A influência do tempo na Gestão de Recrutamento e Seleção

7 de outubro de 2016
Erica Carneiro

E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à empresa é uma verdadeira saga -, chegar ao escritório e dar início às rotinas do departamento de Recrutamento e Seleção e RH: desenvolver e gerenciar planos de carreira, analisar estratégias institucionais, elaborar planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal e ainda manter a moral da equipe elevada – ou melhor de todas as equipes – por meio de ações de comunicação interna, entre outras…

Pensando nisso, resolvemos fazer uma breve análise da atual situação dos departamentos de recrutamento e seleção e suas atuais estruturas de modo a identificar a falha no processo de RH, propor uma solução e evidenciar seus benefícios de forma clara e simples.

O Problema: As tarefas são muitas e falta tempo

Não há sombra de dúvidas que o departamento de RH é um dos mais requisitados das empresas – ainda que por vezes pouco valorizado, sofrendo pressões não apenas internas, mas também de outras áreas que cobram por resultados e processos de recrutamento e seleção mais ágeis, porém, com tantas demandas estratégicas e operacionais é praticamente impossível que os processos não sofram engargalamento constante. Se para empresas de pequeno porte o método atual já impacta em seus resultados, imagine em empresas com mais de 5000 funcionários?!

Ora, com tantas demandas operacionais é evidente que alguma atividade será preterida e, atualmente, costuma ser o processo mais importante para o recrutamento de bons colaboradores, ou seja, a estratégia e a análise de perfis. Sem a primeira você não atrai bons candidatos e sem a segunda – muitas vezes devido à pressão de áreas externas – você pode não fazer a melhor escolha.

A Solução: Otimizando o tempo de Recrutamento e Seleção

Grandes empresas já perceberam que uma das maiores dores do departamento de RH e seus recrutadores é a falta de tempo, que impacta diretamente em seus resultados. A solução de muitas corporações, nacionais e internacionais, foi o investimento em novas ferramentas tecnológicas, que diminuem significativamente o tempo gasto por recrutadores com tarefas operacionais.

Softwares de Recrutamento e Seleção são verdadeiros aliados do gestor de RH, pois permitem que o profissional de recrutamento e seleção use a plataforma de modo a:

  • Automatizar e centralizar suas postagens de vagas;
  • Reduzir o tempo de divulgação das vagas nos diversos sites e plataformas de recrutamento;
  • Filtrar e fazer a triagem de candidatos de acordo com um perfil pré-estabelecido pelo recrutador;
  • Organizar e simplificar os processos de contratação;
  • Reduzir  custos com demissões que poderiam ser evitadas com um processo seletivo mais inteligente.

Para aprender mais sobre como automatizar os processos dentro do setor de R&S, inscreva-se já no Mini curso por e-mail e receba semanalmente conteúdos super relevantes.

Mini Curso por E-mail de Automatização do RH


 

Gestão de Gente 2.0 – A nova Era do Recrutamento e Seleção

Com o fim das tarefas operacionais, sua equipe pode otimizar seu tempo focando seu trabalho em análises, desempenhos, resultados e estratégias. Além disso, você também poderá investir no que realmente importa: no desenvolvimento dos atuais colaboradores e na gestão estratégica de recursos humanos. Liberte-se do velho modelo, com suas planilhas, e-mails infindáveis e processos lentos e burocráticos. Entre para a nova Era de Recrutamento e trabalhe com toda a motivação de quem sabe que pode, verdadeiramente, cumprir sua missão de forma eficiente, inteligente e eficaz!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Férias coletivas: entenda como funciona e a sua regulamentação!

Férias coletivas podem gerar dúvidas nos profissionais de RH, principalmente em relação ao cumprimento das regras previstas na CLT. Além disso, nem sempre, todos os trabalhadores preenchem os requisitos necessários para os  continue lendo »

Games no recrutamento: como funciona e qual a sua importância?

Utilizar games no recrutamento é uma tendência cada vez mais forte que consiste no uso de mecânicas e práticas de jogos em ambientes corporativos. Tais jogos vão de avaliações de  continue lendo »

Você sabe o que é dissídio? Entenda como funciona e como é calculado

Dissídio é uma palavra bastante comum no ambiente empresarial, mas esse termo pode ser motivo de grande dor de cabeça para os gestores de recursos humanos, caso eles não tenham  continue lendo »

Adicional noturno: entenda as principais regras e como calcular

Você sabe quais as principais regras sobre o adicional noturno? Esse pagamento levanta diversas dúvidas no setor de recursos humanos. Afinal, o conhecimento da legislação é fundamental para entender seu  continue lendo »

Aviso prévio: o que você precisa saber sobre o assunto?

As regras de aviso prévio são frequentemente aplicadas no cotidiano do setor de Recursos Humanos. Isso porque, querendo ou não, a demissão de funcionários faz parte da rotina do departamento.  continue lendo »

Pedido de demissão: entenda como funciona o processo

O pedido de demissão é um tema que gera muita confusão, tanto para empregadores quanto para funcionários. Profissionais de RH devem estar atentos a todas as etapas do processo, desde a carta de  continue lendo »