Qual a importância da cultura organizacional nas empresas?

28 de setembro de 2018
Kenoby

A importância da cultura organizacional é algo cada vez mais crescente no mercado. Isso por causa de sua relevância para os colaboradores, que percebem muito valor em uma cultura que promove um bom clima organizacional, o aumento do engajamento do time e a retenção de talentos, por exemplo.

Empresas famosas como o Google são conhecidas graças à sua forte cultura interna. Esse aspecto revela muito sobre a importância da cultura organizacional não só dentro das corporações como para o mercado.

Você tem uma noção exata dessa relevância? Neste post vamos explicar melhor o que é e qual a importância da cultura organizacional, destacando os benefícios que ela traz para a organização e colaboradores. Acompanhe!

O que é cultura organizacional?

O conceito de cultura organizacional abrange todas as práticas, hábitos, princípios e valores dentro de uma empresa.

A ideia é que todos os colaboradores entendam essa cultura e partilhem dos mesmos valores, a fim de fixar uma coerência entre corporação e funcionários.

A compreensão e absorção da cultura organizacional influencia o comportamento dos empregados e molda a imagem corporativa passada ao público, o que impacta na aceitação e consumo dos produtos da marca, entre outros aspectos.

Quais são os benefícios da cultura organizacional?

Além de todos os benefícios que citamos abaixo, uma cultura organizacional bem definida pode ajudar na hora de atrair novos talentos para a companhia. Para saber mais sobre o assunto, aproveite e baixe agora o nosso guia completo para a atração de talentos.

A instituição de uma cultura organizacional robusta traz uma série de benefícios para a empresa. Podemos destacar:

Promoção de um melhor clima organizacional

O clima organizacional refere-se ao ambiente de trabalho. Quando a empresa está sob valores claros de respeito mútuo, os relacionamentos tendem a ser melhores e mais transparentes.

A sinergia entre os colaboradores é favorecida, abrindo espaço para a troca de ideias e contribuindo para a saúde dos colaboradores.

Aumento do engajamento

Outro aspecto afetado pela cultura organizacional é a sensação de pertencimento dos funcionários. Quando há espaço para participação, o profissional entende que é importante para o crescimento da empresa, tornando-se mais ativo. Esse comportamento traz um aumento no engajamento de toda a equipe.

Maior retenção de profissionais

Como consequência direta do maior engajamento dos colaboradores, a retenção dos profissionais também é afetada. Os colaboradores tendem a trabalhar por mais tempo na empresa, muitas vezes até fazendo carreira — o que é raro nos dias atuais, em que as pessoas tendem a ficar na mesma organização por poucos anos.

Seleção de talentos mais precisa

A cultura organizacional coloca em destaque comportamentos e valores que são importantes para a empresa. Com base nesses conceitos, é possível fazer uma seleção de talentos muito mais acertada, escolhendo profissionais que realmente se identificam com as ideias da corporação e que não vão enfrentar dificuldades de adaptação.

Qual a importância da cultura organizacional?

Além dos aspectos que já levantamos neste artigo, como todos os benefícios trazidos por uma cultura organizacional positiva e a construção de uma imagem sólida, a cultura é fator essencial para o crescimento estruturado da empresa.

Quando há uma equipe coesa, que entende quais são os valores internos, fica muito mais fácil aumentar os resultados positivos ou até mesmo se recuperar diante de uma crise. Há uma unidade entre as diferentes pessoas que compõem uma corporação, uma força única em busca dos objetivos.

Entendendo o que é e qual a importância da cultura organizacional, você tem chances de realmente entender a promover esse conceito na sua empresa, ajudando a alcançar uma melhor produtividade.

Aproveite e assine a nossa newsletter para ser avisado sobre novos conteúdos envolvendo seleção de talentos e gestão de pessoas.

Rating: 4.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

Kit - Entrevista de Candidatos

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Cultura organizacional: entenda a sua importância e veja como fortalecer

Cultura Organizacional • O mercado atual — altamente competitivo e conectado — exige que as empresas constantemente desenvolvam estratégias para se diferenciar de seus concorrentes e atrair a atenção dos consumidores, que  continue lendo »

RH no Outubro Rosa: 3 ações para inovar o período na sua empresa

O mês de outubro é marcado, dentre outras coisas, pela campanha mundial contra o câncer de mama, que é uma das doenças que mais assombra o público feminino em todo  continue lendo »

Exemplos de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura!

Google, Netflix e Apple são empresas com bons exemplos de cultura organizacional. Mas não são só elas, Facebook, Twitter e muitas outras são referências no assunto em todo o mundo.  continue lendo »

Conheça os 7 principais componentes da cultura organizacional

Artefatos, valores compartilhados, pressuposições básicas, histórias, rituais e cerimônias, símbolos materiais e linguagem são os 7 principais componentes da cultura organizacional e o seu impacto é imenso, uma vez é  continue lendo »

Comunicação empresarial: entenda o que é e como impulsionar seus resultados

A comunicação faz parte da sobrevivência e evolução da raça humana. Com os negócios não é muito diferente, é preciso ter uma boa comunicação empresarial para sobreviver no mercado, se  continue lendo »

Tipos de cultura organizacional: você sabe quais são?

Nos últimos tempos, o debate sobre os tipos de cultura organizacional tem recebido bastante atenção entre os empresários, gestores e acadêmicos de todo o mundo. Há um grande esforço no  continue lendo »