Filtros no banco de talentos: como encontrar os melhores candidatos?

22 de junho de 2017
Kenoby

O capital humano é um grande investimento dentro das empresas. Por isso, no mundo corporativo, uma das principais preocupações é conseguir atrair e reter talentos no time de colaboradores.

A metodologia de recrutamento e seleção envolve 4 fases principais: atração, triagem, seleção e contratação.

Durante a triagem, é preciso analisar uma série de currículos para identificar quais candidatos são os mais adequados para participar do processo seletivo da vaga disponível.

Nesse contexto, surge a constante necessidade de desenvolver estratégias e utilizar ferramentas inovadoras para facilitar e potencializar a eficácia dessas atividades. Uma solução que está ganhando bastante espaço no mercado é a aplicação de filtros para pesquisa no banco de talentos.

Quer saber mais sobre o assunto, certo? Continue lendo este post!


CTA

Você sabe o que é busca booleana?

É uma técnica da pesquisa avançada que recebe esse nome por ser baseada na lógica booleana, elaborada pelo matemático inglês George Boole. Ela permite a combinação de palavras-chave e de operadores booleanos que limitam, escondem e definem os resultados de uma pesquisa.

Essa ferramenta possibilita o afunilamento das respostas de buscas conforme os objetivos, tornando-as mais eficientes. No processo de recrutamento e seleção, ela auxilia na triagem e na identificação dos candidatos presentes no banco de talentos que mais combinam com o perfil da vaga e da empresa.

Por estar presente em mecanismos de busca como o Google e o LinkedIn, as empresas têm utilizado a lógica booleana como uma forma de buscar profissionais voluntariamente. Afinal, é preciso aumentar a abrangência da pesquisa na rede social em que a grande maioria dos usuários é passiva.

Qualifique o seu banco de talentos!

O banco de talentos armazena os currículos com grande potencial para oportunidades futuras. No entanto, para uma tomada de decisão assertiva, é importante qualificá-lo.

Realizar um teste de primeira instância é uma boa alternativa. Ele consiste em uma série de perguntas eliminatórias, como uma espécie de triagem, a fim de encontrar o melhor candidato para a vaga. Seu foco varia de acordo com as habilidades exigidas pela vaga disponível, podendo ser de lógica, língua portuguesa, perfil comportamental, situacional, etc.

Outra maneira de realizar a qualificação do banco de talentos é a avaliação por estrelas. Nessa metodologia, o perfil de cada candidato é avaliado por meio de estrelas — normalmente de 1 a 5. Assim, é possível apontar os profissionais mais próximos das qualificações exigidas pela vaga.


CTA

Planejando a sua pesquisa no banco de talentos

Para garantir que os filtros ofereçam os melhores resultados, é preciso realizar um bom planejamento. Defina fatores como: quais habilidades são necessárias para a vaga; as variações que o nome do cargo pode ter; as empresas em que o profissional pode estar trabalhando, entre outros.

Assim, é mais fácil saber quais informações são essenciais para a pesquisa no banco de talentos. Dispor de um sistema de gestão de recrutamento pode tornar a busca mais simples e assertiva. Algumas plataformas, por exemplo, oferecem a opção “aplicar filtros” de acordo com o percentual de acertos no teste de 1ª instância.

Os processos seletivos podem contar com uma grande demanda de candidatos. Perante à dificuldade de gerir os dados presentes em todos os currículos, a aplicação de filtros no banco de talentos é uma ótima alternativa. Com suporte e um bom planejamento, é possível qualificar o seu banco de talentos e garantir a contratação dos melhores profissionais para sua equipe de colaboradores!

Agora que você já sabe como os filtros no banco de talentos podem ser úteis no processo de recrutamento e seleção, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer melhor nossas soluções!

Rating: 3.0/5. From 3 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

Kit - Entrevista de Candidatos

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Teste IFP: conheça o Inventário Fatorial de Personalidade no RH
Teste IFP: conheça o Inventário Fatorial de Personalidade no RH

O teste IFP é uma ferramenta eficiente para identificação de traços de personalidade que podem ajudar a selecionar o candidato ideal para a sua empresa ou realocar funcionários. A empresa  continue lendo »

Testes psicológicos: saiba o que são, os principais tipos e seus benefícios!
Testes psicológicos: saiba o que são, os principais tipos e seus benefícios!

Fazer uma contratação acertada não é tarefa fácil. É preciso identificar o profissional que, além das exigências técnicas, tenha características de comportamento condizentes com a cultura organizacional. Tendo isso em  continue lendo »

Teste de atenção concentrada: descubra o que é!
Teste de atenção concentrada: descubra o que é!

O processo de recrutamento e seleção para encontrar o candidato ideal é algo que exige bastante habilidade dos profissionais de Recursos Humanos. É necessário usar ferramentas e instrumentos como o teste de Atenção  continue lendo »

Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados
Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados

Já faz algum tempo que as empresas concluíram que a avaliação de novos talentos não deve ser limitada à análise da qualificação e de experiências anteriores de um profissional. Por  continue lendo »

Entenda mais sobre os principais tipos de Avaliação de Desempenho
Entenda mais sobre os principais tipos de Avaliação de Desempenho

Já faz tempo as empresas concluíram que investir em seu capital humano é a melhor alternativa para ampliar sua produtividade. Assim, em meio a um cenário de negócios cada vez  continue lendo »

Métodos de avaliação de desempenho: como eles impactam sua empresa?
Métodos de avaliação de desempenho: como eles impactam sua empresa?

As avaliações de desempenho são importantes para o crescimento das organizações e podem ser usadas em corporações de qualquer porte. Mas para que você consiga aplicá-las com sucesso, é importante  continue lendo »