para recrutamento e seleção e saiba mais sobre o assunto!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Banco de talentos: como construir um de sucesso?

Criado para auxiliar as empresas tanto na contratação quanto na retenção de pessoas, o banco de talentos é, hoje, uma das principais estratégias de RH para a gestão das áreas.  continue lendo »

Headhunter: saiba o momento certo de contratar esse profissional

O headhunter é um caçador de talentos, que tem todo o know-how necessário para localizar o profissional ideal que ocupará uma vaga específica na empresa. Geralmente, ele é requisitado para  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas

Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas disponíveis, de acordo com as competências técnicas e comportamentais  continue lendo »

Recrutamento online: conheça os benefícios e veja como funciona

O RH tem passado por uma grande transformação digital. É cada vez mais comum o uso de tecnologias para garantir resultados melhores. Um ótimo exemplo é o recrutamento online, que  continue lendo »

Como contratar jovem aprendiz: entenda como funciona!

Dar espaço para novos profissionais e talentos potenciais é uma atitude indispensável nos dias de hoje. Para isso, foram criadas leis e determinações que garantem a inclusão de jovens no mercado de  continue lendo »

Competências técnicas e comportamentais: como aliá-las?

Para que os profissionais façam parte da empresa, é preciso que demonstrem certas competências técnicas e comportamentais. Assim, podem realizar um bom trabalho no expediente e atuar de forma alinhada  continue lendo »