Hunting: Tire todas as suas dúvidas sobre esse tema

16 de Fevereiro de 2018
Kenoby

Encontrar a pessoa ideal para ocupar um cargo não é tarefa fácil. Há uma série de habilidades e competências que precisam ser preenchidas, além de aspectos relacionados à cultura organizacional. Apesar do grande número de pessoas que buscam um emprego diariamente, nem sempre esses candidatos têm os conhecimentos necessários. Para ajudar nisso, muitas empresas estão investindo em hunting.

Mas do que se trata essa prática e como ela pode ajudar? Para saber mais sobre hunting e entender como aplicá-lo, continue lendo este post.

O que é hunting?

Hunting é uma palavra da língua inglesa que significa “caçar”. Dentro do ambiente corporativo e da área de Recursos Humanos, indica a procura pelo talento ideal para ocupar um cargo na empresa.

Como o próprio termo indica, trata-se de uma busca mais ativa: essa seleção não é feita apenas com a triagem de currículos após o anúncio de uma vaga. No processo de hunting, os responsáveis vão atrás das pessoas com a ajuda de networking e algumas ferramentas, independentemente de esses indivíduos estarem empregados ou terem se candidatado para o trabalho.

Essa prática tem uma abordagem mais agressiva, mas pode trazer melhores resultados ao fazer a busca partindo de uma determinação prévia do que a empresa precisa naquele momento. As chances de acerto são maiores do que apenas fazer uma escolha dentro das possibilidades presentes.

De qualquer forma, é muito importante trabalhar na atratividade da marca empregadora como um todo. Para saber mais sobre isso, faça o download gratuito do Guia completo para Atração de Talentos.

E-book: Atração de Talentos


Como funciona o processo de hunting?

Encontrar o candidato ideal para a empresa não é um trabalho simples e exige as especializações adequadas para que o traga os resultados esperados. Geralmente, há um trabalho B2B (feito de uma empresa para outra) ou a contratação de um profissional capaz de realizar essa tarefa — o headhunter.

O trabalho de procura é feito por meio de nichos, que podem ser delimitados por salário, especialidades ou áreas de atuação (financeiro, engenharia, TI etc.). Alguns detalhes também são importantes para garantir o sucesso do hunting:

Definição do perfil do candidato

Cabe à empresa definir claramente o tipo de profissional que deve fazer parte do quadro de funcionários. Essa definição deve incluir aspectos de conhecimento técnico e comportamental, expectativas para a vida profissional, propensão para aprender, disponibilidade de colaboração além do exigido pela vaga, entre vários aspectos.

Quando esse perfil é bem delimitado, o headhunter tem em mãos todo o material necessário para fazer uma escolha assertiva e que realmente supra as necessidades da organização, fazendo da contratação um investimento que trará retorno a médio e longo prazo.

Estabelecer os critérios da vaga

Qual é a faixa salarial que será oferecida? Que tipo de especialização é exigida? A empresa oferece planos de carreira e tem um bom employer branding?

Estabelecer critérios de vaga que sejam coerentes com o mercado de trabalho também é responsabilidade da organização. Essa atitude colabora para que o headhunter consiga fazer uma busca de sucesso pelo profissional adequado.

É importante que o cargo esteja dentro ou acima do que é encontrado comumente, para que exerça poder de atração sobre as pessoas que realmente tenham uma formação diferenciada e sejam capazes de fazer a diferença.

Transparência durante o processo

Um ponto importantíssimo e muitas vezes ignorado pelas organizações é que é essencial manter a transparência durante o processo de hunting. Lembre-se de que se trata de uma busca ativa, então os detalhes sobre a dinâmica de trabalho e oportunidades que a empresa oferece devem ser deixados às claras.

Omitir esse tipo de informação pode fazer com que o profissional não se interesse pela oportunidade ou se arrependa da mudança meses depois, o que não só trará os custos de uma nova contratação, como também prejudicará a imagem da empresa.

Quais ferramentas ajudam no hunting?

O processo de hunting se baseia no uso de uma série de ferramentas que ajudam a localizar o candidato ideal. Listamos algumas delas:

Redes sociais

O uso das redes sociais na seleção de profissionais está ocupando cada vez mais espaço dentro das rotinas de Recursos Humanos e hunting. Além de ajudar em um contato mais direto com essas pessoas, ajuda a fazer uma triagem por detalhes como especializações, experiência, colaborações nas empresas anteriores e redes de relacionamento.

Testes psicológicos

A aplicação de testes psicológicos ajuda a identificar se os candidatos atendem ao perfil comportamental exigido pela empresa, fator importante para sua imersão no fit cultural e que faz toda a diferença na retenção dos profissionais.

É importante entender também se essas pessoas têm características que são essenciais ao cargo, como liderança, proatividade, empatia etc.

Testes de conhecimento

Nem sempre as habilidades apontadas nos currículos são verdadeiras. Para esclarecer qualquer dúvida em relação às capacidades de um profissional, podem ser aplicados testes que tragam à tona todo o conhecimento que um candidato tem, indicando seu nível de preparação e se ele está realmente apto a exercer determinadas funções.

Entrevistas

É durante a entrevista que os selecionadores realmente conhecem o candidato e conseguem avaliar suas reações em determinadas situações e como se comportam diariamente. Mesmo que muitas vezes — graças à pressão do momento — alguns apresentem atitudes diferentes do usual, na entrevista já é possível ter uma boa noção de como o profissional é.

Além disso, durante essa etapa o recrutador consegue conhecer mais a fundo quais são os objetivos e experiências do profissional. As entrevistas podem ser feitas individualmente, com dinâmicas ou em grupo. Algumas empresas já optam pela realização dessa etapa por videoconferência.

Serviços online

Usar um software de recrutamento e seleção pode fazer uma grande diferença na hora de escolher os próximos contratados. Esse tipo de plataforma ajuda a estabelecer um workflow do processo, permitindo uma triagem mais apurada e o registro dos resultados de todas as entrevistas.

As propostas de contratação também são arquivadas, o que ajuda a manter uma gestão efetiva quando são realizadas ofertas mais atraentes para profissionais com qualificação de destaque. A utilização de dashboards permite a visualização mais rápida das opções que a empresa tem à disposição e qual plano de ação deve ser adotado.

A Kenoby conta com uma solução que vai auxiliar muito o processo de hunting e seleção de profissionais para a sua empresa. Entre em contato conosco e conheça as vantagens do nosso produto!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

como atrair talentos nas redes sociais
11 dicas para atrair talentos nas redes sociais

Uma empresa que deseja ter bom posicionamento de mercado entre seus clientes, sejam estes internos ou externos, precisa marcar presença nas redes sociais. Para alguns estrategistas de marketing, nem sempre  continue lendo »

Site de empregos: como escolher o melhor portal para divulgar a sua vaga

Atualmente, o grande desafio das empresas é encontrar o profissional ideal para ocupar uma função disponível em seu ambiente interno. Para ter sucesso nessa tarefa, é preciso anunciar as vagas  continue lendo »

Como a responsabilidade social ajuda no recrutamento

Como atrair talentos pela responsabilidade social Independente do contexto econômico, toda empresa busca os melhores candidatos para preencher suas posições. Quando olhamos para o preenchimento de posições que demandam conhecimentos específicos,  continue lendo »

Conheça os canais para divulgação das vagas em aberto da empresa

Uma das principais responsabilidades do setor de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de profissionais para o preenchimento de vagas em aberto na empresa. No entanto, encontrar pessoas com o  continue lendo »

Linkedin vagas: conheça as melhores práticas para divulgar nessa rede

O LinkedIn oferece a possibilidade para que empresas anunciem suas vagas disponíveis e, assim, contratem os melhores colaboradores para sua organização. Mas, afinal, como utilizar essa ferramenta de forma eficaz?  continue lendo »

Desafios de recrutamento: onde estão meus candidatos?

Recrutar candidatos hoje parece um desafio maior que no passado, aparenta faltar bons candidatos no mercado, onde eles estão?  Algumas forças podem explicar a atual escassez por talentos: nos últimos anos,  continue lendo »