As principais ferramentas de recrutamento e seleção de pessoas

30 de maio de 2017
Kenoby

Encontrar e contratar os melhores profissionais é uma importante tarefa para o RH, por isso é necessário conhecer as ferramentas de recrutamento e seleção. Desse modo, é possível otimizar todo o fluxo de trabalho, tornando-o mais ágil e eficiente.

Primeiro, é importante entender que o mercado de trabalho está mais complexo. Uma empresa que deseja contratar profissionais talentosos deve saber se posicionar e utilizar a tecnologia a seu favor. Esses são fatores importantes na busca por resultados mais consistentes.

Hoje vamos falar sobre as principais ferramentas de recrutamento e seleção de pessoas. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Portais de vagas

Você provavelmente já conhece essa ferramenta, afinal, ela é bastante popular. Os portais de vagas são espaços web exclusivos para anunciar oportunidades de emprego. Neles, os candidatos podem se inscrever e participar das seleções.

No Brasil, alguns dos portais de vagas mais utilizados são: Catho, InfoJobs, Indeed e o LinkedIn. Em todos eles é possível adquirir versões gratuitas e pagas do serviço, a diferença está no número de serviços agregados ao pacote.

Algo mais recente são os portais nichados, que atuam com foco em uma área específica. Neles, é possível explorar com mais profundidade uma categoria determinada de profissionais, como: desenvolvedores, engenheiros ou executivos.

Dentre os principais pontos positivos dessa ferramenta, destacam-se a possibilidade de gerenciamento dos anúncios em aberto, o banco de dados atualizado e a aplicação de filtros para contratação (por região, idade, escolaridades, etc.).

Entretanto, geralmente, uma empresa utiliza mais de um portal de vaga, o que dificulta a centralização e gestão dessa ferramenta. Mas, isso pode ser solucionado com um bom software — ferramenta sobre a qual ainda vamos falar.

Redes sociais

É bastante comum anunciar oportunidades de emprego pelas redes sociais — mesmo as maiores empresas fazem isso. O principal motivo é a popularidade e diversidade dessa ferramenta, contribuindo diretamente para aumentar a robustez do recrutamento.

As redes sociais mais utilizadas são: Facebook e LinkedIn, mas nada impede que outras também sejam aproveitadas. No YouTube, por exemplo, é possível compartilhar anúncios de vagas por vídeo, facilitando a apresentação da empresa, cultura e liderança.

Mas é importante não perder o compasso. Empresas que optam por uma comunicação informal demais, mesmo que nas redes sociais, podem ter sua marca empregadora prejudicada. Então, é preciso de equilíbrio para usar essa ferramenta.

Softwares de recrutamento e seleção

Cada vez mais utilizado, esse tipo de software contribui de diversas maneiras para alavancar o processo de contratação. Com ele é possível gerenciar melhor cada etapa do processo, centralizando a comunicação pelos portais de vagas e redes sociais em um único lugar.

Um bom software permite que todo o fluxo de trabalho seja otimizado, desde a aprovação das vagas pela gerência até o envio das primeiras propostas de contratação aos talentos. Além disso, possui filtros mais avançados e permite o levantamento de métricas.

Tudo isso possibilita que a empresa encontre e contrate o funcionário mais qualificado e aderente à vaga em aberto. Eliminando qualquer tipo de retrabalho, desperdício de tempo e dinheiro pela liderança do empreendimento.

Essas são as principais ferramentas. O mais indicado é que você as utilize em conjunto, pois todas possuem seus benefícios e podem melhorar seu fluxo de trabalho.

Agora que você já conhece as principais ferramentas de recrutamento e seleção de pessoas, aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso post com 9 ferramentas de produtividade em recrutamento e seleção.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

5 filmes sobre Recrutamento e Seleção

Além de uma forma de entretenimento, os filmes são importantes ferramentas de ensino. Que tal aproveitar para ver um filme e ainda entrar em contato com teorias de gestão, lições  continue lendo »

Saiba como gerenciar os sites de emprego

Gerenciar plataformas de vagas é uma tarefa constante para quem utiliza a internet no recrutamento de pessoas. Todo recrutador que queira se manter atualizado, já sabe que a tecnologia se  continue lendo »

Otimização do Tempo em Recrutamento de Pessoal
A influência do tempo na Gestão de Recrutamento e Seleção

E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à empresa é uma  continue lendo »

7 inovações em recrutamento e seleção de pessoas dos últimos tempos

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é o momento no qual deve-se garantir que a empresa tenha profissionais qualificados, produtivos e engajados. Atualmente, as estratégias de RH têm  continue lendo »

Parse: como escanear os currículos de forma automatizada?

Você conhece o Parse? Para quem possui uma rotina muito atarefada e acaba ficando sem condições para atuar de forma mais estratégica, saiba que essa é a ferramenta que poderá  continue lendo »

Entenda mais sobre os softwares de gestão de recrutamento

A administração moderna traz inovações em diversas áreas, entre elas a de Recursos Humanos. Atualmente, softwares agilizam e tornam processos operacionais do departamento pessoal e a gestão de recrutamento mais  continue lendo »