Headhunter: saiba o momento certo de contratar esse profissional

6 de Fevereiro de 2018
Kenoby

As maiores preocupações do RH estratégico são a seleção e o recrutamento de profissionais. Fazer uma boa escolha dos próximos funcionários da empresa garante competitividade, saúde financeira e um bom ambiente de trabalho. No entanto, nem sempre o RH, por si só, é capaz de exercer essa tarefa com excelência. Para resolver isso, as organizações podem contar com a ajuda de um headhunter.

Mas como identificar qual o momento ideal de contratar esse especialista? Sua participação é necessária em todos os processos de contratação? Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é headhunter?

O headhunter é um caçador de talentos, que tem todo o know-how necessário para localizar o profissional ideal que ocupará uma vaga específica na empresa. Geralmente, ele é requisitado para ajudar a preencher uma posição estratégica ou de gestão, que exige uma visão mais aprofundada e boa base de experiência.

A ajuda desses especialistas, portanto, não é aplicada em todos os processos seletivos da companhia ou na contratação de pessoas de nível operacional, sendo mais indicada quando há a necessidade de encontrar um talento com habilidades muito específicas.

Não necessariamente o headhunter tem a formação em Recursos Humanos. É possível encontrar especializações variadas, como Engenharia, Administração e Direito, entre outras — aqui, o importante é que seus conhecimentos sejam aplicados para ajudar a preencher uma lacuna da empresa.

A contratação desse tipo de profissional é bastante especifica e se encaixa em a determinados casos que listaremos a seguir.

Para entender melhor como aumentar a atratividade da sua companhia, faça o download gratuito do E-book e Atração de Talentos. 

E-book: Atração de Talentos


Quando contratar um?

Ainda podem surgir dúvidas quanto a qual é o momento ideal para a contratação de um headhunter, em quais casos ele realmente se faz necessário e quando pode ajudar a organização. Para ajudar nisso, destacamos algumas situações.

Se a procura pelo candidato for confidencial

Para manter a competitividade (ou por se tratar de um projeto ainda mantido em segredo), as empresas precisam, muitas vezes, fazer a seleção de profissionais de forma confidencial. Nesse momento, deve-se contar com a ajuda de um headhunter, que tem meios de buscar pelo indivíduo ideal sem revelar o nome da companhia.

Graças à sua experiência, o headhunter é capaz de buscar os candidatos sem anunciar em grandes plataformas, omitindo informações que possam identificar a organização. Esses dados serão revelados apenas nas etapas finais do processo.

Se os recursos internos da companhia se esgotarem

As organizações podem conduzir processos internos de recrutamento e seleção, mas, apesar dos esforços aplicados, não encontrar o candidato ideal. Esse é o momento perfeito para contratar um headhunter, que tem contatos e expertise necessários para localizar a pessoa que se encaixa no perfil desejado com mais facilidade.

O selecionador externo é capaz de identificar o espaço certo para encontrar o candidato, no qual estão reunidos os profissionais que a empresa busca. Muitas vezes, essa informação não é conhecida pelo setor de RH.

Se a busca tiver que ser feita em uma localidade diferente de onde a empresa está

Essa é uma prática comum na abertura de filiais em outras cidades, estados e países (ou, até mesmo, na mudança de sede da companhia). A organização precisa ter seu quadro de funcionários pronto para começar as atividades em outro local.

Então, contar com a ajuda do headhunter para fazer essa seleção, mantendo o nível de qualificação de profissionais com o qual a instituição já conta, é uma ótima estratégia. Assim, é possível garantir:

  • a qualidade das contratações;
  • a constituição de uma equipe robusta logo no início das atividades;
  • a redução de custos.

Se a procura for por profissionais que ocupem posições de alta gerência ou tenham especialidades

Encontrar alguém capaz de ocupar uma posição como a presidência, a vice-presidência e a diretoria da empresa é um trabalho muito difícil. Isso porque, em boa parte dos casos, essas pessoas não podem ser localizadas em sites de recrutamento tradicionais.

O mesmo acontece com indivíduos que têm especializações muito específicas e são essenciais para o bom andamento do negócio. Nesses casos, contar com a ajuda de um headhunter vai poupar tempo e aumentar as possibilidades de sucesso da seleção.

Ao contar com o networking ideal, esse profissional consegue localizar, com muito mais facilidade, as pessoas que têm as habilidades necessárias e, não raro, não estão disponíveis no mercado de trabalho — mas podem aceitar um desafio que seja interessante o suficiente.

Se o preenchimento das vagas for urgente

Um processo seletivo é demorado e caro, podendo levar meses até que o candidato ideal seja contratado. O headhunter é capaz de otimizar essa dinâmica, fazendo a localização e a seleção de profissionais com muito mais rapidez, além de diminuir os efeitos negativos que a empresa enfrenta quando uma vaga importante fica em aberto.

O trabalho de um headhunter pode ser o verdadeiro diferencial de que uma organização precisa para impulsionar seu crescimento e sair à frente. Estamos falando tanto da qualidade dos produtos quanto da consolidação de um clima organizacional positivo, com a melhora da reputação corporativa no mercado.

Quais os benefícios que um headhunter traz?

A parceria com um headhunter competente pode trazer uma série de vantagens para a empresa. Veja algumas delas.

Busca do talento ideal

Por dominar as ferramentas necessárias e ter um escopo de atuação maior do que o de um profissional de RH tradicional, o headhunter consegue fazer uma seleção mais apurada de talentos, trazendo as pessoas que mais se encaixam àquilo que a organização precisa.

É natural que, com o tempo de atuação nessa função, o headhunter tenha cada vez mais contato com pessoas que atuem em um nicho específico. Assim, as possibilidades de o processo ser bem-sucedido só aumentam.

Relação do profissional com a empresa

Com essa parceria, o headhunter vai conhecer as necessidades e características da organização a fundo. Dessa forma, as próximas contratações se tornarão cada vez mais acertadas e fortalecerão não só o quadro de funcionários, mas o employer branding da empresa.

Diferentes ferramentas de atração de talentos

Graças à sua experiência e atuação, o especialista em seleção de talentos consegue atingir profissionais que não são alcançados em processos de recrutamento comuns. Ele usa ferramentas muito particulares — como a rede de contatos, por exemplo — para alcançar pessoas que vão fazer a diferença no negócio.

Quer continuar se atualizando sobre gestão de pessoas e novas práticas de recrutamento e seleção? Então, siga-nos nas redes sociais (LinkedIn e Facebook)!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Games no recrutamento: como funciona e qual a sua importância?

Utilizar games no recrutamento é uma tendência cada vez mais forte que consiste no uso de mecânicas e práticas de jogos em ambientes corporativos. Tais jogos vão de avaliações de  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas

Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas disponíveis, de acordo com as competências técnicas e comportamentais  continue lendo »

5 empresas que foram criativas na hora de recrutar

Com tantas tarefas rotineiras ocupando boa parte do tempo de seus recrutadores, muitas empresas perdem talentos por não conseguirem se comunicar efetivamete com o seu público. A realidade em muitos departamentos  continue lendo »

5 estratégias de sucesso para melhores contratações

Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar  continue lendo »

Entenda como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma  continue lendo »

Otimização do Tempo em Recrutamento de Pessoal
A influência do tempo na Gestão de Recrutamento e Seleção

E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à empresa é uma  continue lendo »