Sua empresa conhece a importância dos testes psicológicos?

11 de setembro de 2018
Kenoby

A maioria das empresas já descobriu a importância dos testes psicológicos durante os processos de recrutamento e seleção de novos talentos. Eles formam, junto com as entrevistas e a análise das competências, o processo básico de avaliação dos candidatos.

Mesmo assim, algumas organizações ainda não utilizam essa ferramenta para auxiliar em suas contratações. Outras aplicam os testes, mas ainda não dominam completamente sua extensão e utilidade. Se a sua empresa encontra-se em alguma dessas situações, confira neste post porque os testes psicológicos são tão importantes.

Como avaliar o comportamento dos profissionais?

Um bom processo de seleção precisa ir além da avaliação das competências técnicas do candidato. Embora importantes para o sucesso do profissional, essas características não são suficientes para garantir o sucesso da contratação.

Em muitos casos, aspectos comportamentais ou de personalidade podem comprometer o desempenho de um profissional com excelentes capacidades técnicas. Os testes psicológicos permitem, justamente, verificar o perfil dos candidatos de forma mais aprofundada, não se limitando às suas experiências anteriores e conhecimento adquirido.

finalidade do teste psicológico é aprofundar a avaliação do candidato, descortinando aspectos que não se identificam pela análise do seu currículo e nem mesmo por meio da entrevista individual.

As ferramentas e procedimentos executados nos testes psicológicos podem mostrar, por exemplo, a potencialidade que um profissional tem de desenvolver trabalhos em equipe, como lida em situações de estresse e de que forma se comporta frente a hierarquia da empresa.

Antes de continuar, aproveite para baixar nosso guia de boas práticas de Recrutamento e Seleção!

Como identificar perfis diferentes?

De forma geral, o que se busca com a aplicação dos testes psicológicos não é exatamente apontar se um candidato é um profissional bom ou ruim. O que se deseja é avaliar se ele possui características compatíveis com o que se deseja para ocupar determinada vaga.

Quando se busca por um gestor, por exemplo, um candidato pode ter excelentes habilidades técnicas, mas não ter um perfil adequado para exercer uma posição de liderança, eventualmente necessária para ocupar o cargo. Essa análise é possível por meio da aplicação de testes psicológicos.

Em outras palavras, esse tipo de avaliação é utilizado para analisar a compatibilidade de um profissional com as competências desejadas para determinada vaga. Ele não dispensa as demais etapas do processo de seleção, como as entrevistas ou dinâmicas de grupo. E sim, complementa essas atividades.

Quais são as vantagens dos testes psicológicos em processos de seleção?

A aplicação dos testes psicológicos na seleção e recrutamento de novos talentos permite aprimorar o processo de contratação de novos profissionais. Confira alguns benefícios dessa prática:

Identificar aptidões

Os testes psicológicos permitem verificar se o candidato possui determinadas aptidões essenciais para ocupar a vaga, como por exemplo, atuar sob pressão, ou em um cargo que exige concentração extrema.

Avaliar aspectos comportamentais

Se um profissional tem dificuldades de lidar com a hierarquia, um teste psicológico pode identificar esse aspecto de seu comportamento. Em empresa de estrutura mais rígida, essa característica pode ser um problema.

Esses são alguns aspectos que evidenciam a importância dos testes psicológicos realizados durante os processos de seleção de novos colaboradores. Independente do perfil do profissional que se deseja contratar, eles podem reduzir o risco de erros durante o processo.

Gostaria de saber mais sobre gestão de recrutamento e seleção? Então, assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades no seu e-mail.

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Teste psicológico em recrutamento e seleção: conheça essa prática!

A aplicação do teste psicológico em recrutamento e seleção de pessoas é uma das ferramentas que o RH vem aplicando em um esforço para escolher o funcionário mais adequado para  continue lendo »

Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados

Já faz algum tempo que as empresas concluíram que a avaliação de novos talentos não deve ser limitada à análise da qualificação e de experiências anteriores de um profissional. Por  continue lendo »

Entenda como fazer uma avaliação de desempenho na empresa

Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, como a autoavaliação ou avaliação em 360 graus. Para ajudar você nessa tarefa, criamos este post que ensina como fazer uma avaliação de desempenho  continue lendo »

Como criar uma dinâmica de grupo: 3 dicas fundamentais para ter êxito nessa tarefa

Conheça os participantes, personalize as dinâmicas para cada grupo e trabalhar com modelos que exijam criatividade são alguns dos itens para quem quer saber como criar uma dinâmica de grupo.  continue lendo »

Conheça os 3 tipos de dinâmica de grupo mais criativos

Trocas de segredos, dinâmica do desafio e entrosamento entre equipes estão entre os tipos de dinâmica de grupo mais criativos existentes. Elas servem para tornar o recrutamento mais efetivo e,  continue lendo »

Métodos de avaliação de desempenho: como eles impactam sua empresa?

As avaliações de desempenho são importantes para o crescimento das organizações e podem ser usadas em corporações de qualquer porte. Mas para que você consiga aplicá-las com sucesso, é importante  continue lendo »