A influência do tempo na Gestão de Recrutamento e Seleção

7 de outubro de 2016
Erica Carneiro

E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à empresa é uma verdadeira saga -, chegar ao escritório e dar início às rotinas do departamento de Recrutamento e Seleção e RH: desenvolver e gerenciar planos de carreira, analisar estratégias institucionais, elaborar planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal e ainda manter a moral da equipe elevada – ou melhor de todas as equipes – por meio de ações de comunicação interna, entre outras…

Pensando nisso, resolvemos fazer uma breve análise da atual situação dos departamentos de recrutamento e seleção e suas atuais estruturas de modo a identificar a falha no processo de RH, propor uma solução e evidenciar seus benefícios de forma clara e simples.

O Problema: As tarefas são muitas e falta tempo

Não há sombra de dúvidas que o departamento de RH é um dos mais requisitados das empresas – ainda que por vezes pouco valorizado, sofrendo pressões não apenas internas, mas também de outras áreas que cobram por resultados e processos de recrutamento e seleção mais ágeis, porém, com tantas demandas estratégicas e operacionais é praticamente impossível que os processos não sofram engargalamento constante. Se para empresas de pequeno porte o método atual já impacta em seus resultados, imagine em empresas com mais de 5000 funcionários?!

Ora, com tantas demandas operacionais é evidente que alguma atividade será preterida e, atualmente, costuma ser o processo mais importante para o recrutamento de bons colaboradores, ou seja, a estratégia e a análise de perfis. Sem a primeira você não atrai bons candidatos e sem a segunda – muitas vezes devido à pressão de áreas externas – você pode não fazer a melhor escolha.

A Solução: Otimizando o tempo de Recrutamento e Seleção

Grandes empresas já perceberam que uma das maiores dores do departamento de RH e seus recrutadores é a falta de tempo, que impacta diretamente em seus resultados. A solução de muitas corporações, nacionais e internacionais, foi o investimento em novas ferramentas tecnológicas, que diminuem significativamente o tempo gasto por recrutadores com tarefas operacionais.

Softwares de Recrutamento e Seleção são verdadeiros aliados do gestor de RH, pois permitem que o profissional de recrutamento e seleção use a plataforma de modo a:

  • Automatizar e centralizar suas postagens de vagas;
  • Reduzir o tempo de divulgação das vagas nos diversos sites e plataformas de recrutamento;
  • Filtrar e fazer a triagem de candidatos de acordo com um perfil pré-estabelecido pelo recrutador;
  • Organizar e simplificar os processos de contratação;
  • Reduzir  custos com demissões que poderiam ser evitadas com um processo seletivo mais inteligente.

Para aprender mais sobre como automatizar os processos dentro do setor de R&S, inscreva-se já no Mini curso por e-mail e receba semanalmente conteúdos super relevantes.

Mini Curso por E-mail de Automatização do RH


 

Gestão de Gente 2.0 – A nova Era do Recrutamento e Seleção

Com o fim das tarefas operacionais, sua equipe pode otimizar seu tempo focando seu trabalho em análises, desempenhos, resultados e estratégias. Além disso, você também poderá investir no que realmente importa: no desenvolvimento dos atuais colaboradores e na gestão estratégica de recursos humanos. Liberte-se do velho modelo, com suas planilhas, e-mails infindáveis e processos lentos e burocráticos. Entre para a nova Era de Recrutamento e trabalhe com toda a motivação de quem sabe que pode, verdadeiramente, cumprir sua missão de forma eficiente, inteligente e eficaz!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Banco de talentos: como construir um de sucesso?

Criado para auxiliar as empresas tanto na contratação quanto na retenção de pessoas, o banco de talentos é, hoje, uma das principais estratégias de RH para a gestão das áreas.  continue lendo »

Listamos os melhores livros de RH dos últimos tempos. Confira!

Um bom profissional deve sempre buscar novas informações e se manter atualizado dentro do seu campo de atuação. O mesmo vale para o setor de Recursos Humanos, que está enfrentando  continue lendo »

Vacância: você sabe o que é e qual o seu impacto na empresa?

Vacância é o nome dado ao período entre a saída de um empregado e a contratação de outro para ocupar o cargo vago. Nesse intervalo de tempo, o gestor deve encontrar  continue lendo »

Headhunter: saiba o momento certo de contratar esse profissional

O headhunter é um caçador de talentos, que tem todo o know-how necessário para localizar o profissional ideal que ocupará uma vaga específica na empresa. Geralmente, ele é requisitado para  continue lendo »

Descrição de cargos: 10 boas práticas para utilizar na sua empresa

Descrição de cargos é o processo de detalhamento de cada posição dentro da companhia. Com ela, é possível verificar e formalizar as atividades e responsabilidades de todos os postos da  continue lendo »

Departamento pessoal: Tire suas dúvidas sobre o setor

Departamento pessoal, ou DP, é a área do RH responsável pelo controle e gestão legal e tributária dos colaboradores da empresa. Com um papel mais técnico e analítico, o DP  continue lendo »