Fit cultural: Descubra um dos maiores erros dos recrutadores

30 de julho de 2018
Kenoby

Todo recrutador sabe a importância de uma avaliação de fit cultural bem feita. Um erro neste processo, além de afetar a assertividade das contratações, implica no desperdício dos recursos financeira da empresa.

Entender profundamente se a cultura da empresa possui aderência com a cultura dos candidatos envolvidos nos processos seletivos é fundamental para o sucesso desses profissionais dentro da organização.

Inclusive, podemos ir mais adiante! Ao analisar as diferentes áreas de uma companhia, podemos identificar que algumas delas possuem subculturas diferentes entre si. A área de vendas, por exemplo, possui uma forma diferente de se relacionar com as pessoas, quando comparamos com a área de TI.

Por isso, além de se preocupar com o fit cultural da empresa como um todo, os recrutadores devem avaliar e identificar a aderência do fit cultural da vaga e/ou do departamento em questão.

Antes de começar, queremos te oferecer um material rico que irá te auxiliar a realizar entrevistas e analisar, entre outras coisas, o fit cultural. Baixe gratuitamente o Kit de entrevistas de candidato.

 O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é o conjunto de valores e crenças de uma companhia quando manifestados por seus colaboradores. Isso é, de nada adianta um lindo discurso que não sai do papel. Ele deve ser exercido por toda a comunidade que compõe a empresa, sendo propagado por entre as áreas, principalmente, por seus líderes.

Porém, vale lembrar que cada setor da companhia tem um perfil diferente de colaborador. Dessa maneira, é muito provável que sejam encontrados diferentes tipos de aplicação da cultura organizacional em diferentes áreas. Na maioria das vezes isso é bastante saudável, de modo que não infrinja os pilares da organização – que devem ser dois, ou três. Caso a cultura de uma determinada área destoe muito do resto da organização de modo a prejudicial é sinal de que é hora de analisar a situação e buscar o equilíbrio entre a inovação e o tradicionalismo.

O que é fit cultural?

Fit cultural é o alinhamento entre propósitos da área da companhia que está com a posição aberta e o candidato. Ele se dá a partir do momento em que os objetivos da vaga e os objetivos do possível colaborador estejam correlatos e possam caminhar juntos, de modo que as partes se auxiliem, cada um com seus recursos disponíveis, a fim de atingir o objetivo maior.

Por que o fit cultural deve ser avaliado por vaga?

A avaliação do fit cultural é um grande desafio e só será efetivamente analisado com mais certeza no momento da entrevista, por um profissional da área. Porém, muitas empresas utilizam testes de primeira instância a fim de conseguir algumas informações dos candidatos. Esses teste são, normalmente, aplicados logo no início do processo e são constituídos por perguntas situacionais da área, que ilustram o dia a dia que o candidato viverá ao ingressar na companhia. Veja um pouco mais no vídeo abaixo:

Após a leitura desse texto e a visualização do vídeo, entendemos que uma cultura organizacional clara e presente é fundamental para o sucesso de qualquer organização, e que cabe aos seus líderes e colaboradores aplicar e propagar esse conceito por entre as áreas. Essas, por suas vezes, podem apresentar leves variações na aplicação da cultura, seguindo os perfis dos profissionais que ali estão.

Além disso, entendemos que uma boa avaliação de fit cultural é super importante, uma vez que pode trazer diversos benefícios, como a melhora da qualidade no ambiente de trabalho e o auxilio na redução do índice de turnover. Para acertar na análise do fit cultural, devemos olhar para os desafios e objetivos da vaga que está sendo trabalhada e elaborar testes e perguntas baseados nessa posição, principalmente em vagas mais específicas, para que não haja frustração de ambas as partes no futuro.

Rating: 5.0/5. From 5 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

O que é clima organizacional e por que ele é importante
O que é clima organizacional e por que ele é importante

Se você ainda não conhece o que é clima organizacional está atrasando o crescimento da sua empresa. Sabia disso? Uma companhia com missão, valores e cultura organizacional sólida só é  continue lendo »

Cultura organizacional: entenda a sua importância e veja como fortalecer
Cultura organizacional: entenda a sua importância e veja como fortalecer

Cultura Organizacional • O mercado atual — altamente competitivo e conectado — exige que as empresas constantemente desenvolvam estratégias para se diferenciar de seus concorrentes e atrair a atenção dos consumidores, que  continue lendo »

Feedback de Recrutamento e Cultura Empresarial
Feedback de Recrutamento e Cultura Empresarial

Já falamos aqui, no Blog Kenoby, sobre a importância do feedback e demos dicas de como fazê-lo, mas você sabia que a cultura de feedback vai muito além disso? Por  continue lendo »

Qual a importância da cultura organizacional nas empresas?
Qual a importância da cultura organizacional nas empresas?

A importância da cultura organizacional é algo cada vez mais crescente no mercado. Isso por causa de sua relevância para os colaboradores, que percebem muito valor em uma cultura que  continue lendo »

Exemplos de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura!
Exemplos de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura!

Google, Netflix e Apple são empresas com bons exemplos de cultura organizacional. Mas não são só elas, Facebook, Twitter e muitas outras são referências no assunto em todo o mundo.  continue lendo »

Conceito de clima organizacional: Conheça os seus benefícios
Conceito de clima organizacional: Conheça os seus benefícios

Felizmente, nunca se falou tanto do conceito de clima organizacional nas empresas. Hoje, essa é uma pauta bastante discutida por gestores de diversas áreas, sendo conduzida principalmente pela gerência de  continue lendo »