Gestor de RH: 5 dicas para engajar o seu time

30 de outubro de 2017
Kenoby

Todo profissional almeja ter uma carreira de sucesso. Entretanto, a sua ascensão é desafiadora, pois o cargo pretendido requer sempre um nível superior de conhecimento.

Em determinado momento da carreira deve-se optar por qual “perna” do Y escolher.  Ao seguir pelo caminho da gestão, são encontrados diversos desafios em relação à gestão de pessoas. Liderar profissionais é uma tarefa de grande dificuldade e que requer muita resiliência e engajamento.

Pensando nisso, vamos te propor 5 dicas para te ajudar a engajar o seu time.

1. Avalie e dê feedbacks

Avaliar o desempenho dos profissionais, seus pontos positivos e onde podem melhorar é uma necessidade de todas as empresas. O acompanhamento é algo fundamental no sucesso de uma equipe ao identificar pontos que, por muitas vezes, nem o próprio profissional enxergava como deficiência ou qualidade.

Existem diversos meios de avaliar um profissional. Um bom exemplo é a avaliação 360º, que busca perspectivas do indivíduo em vários aspectos.

Após a avaliação, é necessário que se estruture um feedback, de modo a passar uma mensagem motivadora e não o contrário. O momento do feedback é bastante delicado e exige cuidado.

Ressalte os pontos positivos e coloque os negativos como pontos de melhora. Elevar o moral do colaborador é fundamental para a ascensão desse indivíduo.

2. Desafie e encoraje seus liderados

A prática e a vivência são fundamentais para o aprendizado e adquirência de maturidade profissional. Pensando nisso, é importante que você, estude as melhores situações para desafiar e avaliar seu liderado. Provoque e encoraje a realizar ações novas.

Proponha novas tarefas e coisas que ainda não foram feitas na companhia. Motive-o a criar algo único e lembre-se do feedback. Reconheça seu esforço e sucesso, se for o caso.

3. Estimule o compartilhamento de conhecimento

Um líder deve transformar um grupo em uma equipe. A boa relação entre os seus membros é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Promova o team building e o entrosamento.

Uma boa maneira de alcançar essas características é estimular a comunicação entre os profissionais da equipe.

Realize dinâmicas, incentive parcerias e promova a união. A informação deve fluir, e todos devem estar no mesmo degrau em relação a isso.  

Ser uma equipe significa união, sem individualismo. A informação que é de um, deve ser de todos.

4. Estipule metas para os colaboradores

Estabelecer metas, significa, basicamente, mostrar ao colaborador o que se espera dele.  Direcione seus liderados para que atinjam os objetivos maiores.

Ao fixar as metas, preste atenção em alguns pontos específicos:

  • Tenha claro os objetivos da companhia;
  • Defina metas de curto, médio e longo prazo;
  • Estude os perfis dos colaboradores;
  • Seja claro! Uma boa dica é se basear no conceito SMART.

5. Promova a participação em eventos

Eventos são ótimos recursos para o desenvolvimento de seus liderados. A presença nesse tipo de ação traz diversos benefícios. Além de fortalecer o team building, esse ambiente favorece o networking para ampliação de negócios, assim como empodera os participantes com conteúdo relevante e novas tendências da área.

O 2º Kenoby Talks é um exemplo de evento que fomenta a inovação para a área de recrutamento e seleção. A sua primeira edição foi um sucesso e a segunda promete muito mais.

Os palestrantes abordarão temas como Inteligência Artificial no R&S, Employer Branding, Design Thinking no RH, Cultura Organizacional, entre muitos outros. Para saber mais, clique na imagem abaixo:

2º Kenoby Talks - Garanta a sua vaga!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Entrevista semiestruturada: entenda o que é e as suas vantagens

A entrevista semiestruturada ainda traz muitas dúvidas para os recrutadores, pois se aproxima bastante de uma conversa, com foco em determinados assuntos. Apesar de não seguir um roteiro engessado, ela  continue lendo »

Tendências de Recrutamento e Seleção para 2018: Como será o próximo ano?

O próximo ano promete muitas novidades e mudanças no nosso dia-a-dia. Grandes acontecimentos, como as eleições presidenciais e a copa do mundo, por exemplo, devem promover diversas novas formas de  continue lendo »

Machine learning no recrutamento e seleção: Como funciona?

O grupo de pesquisa TI global IDC prevê que, até 2020, aproximadamente US$ 47 bilhões da receita mundial do mercado de soluções cognitivas serão empregados com machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência  continue lendo »

A importância da diversidade no ambiente de trabalho

Toda empresa tem um papel social importante, não é mesmo? Em uma sociedade com tamanha multiplicidade cultural, é importante que as organizações desenvolvam uma postura madura para encarar as diferenças.  continue lendo »

Ética profissional: Um valor fundamental para o sucesso da sua empresa

A ética profissional é um conjunto de normas que estabelece as condutas esperadas de um profissional no ambiente de trabalho. Muitas profissões reúnem essas normas em seus próprios Códigos de  continue lendo »

Como a nova lei de migração pode ajudar na contratação de refugiados

O Brasil é conhecido por ser um país acolhedor e pela sua formação marcada pela mistura de diferentes etnias. Desde a colonização portuguesa, a nação foi fortemente caracterizada pela chegada  continue lendo »