Qual é o impacto da gestão de benefícios para a minha empresa?

16 de julho de 2018
Kenoby

O impacto da gestão de benefícios, quando bem desenvolvida, é altamente positivo. Afinal, por meio da gestão, conseguimos atingir as expectativas dos colaboradores, reduzir o turnover e aumentar a atração de talentos para a marca. 

Então, se a sua empresa está focada em reter talentos, motivar seus colaboradores e melhorar sua competitividade, investir em uma boa gestão de benefícios pode ser o melhor caminho para alcançar esse objetivo.

Por isso, cada vez mais os profissionais valorizam empregadores que se preocupam com seu bem-estar e com a melhoria do ambiente de trabalho, o que acaba por estimular o engajamento e a produtividade.

Assim sendo, confira neste post o que a gestão de benefícios pode fazer pela sua empresa e conheça algumas dicas para implementá-la com sucesso.

Quais são as vantagens de uma boa gestão de benefícios?

Quando bem planejada e bem executada, a gestão de benefícios pode garantir uma série de vantagens e melhorias para a organização. Confira algumas delas!

Atende às necessidades dos colaboradores

A gestão de benefícios engloba uma série de iniciativas da empresa que objetivam atender a diferentes necessidades dos seus colaboradores, sejam elas financeiras, sociais ou de qualquer outro aspecto.

Então, na realidade, há infinitas possibilidades de benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores. A natureza dessas vantagens varia de acordo com a cultura organizacional e os objetivos da empresa, além do perfil e das demandas dos funcionários.

Por isso, o objetivo de se manter uma política de benefícios é, por meio do atendimento das necessidades dos colaboradores, elevar seus níveis de satisfação e motivação. Assim, cria-se um ambiente favorável, com equipes engajadas na busca pelos melhores resultados para a organização.

Por meio de uma boa gestão de benefícios, pode-se tanto reter os talentos na empresa quanto atrair novos. Para te ajudar nessa tarefa, confira agora nosso guia completo para atração de talentos.

Redução do turnover

A rotatividade elevada é um grande entrave para a produtividade de uma empresa. E a satisfação gerada por um bom pacote de benefícios é uma arma importante para combater a perda de colaboradores.

Para se obter sucesso no controle do turnover é preciso diagnosticar suas causas, combatendo-as com o direcionamento dos benefícios. Por meio deles, os colaboradores se sentem valorizados e assistidos pela empresa.

Mais motivação

Estimular a motivação de sua equipe é um desafio constante de todo o gestor. É preciso buscar diariamente novas formas de atrair interesse dos colaboradores em fazer sempre mais e melhor, entregando além do que deles se espera.

Para isso, criatividade na gestão de benefícios também é importante. Por vezes, pequenas ações são suficientes para estimular a satisfação necessária para que os colaboradores se sintam motivados a conquistar os melhores resultados.

Alinhamento dos colaboradores com a empresa

Demonstrar aos colaboradores o quanto eles são importantes para que a organização alcance suas metas e objetivos é essencial para conquistar seu engajamento. Assim, é possível atingir uma maior sintonia com as equipes, disseminar, de forma mais efetiva, a cultura organizacional e criar um ambiente favorável, no qual todos direcionam seus esforços para uma mesma direção.

Maior produtividade

Quando se tem profissionais mais motivados e engajados, alinhados à cultura da empresa, naturalmente se poderá observar o crescimento em sua produtividade. O inverso, em contrapartida, pode ser extremamente danoso para a organização. Profissionais desmotivados podem prejudicar o desempenho e a produtividade de toda uma equipe.

Mais saúde e qualidade de vida

Motivação, estímulo e envolvimento são apenas alguns dos ganhos que se pode esperar da gestão de benefícios. Existem, ainda, vantagens mais objetivas, tanto para a empresa quanto para o colaborador, como a manutenção de sua saúde e qualidade de vida.

Ou seja, não é preciso reforçar o quanto funcionários saudáveis podem produzir mais e melhor. E é por isso que benefícios, como plano de saúde e odontológico, estão entre os mais valorizados, especialmente quando se estendem aos familiares do colaborador.

Como definir o pacote de benefícios?

Como dissemos, a definição do melhor pacote de benefícios que se pode oferecer vai depender de diversos fatores, como os objetivos da empresa e a demanda dos colaboradores. Não há uma receita de bolo quanto aos melhores benefícios.

Porém, alguns deles são obrigatórios. Por isso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todos os colaboradores devem recebê-los. Saiba quais são eles.

FGTS

Mensalmente, o empregador deve depositar o equivalente a 8% da remuneração do colaborador em uma conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em nome do trabalhador.

O recurso só poderá ser utilizado em determinadas condições, como a demissão sem justa causa, por exemplo.

13º Salário

Também conhecido como gratificação natalina, é direito de todo o trabalhador.

Férias remuneradas

Após um ano de trabalho, é direito do trabalhador o gozo de 30 dias de descanso, com antecipação da remuneração acrescida de 30%.

Transporte

O empregador deve arcar com os custos do deslocamento do trabalhador, podendo descontar até 6% do seu salário para essa despesa.

Adicional noturno

Para quem trabalha à noite, tem direito a um pagamento extra de 50% sobre a hora trabalho.

Quais são os benefícios opcionais?

Benefícios opcionais são aqueles que diferenciam a empresa sob a ótica do trabalhador. Quem oferece um pacote mais atraente, tem mais chances de atrair e manter os melhores talentos. Já quem se limita aos obrigatórios, perde força no momento de recrutá-los.

Ou seja, há uma infinidade de opções de benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores. Confira alguns deles!

Auxílio para educação

Um benefício bastante valorizado pelos colaboradores é a ajuda para que eles retomem os estudos ou concluam uma graduação. Por meio dele, além de qualificar a força de trabalho, a empresa demonstra seu real interesse no crescimento do funcionário.

Plano de saúde extensível à família

Além de sentir seguro, o colaborador precisa saber que sua família também está protegida. Assim, ele pode desenvolver seu trabalho com menos preocupação e mais foco. O plano de saúde extensível à  família é um investimento mais significativo, porém, com excelentes resultados.

Flexibilidade de horários e jornada

Esse benefício pode gerar maior produtividade, além de externar a confiança da empresa em seus colaboradores. Trata-se de dar maior liberdade para que o profissional defina seus horários e a forma como vai realizar seu trabalho.

Ou seja, o home office, por exemplo, pode ser bastante produtivo, de acordo com o perfil do colaborador, é claro. O compromisso é pelas entregas e não pela carga horária no escritório.

Por isso, a gestão de benefícios é uma das formas mais efetivas de motivar e engajar os colaboradores. Então, o desafio é compreender as demandas da sua força de trabalho quais as melhores ferramentas para atendê-las.

E então, o que você achou deste conteúdo? Se gostou, assine nossa newsletter e receba sempre novidades sobre recrutamento, seleção e gestão de pessoas.

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

Kit - Entrevista de Candidatos

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Entrevista de candidatos: 7 erros que você não pode cometer

A adequada entrevista de candidatos é essencial para oferecer uma boa experiência ao longo do processo de seleção. Logo, todos os participantes ficarão ainda mais engajados e, certamente, desejarão fazer  continue lendo »

Tipos de entrevista: estruturada, semiestruturada e não estruturada

A entrevista de seleção é uma das principais atividades para a contratação de novos colaboradores. Quando bem conduzida, é possível selecionar pessoas que sejam realmente competentes e que tenham aderência  continue lendo »

Entrevista estruturada: Entenda a sua relevância para o processo seletivo

O processo de seleção tem papel fundamental no sucesso de uma empresa, pois é a porta de entrada para talentos com potencial diferenciado. Quando bem conduzido, também reduz o custo  continue lendo »

Entenda como elaborar uma entrevista de candidatos

Um dos maiores desafios da área de RH é captar talentos de forma eficiente. Para que isso ocorra é fundamental que a entrevista de candidatos seja bem organizada e conduzida.  continue lendo »

Entrevista estruturada: o que é e como fazer uma entrevista

Muito se fala sobre entrevista estruturada, mas poucos sabem realmente do que se trata ou entendem como utilizá-la de forma efetiva ao se reunir com o candidato. Pensando nisso, trouxemos  continue lendo »

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »