Como fazer a análise do fit cultural de um candidato?

22 de junho de 2017
Kenoby

Analisar o fit cultural de um candidato é uma prática que faz toda a diferença na hora de contratar. Isso, porque dentro dessa análise estão inseridos valores, ideais e objetivos que podem, ou não, estar alinhados com a cultura da empresa.

A definição de fit cultural é justamente esse alinhamento entre os objetivos individuais e os da organização. Esse olhar para os valores do candidato previne contratações equivocadas, como no caso de empresas muito rígidas contratarem pessoas que prefiram ambientes mais informais, horários flexíveis e relações horizontalizadas.

Dificilmente essa incompatibilidade trará benefícios para as duas partes: tanto empresa quanto candidato sofrerão as consequências de uma relação desarmônica. Veja então o passo a passo para não errar na análise do fit cultural de um candidato.

Entenda a cultura da empresa

Primeiramente, a empresa precisa se conhecer para poder tomar a melhor decisão. Entender a própria cultura, com instrumentos e mecanismos eficientes, é a melhor maneira de começar essa análise.

A cultura organizacional está completamente atrelada às pessoas que constituem a organização e é através delas que se conhecem os princípios norteadores da empresa. Logo, para conhecer a cultura, é preciso dar voz às pessoas.

Para isso, existem instrumentos e mecanismos que fornecem esse conhecimento. São eles:

  • Diagnóstico organizacional;
  • Mapeamento de perfil;
  • Estilos de lideranças;
  • Organograma; e
  • Análise de políticas internas.

Todos esses fatores fornecerão dados importantes sobre a cultura organizacional. Dentre eles, um que merece destaque é o comportamento de líderes, pois, segundo especialistas, neles a cultura se manifesta de forma mais explícita.

Entrevista: um instrumento valioso

Após conhecer bem a própria cultura, é preciso criar maneiras de acessar esse conteúdo nos candidatos, abrindo canais de diálogo que permitam um conhecimento mais profundo sobre suas características pessoais.

A entrevista, nesse quesito, é um instrumento valioso, pois suas perguntas direcionarão a conversa, delimitando os territórios que o entrevistador quer percorrer.

Por isso, é essencial elaborar as melhores perguntas, principalmente aquelas situacionais que extraem valores, padrões de pensamento e comportamento da forma mais natural possível.

Para te ajudar nesse momento, faça o download gratuito do Kit de Entrevistas de candidatos.

 

Faça testes com perguntas situacionais

As perguntas situacionais são aquelas que exigem mais do que respostas de “Sim” e “Não”, elas revelam as mais diversas opiniões a respeito de situações que o recrutador considera importantes para quem vai trabalhar na organização.

Com isso, é preciso buscar situações não muito óbvias, para também não ter respostas prontas, mas que tenham relação com as vivências do cargo.

Exemplos de perguntas situacionais

Selecionamos perguntas que fazem parte do processo seletivo da empresa Google, uma das empresas que mais valorizam seus colaboradores no mundo. Veja quais são:

  • “Que música descreve melhor a sua ética como uma pessoa no trabalho?”;
  • “Como você projetaria um plano de evacuação para a sua cidade?”;
  • “Você é o capitão de um navio pirata e sua tripulação deve votar como os despojos serão divididos. Se menos da metade dos piratas não estão de acordo com você, você vai morrer. Como você recomenda dividir o ouro, de modo a manter uma boa parte do tesouro e sobreviver?”.

Diante dessas situações, é possível observar que há uma preocupação que vai além da capacidade técnica de um candidato, todas elas são capazes de fornecer dados para a análise do fit cultural. É essa a visão de um recrutamento que conhece a própria cultura organizacional.

Quer modernizar o recrutamento da sua empresa com soluções inovadoras e compatíveis com as novas tendências do mercado? Entre em contato com a Kenoby e tenha um sistema de contratação diferenciado!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

3 exemplos de dinâmicas de grupo e seus benefícios na seleção!

Entrosamento, iniciativa e desafio são apenas alguns exemplos de dinâmicas de grupos. E os seus benefícios são diversos, podendo ser aplicados desde o momento do processo seletivo, até os períodos  continue lendo »

Descubra quando aplicar testes psicológicos em sua empresa

As empresas aderem cada vez mais a diferentes estratégias para acertar nas contratações, aumentando a probabilidade de escolher um candidato que tenha as competências técnicas e comportamentais necessárias para o  continue lendo »

Teste psicológico em recrutamento e seleção: conheça essa prática!

A aplicação do teste psicológico em recrutamento e seleção de pessoas é uma das ferramentas que o RH vem aplicando em um esforço para escolher o funcionário mais adequado para  continue lendo »

Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados

Já faz algum tempo que as empresas concluíram que a avaliação de novos talentos não deve ser limitada à análise da qualificação e de experiências anteriores de um profissional. Por  continue lendo »

Entenda como fazer uma avaliação de desempenho na empresa

Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, como a autoavaliação ou avaliação em 360 graus. Para ajudar você nessa tarefa, criamos este post que ensina como fazer uma avaliação de desempenho  continue lendo »

Sua empresa conhece a importância dos testes psicológicos?

A maioria das empresas já descobriu a importância dos testes psicológicos durante os processos de recrutamento e seleção de novos talentos. Eles formam, junto com as entrevistas e a análise  continue lendo »