Feedback de Recrutamento e Cultura Empresarial

15 de agosto de 2016
Erica Carneiro

Já falamos aqui, no Blog Kenoby, sobre a importância do feedback e demos dicas de como fazê-lo, mas você sabia que a cultura de feedback vai muito além disso? Por meio dela é possível, por exemplo, impactar diretamente na visão e perspectivas do candidato em relação à empresa, além de ajudar na otimização de processos. Continue a leitura e descubra mais sobre essa prática positiva.

Feedback e Culture Deck

Por meio da mensagem de feedback, o candidato consegue identificar a cultura da empresa através da linguagem utilizada, possibilitando-lhe reconhecer se a companhia tem um perfil mais formal ou informal, ou mesmo suas visões e missões. Por mais que as pessoas estejam buscando um emprego, um processo seletivo é uma via de mão dupla, ou seja, a empresa também é avaliada pelo candidato, que pode se identificar ou não com seu perfil.

Além disso, muitos candidatos respondem ao e-mail de feedback, com isso, você também pode conseguir mais informações sobre eles, averiguando se poderiam ser elegíveis para outras vagas, criando laços, causando boas impressões não só para o candidato, mas também para seus colegas, o que aumenta o posicionamento da empresa ante a sociedade.

Como já vimos, segundo o Global Talent Rends Report, do LinkedInos maiores fatores de frustração para candidatos são:

  • Nunca receber um feedback para saber em que melhorar
  • Processos de recrutamento envoltos em mistérios, divulgação de vagas de empresas confidenciais, entrevistas com assistentes ao invés do superior direto e job descriptions pouco objetivos.

Seja empático e pense na melhor forma de se comunicar com seus candidatos, você pode até mesmo enviar feedbacks que passem as informações necessárias ao longo de todo o processo de recrutamento.

Lembre-se, por mais que tenhamos diversos currículos em nossa caixa de e-mails, a comunicação entre pessoas está cada vez mais fácil e não enviar uma simples mensagem pode fazer a diferença no futuro. Se você estiver com dificuldades para elaborar o conteúdo do feedback, converse com sua equipe de marketing ou endomarketing. E, para dar inspiração, separamos um material que poderá auxiliá-lo nessa empreitada!

Sem dúvida eles poderão ajudá-lo a melhorar esses processos criando um conteúdo bem bacana que irá causar boa impressão na maioria dos candidatos.

 

 

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

RH no Outubro Rosa: 3 ações para inovar o período na sua empresa

O mês de outubro é marcado, dentre outras coisas, pela campanha mundial contra o câncer de mama, que é uma das doenças que mais assombra o público feminino em todo  continue lendo »

Exemplos de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura!

Google, Netflix e Apple são empresas com bons exemplos de cultura organizacional. Mas não são só elas, Facebook, Twitter e muitas outras são referências no assunto em todo o mundo.  continue lendo »

Qual a importância da cultura organizacional nas empresas?

A importância da cultura organizacional é algo cada vez mais crescente no mercado. Isso por causa de sua relevância para os colaboradores, que percebem muito valor em uma cultura que  continue lendo »

Conheça os 7 principais componentes da cultura organizacional

Artefatos, valores compartilhados, pressuposições básicas, histórias, rituais e cerimônias, símbolos materiais e linguagem são os 7 principais componentes da cultura organizacional e o seu impacto é imenso, uma vez é  continue lendo »

Comunicação empresarial: entenda o que é e como impulsionar seus resultados

A comunicação faz parte da sobrevivência e evolução da raça humana. Com os negócios não é muito diferente, é preciso ter uma boa comunicação empresarial para sobreviver no mercado, se  continue lendo »

Tipos de cultura organizacional: você sabe quais são?

Nos últimos tempos, o debate sobre os tipos de cultura organizacional tem recebido bastante atenção entre os empresários, gestores e acadêmicos de todo o mundo. Há um grande esforço no  continue lendo »