Gestor de RH: 6 dicas para engajar o seu time

30 de outubro de 2017
Kenoby

Todo profissional almeja ter uma carreira de sucesso. Entretanto, a sua ascensão é desafiadora, pois o cargo pretendido requer sempre um nível superior de conhecimento.

Em determinado momento da carreira deve-se optar por qual “perna” do Y escolher.  Ao seguir pelo caminho da gestão, são encontrados diversos desafios em relação à gestão de pessoas. Liderar profissionais é uma tarefa de grande dificuldade e que requer muita resiliência e engajamento.

Pensando nisso, vamos te propor 5 dicas para te ajudar a engajar o seu time.

1. Avalie e dê feedbacks

Avaliar o desempenho dos profissionais, seus pontos positivos e onde podem melhorar é uma necessidade de todas as empresas. O acompanhamento é algo fundamental no sucesso de uma equipe ao identificar pontos que, por muitas vezes, nem o próprio profissional enxergava como deficiência ou qualidade.

Existem diversos meios de avaliar um profissional. Um bom exemplo é a avaliação 360º, que busca perspectivas do indivíduo em vários aspectos.

Após a avaliação, é necessário que se estruture um feedback, de modo a passar uma mensagem motivadora e não o contrário. O momento do feedback é bastante delicado e exige cuidado.

Ressalte os pontos positivos e coloque os negativos como pontos de melhora. Elevar o moral do colaborador é fundamental para a ascensão desse indivíduo.

2. Desafie e encoraje seus liderados

A prática e a vivência são fundamentais para o aprendizado e adquirência de maturidade profissional. Pensando nisso, é importante que você, estude as melhores situações para desafiar e avaliar seu liderado. Provoque e encoraje a realizar ações novas.

Proponha novas tarefas e coisas que ainda não foram feitas na companhia. Motive-o a criar algo único e lembre-se do feedback. Reconheça seu esforço e sucesso, se for o caso.

3. Estimule o compartilhamento de conhecimento

Um líder deve transformar um grupo em uma equipe. A boa relação entre os seus membros é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Promova o team building e o entrosamento.

Uma boa maneira de alcançar essas características é estimular a comunicação entre os profissionais da equipe.

Realize dinâmicas, incentive parcerias e promova a união. A informação deve fluir, e todos devem estar no mesmo degrau em relação a isso.  

Ser uma equipe significa união, sem individualismo. A informação que é de um, deve ser de todos.

4. Estipule metas para os colaboradores

Estabelecer metas, significa, basicamente, mostrar ao colaborador o que se espera dele.  Direcione seus liderados para que atinjam os objetivos maiores.

Ao fixar as metas, preste atenção em alguns pontos específicos:

  • Tenha claro os objetivos da companhia;
  • Defina metas de curto, médio e longo prazo;
  • Estude os perfis dos colaboradores;
  • Seja claro! Uma boa dica é se basear no conceito SMART.

5. Promova a participação em eventos

Eventos são ótimos recursos para o desenvolvimento de seus liderados. A presença nesse tipo de ação traz diversos benefícios. Além de fortalecer o team building, esse ambiente favorece o networking para ampliação de negócios, assim como empodera os participantes com conteúdo relevante e novas tendências da área.

O 3º Kenoby Talks é um exemplo de evento que fomenta a inovação para a área de recrutamento e seleção. A sua segunda edição foi um sucesso, confira no vídeo abaixo! 

Para garantir a sua presença, assim como a do seu time na terceira edição do maior evento de Recrutamento e Seleção do Brasil, acesse talks.kenoby.com e garanta seu ingresso!

6. Incentive a busca constante pela perfeição

Um líder deve incentivar que seus liderados busquem constantemente por conhecimento e aperfeiçoamento.

Para isso, vale indicar livros, cursos específicos, vídeos do youtube e, principalmente, a inscrição no Kenoby Play, a primeira plataforma gratuita de vídeos especializados na área de RH.

Com ela, tanto os gestores quanto os seus liderados recebem conteúdos de assuntos como experiência do candidato, marca empregadora e inteligência artificial no R&S, com novos episódios mensais e acesso via computador, tablet e celular, tanto por meio do site quanto do aplicativo da plataforma.

Para efetuar o cadastro, basta acessar: https://play.kenoby.com/ e preencher os campos para ficar por dentro de todas as novidades.

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Como avaliar os processos seletivos com o Net Promoter Score (NPS)?

Avaliar os processos seletivos das empresas é muito importante, pois torna possível promover melhorias contínuas, engajar e contratar mais talentos. Para auxiliar nessa tarefa, uma boa ferramenta de trabalho é o  continue lendo »

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Recrutador: 4 dicas para impulsionar sua carreira

O mundo nunca passou por um período de tanta facilidade de acesso às informações como nos dias de hoje. Enquanto o rádio demorou 38 anos para atingir uma audiência de  continue lendo »

Como a avaliação por competências pode auxiliar no processo de R&S?

A avaliação por competências se tornou mais uma ferramenta estratégica do RH. Isso porque as lideranças das empresas já perceberam que, para conquistar resultados diferenciados, precisam estar atentas às pessoas.  continue lendo »

Recrutamento preditivo: como ele pode fazer a diferença?

Na corrida pela contratação dos melhores talentos disponíveis no mercado de trabalho, as empresas investem cada vez mais em novas estratégias capazes de identificar e atrair os candidatos adequados. Uma  continue lendo »

Machine learning no recrutamento e seleção: Como funciona?

O grupo de pesquisa TI global IDC prevê que, até 2020, aproximadamente US$ 47 bilhões da receita mundial do mercado de soluções cognitivas serão empregados com machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência  continue lendo »