5 estratégias de sucesso para melhores contratações

19 de junho de 2017
Kenoby

Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar na função para a qual foram contratadas.

Se você se identificou com essa realidade, mas não sabe como proceder para melhorar o processo de contratações na sua empresa, não se preocupe! Nós elaboramos uma lista com cinco estratégias de sucesso que podem ser implantadas em sua empresa. Continue a leitura e confira.

1. Tenha um banco de talentos

É muito importante que o setor de RH tenha um banco de talentos bem organizado. Recomenda-se que todos os currículos recebidos na empresa sejam catalogados e armazenados em um sistema, de modo que seja fácil localizar os profissionais quando surgir uma vaga.

Desse modo, no caso de se abrir uma vaga para o setor de contabilidade, por exemplo, você poderá aplicar filtros no banco de talentos, buscando currículos de pessoas que tenham formação ou experiência nessa área apenas, otimizando o processo de busca.

2. Faça testes na triagem

Os processos seletivos precisam ser breves, para que não haja desperdício de tempo, nem para a empresa nem para os candidatos aos cargos em aberto. É por isso que se recomenda a realização de testes ainda na triagem, etapa inicial do processo.

No mesmo dia em que é realizada a primeira entrevista, por exemplo, pode-se pedir ao candidato que realize um pequeno teste ou exame que sirva como prova de suas habilidades e competências para ocupar a vaga a que está concorrendo.

Assim, pessoas que não estão preparadas ou não atingem os objetivos que a empresa exige, podem ser eliminadas do processo.

3. Avalie por competências e não por experiências

É claro que a experiência profissional em outras empresas conta muito e contribui para que o recrutador avalie um candidato a uma vaga de emprego. No entanto, recomenda-se avaliar mais pelas competências do que pelas experiências.

Muitos jovens recém-formados podem ter muita competência para ocupar cargos nas empresas, embora não tenham uma ampla experiência de trabalho em outras organizações. É por isso que a realização de testes é tão importante.

4. Acompanhe os números do departamento

É muito importante que o departamento de Recursos Humanos gere relatórios periódicos com os números e métricas de pessoas contratadas e demitidas da empresa, vagas preenchidas, tempo que se leva para iniciar e finalizar um processo seletivo, etc.

Tais relatórios devem ser analisados com frequência e, se não forem satisfatórios, é um sinal de que os processos precisam ser revistos. Aproveite para baixar o nosso modelo para apresentação de indicadores de RH.

Apresentação Mensal de Indicadores de RH


5. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia deve ser vista como uma aliada dos profissionais de RH, que podem utilizar a internet e aplicativos para agilizar as atividades do setor.

Você pode divulgar as vagas em aberto nas redes sociais ou marcar entrevistas por aplicativos de chamadas de vídeo, como o Skype, por exemplo.

Seguindo essas estratégias, certamente você garantirá melhores contratações na sua empresa.

Para continuar aperfeiçoando o departamento em que atua, leia nosso artigo sobre como você pode tornar o RH estratégico.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Games no recrutamento: como funciona e qual a sua importância?

Utilizar games no recrutamento é uma tendência cada vez mais forte que consiste no uso de mecânicas e práticas de jogos em ambientes corporativos. Tais jogos vão de avaliações de  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas

Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas disponíveis, de acordo com as competências técnicas e comportamentais  continue lendo »

5 empresas que foram criativas na hora de recrutar

Com tantas tarefas rotineiras ocupando boa parte do tempo de seus recrutadores, muitas empresas perdem talentos por não conseguirem se comunicar efetivamete com o seu público. A realidade em muitos departamentos  continue lendo »

Entenda como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma  continue lendo »

Otimização do Tempo em Recrutamento de Pessoal
A influência do tempo na Gestão de Recrutamento e Seleção

E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à empresa é uma  continue lendo »

4 dicas de como recrutar no mercado financeiro

O desempenho de uma empresa está diretamente relacionado à performance de seus funcionários. Em um mercado cada vez mais competitivo, em que as empresas tendem a buscar bons resultados, é fundamental  continue lendo »