Gestor de RH: O que faz, qual sua importância e como se tornar um

20 de fevereiro de 2019
Kenoby

Em mercados cada vez mais competitivos, otimizar a gestão de Recursos Humanos é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. Nesse cenário, a figura do gestor de RH é fundamental, pois ele é um dos responsáveis por acompanhar as tendências do mercado, treinar e desenvolver pessoas, gerir o clima organizacional e garantir que a equipe esteja motivada para entregar o melhor para a organização.

Neste post, você vai saber o que as empresas esperam de um gestor de RH e quais as principais competências esperadas desse profissional. Acompanhe!

Qual o cenário atual das organizações frente aos desafios de mercado?

O mercado muda constantemente e as empresas também são impactadas de forma significativa. Isso acontece devido a mudanças sociais, tecnológicas — a exemplo da internet, que globalizou ainda mais os mercados e também favoreceu para que eles se tornassem cada vez mais competitivos — econômicas, administrativas e também políticas.

Assim, o diferencial para as empresas se manterem competitivas está na gestão do conhecimento, de responsabilidade do gestor de RH. Somente a maximização do potencial humano nas organizações garantirá resultados significativos para as empresas em médio e longo prazo.

Mas, afinal, qual a importância do setor de RH nas empresas?

O setor de Recursos Humanos é responsável por todas as práticas e políticas que envolvem a administração de comportamentos dentro de uma organização. Ele está envolvido — direta ou indiretamente — com o funcionamento de todos os departamentos de uma empresa, pois trabalha como mediador entre os interesses dos funcionários e os da organização.

Por meio de aprofundadas análises, que consideram aspectos pessoais e profissionais de cada colaborador, a gestão de Recursos Humanos contribui para a construção de planos de carreira mais alinhados com a realidade do profissional, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades e competências de todos os envolvidos nos processos de uma organização.

Quais são os benefícios para os colaboradores ao contar com um setor de RH?

A principal função estratégica do setor de Recursos Humanos nas organizações é facilitar a comunicação entre os empregados e empresa. Por isso, cabe ao gestor de RH estar sempre aberto a ouvir as expectativas e necessidades dos funcionários quanto ao seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Além disso, também cabe ao gestor de RH estar atento ao clima organizacional e às necessidades de treinamento e desenvolvimento da equipe, a fim de contribuir para o desenvolvimento da organização.

Qual a função de um gestor de RH e quais são as suas principais atribuições?

As funções do gestor de RH também passam pela gestão de atividades do seu setor. Veja a seguir as principais atribuições.

Recrutamento e seleção

Cabe ao gestor de RH supervisionar as atividades de Recrutamento e Seleção, garantindo que o trabalho realizado pelos analistas esteja alinhado com as expectativas da empresa para a aquisição de novos talentos.

Aproveite e baixe agora o nosso minicurso por e-mail gratuito de automatização do RH!

Treinamento e capacitação

Outra função importantíssima do gestor de RH é gerir e promover o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores para que eles possam entregar o resultado esperado. Para obter sucesso nessa missão, é necessário compreender os objetivos da empresa.

Remuneração e benefícios

Não basta somente contratar de forma efetiva, treinar e capacitar os funcionários — é preciso mantê-los na equipe. Por isso, cabe ao gestor de RH conduzir a criação de um plano de remuneração e benefícios que mantenha os colaboradores motivados, alinhando a condição da empresa com as do mercado e as expectativas os funcionários.

Plano de carreira

Também cabe ao gestor de RH traçar um plano de carreira adequado para cada colaborador. Para isso, deve entender como cada funcionário está se capacitando e o que isso significa para os resultados da empresa.

Qual o perfil de um gestor de RH?

O perfil do gestor de RH mudou muito nos últimos anos. Se antes, era necessário ter conhecimento apenas dos processos administrativos, hoje, é essencial ter noção de todas as esferas que envolvem o negócio.

Isso porque o gestor de RH deve ser um profissional capaz de prever tendências e pensar em estratégias capazes de engajar e motivar a equipe, além de buscar soluções que favoreçam o desenvolvimento das pessoas que fazem parte da organização. Para tanto, é esperado do gestor de RH os seguintes requisitos.

Dominar a área de gestão de pessoas

Isso significa acompanhar as mudanças do mercado e as tendências sociais para não ficar ultrapassado. Somente dessa forma, será possível preparar o time de colaboradores para contornar os obstáculos diários e conquistar resultados satisfatórios.

Ter uma boa comunicação

Uma competência fundamental para um bom gestor de RH é uma boa comunicação com todos os níveis hierárquicos. Para isso, não basta somente saber se expressar e ter uma boa oratória. É necessário ter uma boa escuta para poder conciliar o interesse da empresa e dos funcionários. A partir daí, será possível criar estratégias para melhorar os procedimentos internos e o clima organizacional.

Ter resiliência

Por ser uma atividade altamente dinâmica, é esperado do gestor de RH que ele se adapte rápido a novas situações e tenha resiliência, que é a capacidade de se levantar depois de uma situação difícil de forma rápida. Essa competência, sem sombra de dúvida, é uma das mais requisitadas do gestor de RH.

Buscar o autoconhecimento

A busca pelo autoconhecimento deve ser uma prática constante para todos os profissionais, e não é diferente com o gestor de RH. É necessário questionar-se sempre para elevar suas competências emocionais, tão exigidas para a função.

O autoconhecimento leva o profissional a ter confiança para tomar decisões de forma consciente. Além do mais, será possível traçar planos e objetivos mais realistas — tanto para si quanto para os funcionários.

Buscar a capacitação constante

Para acompanhar as constantes mudanças envolvendo mercado e pessoas, o gestor de RH precisa dedicar parte do seu tempo para estudar essas novas realidades e tendências, seja por meio de leituras, seja por meio de palestras, workshops ou treinamentos.

Como o gestor de RH pode se destacar nas empresas?

Do gestor de RH, é esperado que ele esteja no centro do processo de mudança. Participando de forma ativa para o desenvolvimento de pessoas e do negócio. Para se destacar na empresa, ele precisa:

  • administrar e impulsionar a mudança;
  • ter foco no desenvolvimento de pessoas;
  • estar atento às novidades e tendências do mercado;
  • ser um profundo conhecedor e cuidar das políticas de RH;
  • conciliar os objetivos da empresa com o das pessoas;
  • treinar e motivar as pessoas;
  • desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;

Todas essas competências são necessárias porque estamos na era das pessoas, da inovação e do conhecimento. Para se destacar, é necessário atentar a tudo isso e ainda ser criativo para tirar o melhor das pessoas.

Se você gostou deste post sobre o que as empresas esperam de um gestor de RH, confira também cinco dicas para engajar seu time!

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Diversidade nas empresas: entenda como ela pode ajudar seu negócio
Diversidade nas empresas: entenda como ela pode ajudar seu negócio

Na área de Recursos Humanos sabemos que existem várias leis a serem cumpridas e uma delas se refere às cotas de admissão, que reservam uma determinada quantidade de vagas a  continue lendo »

Descubra 6 características da gestão por competências
Descubra 6 características da gestão por competências

Gerenciar pessoas na organização é um verdadeiro desafio. Os colaboradores têm suas qualidades e problemas, além de apresentarem conflitos entre si. Desenvolver uma estratégia que ajude a potencializar capacidades e  continue lendo »

Psicologia no RH: saiba como ela atua!
Psicologia no RH: saiba como ela atua!

A psicologia no RH atua principalmente para promover a qualidade de vida das pessoas no trabalho. Essa área de conhecimento é responsável por desenvolver ações estratégicas para organizações de todos  continue lendo »

RH e departamento pessoal: entenda de vez a diferença
RH e departamento pessoal: entenda de vez a diferença

Ainda é muito comum haver nas empresas profissionais, líderes e clientes que não compreendem a diferença entre os setores de RH e Departamento Pessoal. Essa dúvida é muito pertinente, pois  continue lendo »

Entenda 5 mitos da gestão de recursos humanos
Entenda 5 mitos da gestão de recursos humanos

A gestão de recursos humanos conquista um espaço cada vez maior, graças ao reconhecimento da sua importância para o crescimento da empresa. Ela dá aos líderes uma visão mais clara  continue lendo »

Dia do trabalho: História, Recrutamento e Recursos Humanos
Dia do trabalho: História, Recrutamento e Recursos Humanos

No dia 1º de maio é comemorado o dia mundial do trabalho, também conhecido como dia do trabalhador. No Brasil, a data é feriado, assim como diversas outras, como Tiradentes,  continue lendo »