Exemplos de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura!

4 de outubro de 2018
Kenoby

Google, Netflix e Apple são empresas com bons exemplos de cultura organizacional. Mas não são só elas, Facebook, Twitter e muitas outras são referências no assunto em todo o mundo.

Ter bons exemplos de cultura organizacional é importante para o desenvolvimento das empresas. Essa cultura é a definição de todos os valores, missão, comportamento, princípios e crenças que permeiam a corporação. É por meio dela que os funcionários são incentivados a trabalhar em torno do mesmo objetivo.

Empresas que têm sua cultura bem definida são capazes de crescer e se destacar diante do mercado, atraindo clientes e os melhores funcionários. Neste post, apresentamos três cases de exemplos de cultura organizacional bem-sucedida. Acompanhe e inspire-se!

1. Google

O sonho de muitos profissionais é trabalhar no Google. Geralmente seduzidos pelas áreas de descompressão e ambiente descontraído da empresa, o que muitos não sabem é que a cultura organizacional vai muito além disso. Dentro os pilares da cultura organizacional do Google, estão:

  • processos seletivos meticulosos, com a intenção de formar uma base de colaboradores inovadora e alinhada aos valores da corporação;
  • análise de dados coletados pelo RH para potencializar a performance dos funcionários;
  • criação de um ambiente casual e democrático, com espaço para ideias e valorização de uma hierarquia horizontal;
  • clareza quanto à missão e valores da empresa, valorizando a transparência no relacionamento com os funcionários;
  • reconhecimento da contribuição dos colaboradores.

Podemos perceber que os conceitos mais importantes da cultura organizacional do Google estão alinhados a uma abordagem atual, em que os funcionários são parte importante da empresa, não apenas números.

Há a compreensão de que um ambiente agradável, que priorize o bem-estar, não apenas físico, mas também na relação entre todos os funcionários (independentemente do cargo que ocupam) é essencial para o crescimento da empresa.

Antes de continuar, aproveite e baixe agora o nosso guia de boas práticas de Recrutamento e Seleção.

2. Netflix

A Netflix segue a mesma linha de horizontalidade nas relações, valorização dos funcionários e incentivo à inovação.

Reed Hastings, cofundador da empresa, publicou no LinkedIn uma apresentação sobre a cultura organizacional da empresa. O documento já superou 18 mil visualizações e leva o título: “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade”.

Dentre os vários pontos importantes, podemos destacar:

  • flexibilidade é mais importante do que eficiência no longo prazo;
  • descobertas e criatividade em vez de estabilidade;
  • férias ilimitadas e ausência de jornada de trabalho fixa;
  • haja com as melhores intenções aos interesses da organização;

Podemos perceber que a empresa dá muita atenção à capacidade do funcionário de responder pelos seus atos, assumir suas responsabilidades e coordenar o seu trabalho de maneira correta e que atenda às expectativas da empresa.

Dentre os exemplos de cultura organizacional, a da Netflix valoriza o comportamento de empreendedor, mesmo em funcionários sob regime trabalhista. Essa postura de atribuir-se do que deve ser feito é uma característica importante nos profissionais e ajuda muito no crescimento da empresa.

3. Apple

A Apple tem em seus princípios a preocupação com a satisfação dos clientes e, para isso, confia na capacidade dos seus funcionários de avaliar uma situação e tomar a decisão mais acertada.

Dentro da cultura organizacional da Apple, o reconhecimento por bons resultados é feito publicamente, porém quando o profissional comete algum erro, é chamado em particular e as falhas são apresentadas de maneira amistosa. Existe a compreensão de que os profissionais realmente buscam fazer o seu melhor e a confiança em suas capacidades.

Outros pontos que podemos destacar:

  • a contratação valoriza mais a personalidade do que as competências técnicas;
  • atenção à motivação por meio de feedbacks positivos e autonomia;
  • noção clara de propósito.

A cultura organizacional é uma parte importante do desenvolvimento da empresa e não pode ser deixada de lado. Trazendo esses exemplos de cultura organizacional bem-sucedida, encorajamos você a repensar como estão os valores da sua empresa e avaliar estratégias para melhorar essa estrutura interna. Esse é um exercício importante que trará benefícios substanciais para o desenvolvimento do seu negócio.

Gostou deste post? Quer saber mais sobre o tema? Assine a nossa newsletter e receba notificações sobre nossos novos conteúdos!

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

RH no Outubro Rosa: 3 ações para inovar o período na sua empresa

O mês de outubro é marcado, dentre outras coisas, pela campanha mundial contra o câncer de mama, que é uma das doenças que mais assombra o público feminino em todo  continue lendo »

Qual a importância da cultura organizacional nas empresas?

A importância da cultura organizacional é algo cada vez mais crescente no mercado. Isso por causa de sua relevância para os colaboradores, que percebem muito valor em uma cultura que  continue lendo »

Conheça os 7 principais componentes da cultura organizacional

Artefatos, valores compartilhados, pressuposições básicas, histórias, rituais e cerimônias, símbolos materiais e linguagem são os 7 principais componentes da cultura organizacional e o seu impacto é imenso, uma vez é  continue lendo »

Comunicação empresarial: entenda o que é e como impulsionar seus resultados

A comunicação faz parte da sobrevivência e evolução da raça humana. Com os negócios não é muito diferente, é preciso ter uma boa comunicação empresarial para sobreviver no mercado, se  continue lendo »

Tipos de cultura organizacional: você sabe quais são?

Nos últimos tempos, o debate sobre os tipos de cultura organizacional tem recebido bastante atenção entre os empresários, gestores e acadêmicos de todo o mundo. Há um grande esforço no  continue lendo »

Fit cultural: Descubra um dos maiores erros dos recrutadores

Todo recrutador sabe a importância de uma avaliação de fit cultural bem feita. Um erro neste processo, além de afetar a assertividade das contratações, implica no desperdício dos recursos financeira  continue lendo »