Gestão de talentos: conheça os maiores desafios no RH

4 de abril de 2017
Kenoby

A gestão de talentos traz consigo muitos desafios no RH. Primeiro, porque os colaboradores são o capital mais valioso de uma empresa e segundo porque o comportamento deles está mudando. A gestão deve acompanhar essas mudanças de modo que a empresa não sofra nenhum impacto negativo no processo.

Continue a leitura e entenda melhor sobre tais desafios e como eles podem ser superados.

A relação entre o comportamento dos colaboradores e a gestão de talentos

O modelo de gestão autocrático sempre foi amplamente aderido e funcionou por muitas décadas no âmbito organizacional, porém, os tempos mudaram. A nova geração de colaboradores tem outra postura e carrega novos ideais, o que exige uma visão mais humanizada por parte da empresa.

A princípio, todos concordamos que essa é uma mudança necessária e que traz muitos benefícios para ambos os lados. Mas ao olhar mais de perto, vemos que essa transição pode ser complexa, afinal, não é fácil mudar um modelo inteiro de gestão da noite para o dia sem obstáculos — e é justamente daí que surgem os maiores desafios.

Note, por exemplo, que uma das mudanças requeridas pela gestão de talentos moderna é em relação à hierarquia. Onde antes era comum ter uma chefia distante da equipe operacional, que, por sua vez, executava suas atividades sem questionar, agora temos uma gestão com uma interação sem barreiras entre chefes e colaboradores, em que a voz de todos pode ser ouvida.

O desafio dessa mudança específica mora na falta de preparação dos dois lados. Um gestor que força essa interação pode causar estranheza na equipe, intimidando em vez de motivar ou, pior, deixando sua própria autoridade cair por terra.

O mesmo acontece com toda e qualquer outra mudança em que não haja planejamento. Por isso, é importante que a gestão e o RH conversem, planejem e elaborem juntos um plano de ação estratégico, que alinhe as necessidades dos colaboradores aos interesses da empresa.

Aspectos importantes da gestão estratégica de talentos

A melhor forma de superar desafios é por meio do planejamento e da otimização de políticas e processos, pois dessa forma é possível evitar que aconteçam conflitos e falhas em vez de tentar remediá-los quando for tarde demais.

A seguir, veja alguns pontos que merecem atenção na hora do planejamento:

  • Elaborar planos de carreira: atraia os talentos certos logo no processo seletivo, apresentando um plano de carreira com possibilidades tangíveis, e procurando nos candidatos as características necessárias para que os objetivos sejam alcançados;
  • Definir processos: procure conversar com os colaboradores e entender as dificuldades no setor operacional. A partir das informações coletadas, defina os processos de sua empresa com a ajuda de um bom software de gestão. Não esqueça de mensurar os resultados para uma constante otimização;
  • Entender a área de trabalho: a área de gestão e o RH devem estar sempre alinhados em prol dos melhores resultados. Assim sendo, é importante que o gestor entenda a área de trabalho com a qual está lidando, e quais as funções do RH nesse cenário. Assim, a tomada de decisões se faz mais assertiva e a equipe se torna muito mais coesa;
  • Conhecer o perfil comportamental da equipe: mais do que conhecer a área de trabalho e os processos, conhecer o perfil comportamental dos colaboradores é parte essencial de uma gestão de talentos bem-sucedida. Realize, portanto, avaliações comportamentais e entenda as fragilidades e as potencialidades dos membros e sua equipe antes de tomar qualquer medida.

E você, está preparado para enfrentar os desafios da gestão de talentos? Não deixe de nos seguir nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e fique por dentro das tendências da área de RH!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Como reduzir o turnover precoce nas empresas?

Reduzir turnover é uma preocupação que muitas empresas compartilham, principalmente as que estão começando sua caminhada. Isso porque a alta taxa de rotatividade dos colaboradores pode ser um obstáculo maior  continue lendo »

Entrevista de desligamento: Confira passo a passo de como fazer

No momento em que um colaborador é desligado da corporação, existe um procedimento importante a ser realizado pelo RH: a entrevista de desligamento. Ela é um diálogo estruturado, conduzido pelo  continue lendo »

Gestão por competências: entenda a sua importância e como aplicar

A gestão por competências está cada vez mais presente nas organizações atuais. Os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) dos colaboradores são fundamentais para tirar as estratégias do papel e, assim,  continue lendo »

Qualidade de vida no trabalho: qual a sua importância afinal?

Nunca se falou tanto sobre qualidade de vida no trabalho — e, provavelmente, o assunto será cada vez mais discutido no futuro. A verdade é que as empresas precisam organizar  continue lendo »

Universidade corporativa: O que é e como funciona?

É cada vez maior a preocupação em manter as equipes de trabalho treinadas para realizarem com eficácia as tarefas diárias, baterem metas e atenderem bem os clientes da empresa. Para  continue lendo »

Treinamento e desenvolvimento: Tire suas dúvidas sobre esse tema

O treinamento e desenvolvimento é uma das atividades mais importantes nos processos de recrutamento de profissionais nas empresas. Essa etapa é considerada fundamental para garantir o aprimoramento dos colaboradores, bem como a  continue lendo »