Entenda sobre a evolução da gestão de pessoas e o seu impacto no RH

11 de julho de 2019
Kenoby

Ao longo dos anos, o setor de RH sofreu modificações consideráveis, adquirindo um papel cada vez mais estratégico. A evolução da gestão de pessoas trouxe várias consequências importantes para os profissionais da área, exigindo adaptação, flexibilidade e capacitação.

Neste conteúdo especial que preparamos, vamos esclarecer as transformações na gestão de pessoas, mostrando as principais tendências e os impactos gerados no RH. Ficou interessado? Continue acompanhando o nosso post e fique expert no assunto!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é a área responsável pelo gerenciamento dos profissionais que trabalham na empresa. É um setor com papel estratégico, voltado para a promoção de medidas que aliam a qualidade de vida no trabalho aos objetivos do negócio. Ela faz o difícil trabalho de mediar o contato entre os interesses do capital e as aspirações dos colaboradores.

A intenção é conduzir os processos de forma a orientar as potencialidades dos funcionários, a fim de conquistar bons resultados e promover as melhores condições possíveis para a realização de um trabalho de qualidade. A gestão de pessoas cuida também dos processos burocráticos associados à mão de obra — mas o foco principal é o seu papel estratégico.

Além disso, a gestão de pessoas avalia a folha de pagamento, os benefícios, a frequência, o recrutamento e seleção, os programas de educação corporativa, a avaliação de desempenho, a saúde ocupacional, a gestão de cargos e salários, as questões jurídico-trabalhistas e os indicadores de desempenho.

Aproveite e baixe agora a nossa apresentação mensal de indicadores de RH!

Como ocorreu a evolução da gestão de pessoas?

No início do século XX, as empresas desenvolveram o setor de Relações Industriais, com o objetivo de fazer a interlocução das relações entre trabalhadores e empregadores. Havia alguns poucos estudos na área ligados à produtividade.

A partir dos anos 1950, os trabalhadores conquistaram diversos direitos trabalhistas. Com isso, o setor passou a cuidar, principalmente, da parte burocrática e dos direitos dos profissionais, passando a ter o nome de Administração de Pessoal.

Vinte anos mais tarde surge o termo Recursos Humanos. A mentalidade já está diferente nessa época. As pessoas passam a ser vistas como um “recurso” tão importante quanto os outros que a organização possui. O objetivo do setor é administrar essa força de trabalho.

O termo Recursos Humanos ainda é utilizado atualmente, visto que ele se disseminou bem no mercado. Mas o paradigma passou por diversas transformações: as pessoas, agora, são vistas como o elemento mais valioso do empreendimento, pois são elas que colocam os processos em prática e que trazem resultados para a corporação.

Gradativamente, a nomenclatura “Gestão de Pessoas” vem se aderindo ao meio organizacional. Isso significa que ela agrega às funções burocráticas e de administração dos direitos trabalhistas uma série de outras atividades estratégicas, que colocam a equipe como fator central na companhia.

Essa mudança de mentalidade vem, principalmente, com um conjunto de modificações na sociedade que chegam com a contemporaneidade. Globalização, mudança no sistema produtivo, inserção de tecnologias, evolução dos conhecimentos psicológicos e aumento das pesquisas na área de Psicologia Organizacional são algumas alterações muito importantes para a formação de um novo paradigma no RH.

Como essas mudanças impactaram o RH?

A evolução da gestão de pessoas gerou um impacto importante no RH das organizações. A produtividade e rendimento passam a ser associados ao bem-estar do profissional, ocorrendo uma humanização das relações.

Outra questão importante é a valorização do trabalho em equipe, que trouxe uma nova dinâmica para o setor. Ele passa a ter que mobilizar conhecimentos ligados à Psicologia Organizacional e de Teorias de Processos Grupais para entender os coletivos nas corporações.

Nesse contexto, o aprendizado constante (tanto nas relações de trabalho com os colegas quanto nas capacitações contínuas) passa a ser um elemento muito importante também. Estudos ligados à aprendizagem, assim como de esquemas de condicionamento que facilitam o processo de assimilação do conhecimento, tornam-se necessários para embasar as práticas do RH.

A inserção de novas tecnologias chega para facilitar os processos, mas também impõe desafios para o RH. Ela simplifica a comunicação, facilita o compartilhamento e armazenagem de arquivos e torna processos burocráticos mais ágeis. Porém, as soluções informatizadas também dão acesso a programas que, muitas vezes, são grandes distrações para os profissionais — isso exige procedimentos de educação corporativa, para que os colaboradores saibam lidar com esses recursos.

Outro impacto importante no RH é a formação de uma cultura de inovação nas empresas. Essa tendência é bastante vantajosa, mas envolve o desafio de preservar a cultura interna do negócio, mesmo com as modificações.

Quais os benefícios da gestão de pessoas para a organização?

O RH, aos poucos, se torna um setor mais estratégico e voltado para as decisões do empreendimento. Os conhecimentos em gestão de pessoas convertem a área, gradualmente, em um elemento fundamental para gerenciar os comportamentos dos profissionais no trabalho e promover saúde no meio corporativo.

Com a gestão de pessoas, aumenta a produtividade, a eficiência e a eficácia no trabalho. Além disso, os trabalhadores ficam mais motivados para lidar com os desafios do dia a dia. E as ações de capacitação, fundamentais nesse modelo, deixam a equipe mais habilitada para a resolução de problemas.

Outra grande vantagem é a boa gestão de conflitos, que estimula a melhoria do clima organizacional. Com as ações de gerenciamento do corpo profissional, é possível contribuir para a saúde ocupacional e a qualidade de vida no trabalho.

Ela também promove a realização de melhores contratações, porque há uma busca de alinhamento entre as características do candidato e as exigências do cargo. Isso reduz erros e ajuda a alcançar a retenção de talentos. Com a gestão de pessoas, é possível conhecer melhor os colaboradores e articular as suas habilidades para obter melhores resultados.

O RH passou por profundas alterações ao longo dos anos. Com as modificações no sistema produtivo, nas formas de gestão e no perfil do consumidor, as empresas perceberam que precisavam lidar de forma diferente com as suas equipes.

A gestão de pessoas surge, nesse contexto, como um conjunto de estratégias para promover qualidade de vida e produtividade no empreendimento. Com o colaborador como protagonista do negócio, é o momento de estimular vivências construtivas e promover condições de trabalho que favoreçam o envolvimento e a realização pessoal.

E então? Gostou de saber mais sobre a evolução da gestão de pessoas? Assine a nossa newsletter e receba informações valiosas sobre o mundo do RH em seu e-mail!

Rating: 4.5/5. From 2 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Organograma: descubra tudo o que você sempre quis saber
Organograma: descubra tudo o que você sempre quis saber

Cada vez mais, as empresas buscam ter uma estrutura organizacional bem definida e funcional, eficaz para o alcance dos objetivos e das metas. Nesse sentido, o organograma corporativo ganha destaque,  continue lendo »

4 programas de treinamento e desenvolvimento para sua empresa
4 programas de treinamento e desenvolvimento para sua empresa

Em um mundo cada vez mais competitivo, a qualificação da sua força de trabalho é um dos mais importantes diferenciais de uma empresa. Dedicar tempo e recurso para programas de  continue lendo »

Vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas para empresas
Vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas para empresas

Você sabe o quanto é importante investir e quais são as vantagens do treinamento e desenvolvimento, vertente da área de recursos humanos (RH), de pessoas na empresa? Essas ferramentas promovem  continue lendo »

Conheça 4 benefícios do departamento pessoal em sua empresa
Conheça 4 benefícios do departamento pessoal em sua empresa

Você conhece os benefícios do departamento pessoal para a sua empresa? Esse setor pode passar despercebido para alguns diretores e gerentes, mas assume um papel muito importante para o crescimento  continue lendo »

Aviso de férias: 7 aspectos que você precisa saber!
Aviso de férias: 7 aspectos que você precisa saber!

As férias são períodos merecidos de descanso, aguardados com ansiedade pelos trabalhadores. Mas, para a empresa, é importante que haja um planejamento prévio para obedecer à legislação. Você sabe quais  continue lendo »

Psicologia Organizacional: tudo o que você precisa saber
Psicologia Organizacional: tudo o que você precisa saber

A psicologia organizacional é a vertente da psicologia responsável por desenvolver práticas estratégicas para negócios e empresas. Em um mercado cada vez mais disputado, as demandas de produção e lucro  continue lendo »