Gestão de recursos humanos: o que é e qual a sua importância

22 de junho de 2018
Kenoby

A gestão de recursos humanos é, hoje, algo necessário. São tantas as atribuições da área que o profissional precisa entender e saber como gerir bem suas funções para garantir uma atuação boa assertiva e estratégica.

Em uma pesquisa veiculada pela Harvard Business Review, 53 empresas com boas práticas de gestão de recursos humanos tiveram seus índices nas bolsas de valores monitorados. O resultado: o desempenho dessas empresas foi 51% superior à média do mercado, um número expressivo.

Inclusive, se você quiser conhecer algumas dessas práticas, faça o download gratuito do Guia de boas práticas de Recrutamento e seleção.

E-book: Guia de Boas Práticas de Recrutamento e Seleção


 

Apesar de que ainda existem poucas pesquisas de ponta que forneçam informações sobre a eficácia da gestão de recursos humanos, uma coisa é certa: ela tem grande impacto para a sobrevivência e o crescimento de toda a organização.

Se entende pouco do assunto e deseja aprofundar seus conhecimentos, continue lendo o nosso artigo. Vamos explicar o que é gestão de recursos humanos, qual a sua importância e quais são as principais práticas dentro das empresas. Boa leitura!

O que é gestão de recursos humanos?

Nos últimos anos, uma das áreas de gestão que mais mudou é a gestão de pessoas. Há algumas décadas a área era chamada de Departamento Pessoal, o DP, e sua missão era assegurar a eficácia da relação burocrática entre empresa e funcionários.

A atual gestão de recursos humanos tem muitos outros nomes, como: gestão de pessoas, desenvolvimento humano e organizacional, e gente & gestão. Com o tempo, sua missão também evoluiu, hoje é promover o crescimento organizacional por meio de profissionais talentosos, integrados e motivados para atingir grandes objetivos.

Nesse sentido, além de um setor da empresa, a gestão de pessoas é um conjunto de práticas. Envolve a atração de talentos, a integração ao time de trabalho, a mensuração de resultados, o planejamento estratégico e a motivação diária da equipe.

São tantas as atribuições, que o profissional de RH precisa sempre se atualizar para conhecer as novas práticas. Pensando nisso, preparamos uma certificação gratuita em Recrutamento e Seleção. Faça agora sua inscrição!

Qual a importância da gestão de recursos humanos?

Mais do que falar, é preciso apresentar pesquisas que comprovem a importância da gestão de pessoas para as empresas, assim tem-se uma base sólida para discussão.

Em primeiro lugar, empresas que têm boas práticas de gestão de pessoas conseguem arquitetar um ambiente de trabalho de qualidade. De acordo com pesquisa da Sodexo, essa qualidade de vida  torna os profissionais até 86% mais produtivos e o negócio até 70% mais rentável. Além de impactos secundários, como o aumento do lucro.

Algumas pesquisas indicam que apenas 39% do expediente é produtivo, menos da metade do dia de trabalho. A correta gestão de pessoas pode mudar isso! É possível criar um senso de urgência, gerenciar o tempo, as metas e as prioridades diárias.

Até mesmo o atendimento ao cliente é impactado. De acordo com estudo veiculado pela Exame, 86% dos clientes migram para a concorrência por conta do mau atendimento. Com a correta gestão de pessoas, onde os profissionais são treinados e motivados, os clientes podem ser mais bem atendidos e fidelizados ao negócio.

Por fim, como visto na pesquisa veiculada pela Harvard Business, todo o negócio passa a ter um desempenho superior no mercado e se destacar da concorrência, itens essenciais ao crescimento. Logo, com a gestão de pessoas, todos são beneficiados.

Como aplicar a gestão de recursos humanos na empresa?

Estabeleça metas desafiadoras

Atuar sem metas e objetivos claros é como “navegar” sem uma bússola, os perigos são muitos e podem afetar todo o empreendimento. Então, uma das mais importantes práticas para a gestão de pessoas é a definição de metas inteligentes e desafiadoras.

As metas podem estar correlacionadas ao aumento da produtividade ou à redução de custos com a evasão de talentos, por exemplo. O ideal é que essas metas obedeçam ao padrão SMART ou, ainda, que sejam criadas no formato de Objectives and Key Results.

Atraia profissionais acima da média

Em meio à escassez de mão de obra qualificada do mercado, outro dever do atual RH é arquitetar uma marca empregadora atraente e efetiva para atrair profissionais acima da média. Desse modo, é possível fazer com que os maiores talentos fomentem o processo seletivo, sejam integrados ao time de trabalho e façam parte da empresa.

Para tanto, há uma série de práticas que podem ser implementadas, por exemplo, a construção da marca empregadora ou a criação da página de carreiras da empresa.

Monte um regulamento interno

É muito importante ter um regulamento que deixe claro o que é permitido e o que não é na empresa, assim todos podem atuar em sinergia com a política organizacional. O regulamento interno não precisa ser grande, porém, deve discutir sobre os principais pontos críticos. Ele também será essencial para a integração de novos talentos.

Invista na construção de equipes de alto desempenho

Além de se preocupar com a atração e contratação de gente talentosa, a gestão de recursos humanos deve prezar pela formação de equipes de alto desempenho. Essas equipes possuem paixão pelo trabalho, não têm medo da mudança e buscam por resultados cada vez melhores. A dúvida é: como formar equipes de alto desempenho?

Nesse sentido, é preciso conhecer as principais dicas para integrar pessoas e engajar o time na busca de resultados específicos. Logo, grandes resultados serão alcançados!

Implemente melhores canais de comunicação

Nem sempre citada, a comunicação também é imprescindível para a gestão de pessoas e deve ser devidamente trabalhada. Quando não há diálogo, o número de erros cresce, o clima organizacional sofre impacto e as pessoas não entendem o que fazer.

Para melhorar a comunicação interna, incluindo o diálogo com os candidatos às vagas de emprego, é preciso implementar adequados canais de comunicação. Aplicativos mobile, redes sociais corporativas e plataformas especializadas são alguns exemplos.

Qual o papel da tecnologia na atual gestão de pessoas?

Hoje, não é possível esquecer o papel da tecnologia. Ela está cada vez mais presente na gestão de pessoas, ajudando a automatizar algumas tarefas, reduzir erros e custos operacionais. Assim, há maior eficiência no que é feito!

Essa demanda cada vez maior pela tecnologia é reflexo da transformação digital, onde o mundo real-virtual estão se integrando. 56% das empresas já estão reformulando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais, diz estudo da Deloitte.

Nesse contexto, para o RH, o software de recrutamento e seleção ganha ainda mais importância. Ele ajuda automatizar toda a contratação, centralizar a comunicação, mensurar os resultados obtidos e melhorar continuamente. Há outras tecnologias, como a página de carreiras, que também devem ser implementadas na empresa.

Como pode observar, a gestão de recursos humanos é essencial para o sucesso empresarial e para a motivação dos colaboradores. No entanto, deve-se prezar pela implementação de novas práticas e aplicação de tecnologias de ponta.

Gostou do conteúdo? Agora, deixe seu comentário em nosso post. Conte-nos sua experiência com a gestão de recursos humanos ou suas principais dúvidas. Vamos lá!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Programa de estágio: passo a passo para estruturar um de sucesso

Para elaborar um bom programa de estágio, precisamos seguir alguns passos como a definição dos gestores do programa, o perfil do profissional desejado, a integração dos estagiários à empresa e  continue lendo »

DISC: entenda o teste de perfil comportamental

Antever qual será o comportamento de um profissional quando ele for submetido a situações específicas é um importante subsídio para os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas. Esse é um  continue lendo »

Descrição de cargos: 10 boas práticas para utilizar na sua empresa

A descrição de cargos é o processo de detalhamento de cada posição dentro da companhia. Com ela, é possível verificar e formalizar as atividades e responsabilidades de todos os postos da  continue lendo »

7 perguntas e respostas sobre o clima organizacional

Hoje, a definição mais aceita de clima organizacional é a de um conjunto de fatores que podem ser medidos, de maneira direta ou não, dentro do ambiente de trabalho. Nos  continue lendo »

Organograma matricial: entenda o que é e qual perfil de profissional se encaixa nele

O organograma matricial é um modelo de organograma que representa a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara de suas unidades funcionais. Esse modelo oferece grande flexibilidade estrutural.  continue lendo »

Tipos de organograma: entenda quais são e os diferentes perfis de cada uma

Existem diversos tipos de organograma, como o clássico, o horizontal e o vertical. Ele pode ser definido como uma representação visual da empresa, onde é possível visualizar e definir a  continue lendo »