Jornada do candidato: por que você precisa dominar esse assunto?

15 de março de 2018
Kenoby

Todo processo de recrutamento e seleção de profissionais é, também, uma jornada do candidato: possui início, meio e fim. Conhecer essas etapas e as técnicas adequadas para otimizá-las é um grande diferencial capaz de potencializar o negócio.

Imagine o processo de compra dos clientes finais — desde o reconhecimento de uma necessidade até a compra do produto —, é uma verdadeira jornada. No caso dos candidatos, essa jornada envolve desde a descoberta da vaga até a seleção para ocupar o cargo.

Todavia, não basta entender que existe uma jornada: ainda mais importante é conhecer as técnicas eficazes para otimizá-la. Nos dias atuais, é possível falar desde software de contratação, formulação da marca empregadora até o Fit Cultural.

Pensando em tudo isso, elaboramos este pequeno guia. Aqui você vai entender a jornada do candidato, suas principais etapas e como torná-la ainda mais eficaz. Boa leitura!

A importância de entender a jornada do candidato

Em primeiro lugar, é preciso entender a importância da jornada do candidato. Atualmente, qualquer empresa deseja ter profissionais talentosos em seu quadro de trabalho. “Gente” qualificada é sinônimo de bons resultados e objetivos táteis, certo?

Para encontrar e contratar esses profissionais, no entanto, é preciso estudar e aprimorar o processo seletivo, deixando-o mais eficaz do que o dirigido por outras empresas.

Nesse contexto, torna-se primordial arquitetar uma marca empregadora, investir copiosamente na atração e retenção, bem como no bem-estar interno.

Pensando nisso, preparamos um material para te ajudar com esse desafio. Faça o download gratuito do Manual para desenvolver a Marca Empregadora.

Contudo, sem entender a jornada do candidato, esses investimentos não serão cuidadosos.

Conhecer a jornada do candidato é, igualmente, uma forma de entender os pontos de contato, as fraquezas do processo seletivo, os sonhos e desejos dos profissionais que se inscrevem em cada vaga. Logo, torna-se possível agir com maior eficiência.

Pense e responda: como os talentos encontram as vagas em aberto? Por que se inscreveram na seleção? O que mais chama a atenção deles? Para responder essas e outras questões, é preciso conhecer profundamente a jornada dos candidatos em sua empresa.

As etapas da jornada do candidato na seleção

Antes de qualquer coisa, deve-se entender que a jornada do candidato pode variar de empresa para empresa. Logo, é preciso fazer uma “varredura” com foco específico no seu negócio. Aqui estão descritas as principais etapas:

Descoberta

Para que uma pessoa inscreva-se em qualquer processo seletivo, deve ter um prévio conhecimento dele. Isto é, preciso descobri-lo! Isso pode acontecer de diversas formas, desde um bate-papo informal com amigos até uma busca em páginas de emprego.

Interesse

Imagine que um ex-diretor de operações em busca de recolocação no mercado encontre uma vaga para auxiliar administrativo. Houve a descoberta, contudo, não haverá nenhum interesse, provavelmente. É importante que o candidato sinta-se interessado pelo cargo, pela empresa e equipe de trabalho, resultando na próxima etapa.

Candidatura

Não é possível forçar um candidato a se inscrever no processo de seleção. É primordial que ele sinta-se suficientemente atraído para isso. A candidatura refere-se a um envolvimento maior do candidato com a empresa, sinalizando que deseja trabalhar nela.

Seleção

O processo de seleção consiste em um conjunto de práticas obstativas, alocadas estrategicamente para que o candidato ideal seja identificado. É preciso garantir uma boa experiência ao candidato ao longo da seleção, assegurando que permaneça engajado até o fim.

Contratação

O final da jornada consiste na efetivação do contrato, isto é, a contratação do profissional selecionado. Para tanto, é preciso contar com a ajuda do departamento pessoal (DP), assegurando a regularidade da relação empregador-empregado.

Os passos para potencializar a jornada do candidato

Utilize os canais corretos para o recrutamento

É preciso utilizar os meios adequados para fazer-se visto pelos candidatos, dando início a primeira etapa da jornada. O meio de anúncio das vagas pode variar bastante, mas a internet é um dos canais mais eficazes na atualidade.

Então, use as redes sociais, páginas de emprego, páginas de nicho e assim por diante. Contudo, para fazer um adequado gerenciamento dos diversos canais e potencializar os resultados obtidos, é importante contar com um software de recrutamento e seleção.

Construa uma marca empregadora

Na gestão de pessoas, um assunto cada vez mais discutido é a construção de uma marca no intuito de atrair e reter gente talentosa: o famoso employer branding.

É preciso construir uma marca capaz de chamar a atenção e despertar o interesse dos candidatos, fazendo com que se candidatem para a vaga em aberto. Para tanto, é importante conhecer o passo a passo para formular a marca empregadora.

Aprenda a vender o “peixe” da empresa

Todo profissional de RH deve-se considerar, também, um vendedor. Ele é responsável por vender a “empresa” para os talentos, garantindo que fiquem interessados em ocupar o cargo e desempenhar um excelente trabalho diariamente.

Para isso, aproveite para falar do propósito da empresa, do modelo de liderança, da cultura de meritocracia e da liderança pelo exemplo. Mostre o que há de melhor na empresa, objetivando engajar o candidato ao longo do processo seletivo.

Melhore a experiência ao longo da seleção

A seleção é uma etapa composta por diversas fases (dinâmicas, provas, entrevistas, testes etc.). Quando mal gerenciadas, essas fases tornam-se “travosas” e cansativas, degradando a experiência dos candidatos inscritos — por isso, muitos abandonam  o processo.

É preciso garantir uma excelente experiência no processo: cumpra rigorosamente os horários antes estabelecidos, envie feedback em tempo hábil e invista em uma comunicação clara. Com isso, melhores resultados serão alcançados.

Contrate e integre o melhor à equipe de trabalho

Como etapa final da jornada, é preciso contratar o novo profissional, depois integrá-lo à equipe e ao ambiente de trabalho. Quanto mais rápido o candidato se sentir integrado e parte do “time”, mais rápido poderá desempenhar suas funções com qualidade.

O processo de integração precisa ser muito bem estruturado, entendendo sua importância para o trabalho dos funcionários. É necessário mostrar a missão, os valores estabelecidos e a história da empresa no ambiente de trabalho.

Agora que você está por dentro do assunto, é fundamental analisar a jornada do candidato em sua empresa e otimizar cada uma das etapas. Logo, será possível atrair, reter e engajar gente talentosa na busca por ótimos resultados!

Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo e leia nosso artigo sobre o trabalho de um analista de recrutamento e seleção. O que acha?

Rating: 5.0/5. From 4 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

Kit - Entrevista de Candidatos

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Planejamento de RH: passo a passo completo para elaborá-lo

O papel do setor de recursos humanos (RH) nas corporações se transformou muito nas últimas décadas. Deixando de ser apenas uma área burocrática, o RH se tornou um núcleo com  continue lendo »

Dinâmicas de grupo: sabia tudo sobre a sua importância!

As dinâmicas de grupo são atividades quase sempre presentes ao longo do processo seletivo, mas é preciso entender sua importância para o sucesso da contratação. Como essa prática influencia na aquisição  continue lendo »

Tipos de recrutamento: interno, externo, misto e online. Conheça todos!

Conhecer os tipos de recrutamento pode ser uma carta na manga para encontrar o profissional mais qualificado. Assim, será possível colocar as pessoas certas nos lugares certos, gerando maior eficiência  continue lendo »

Experiência do candidato: garantindo a satisfação no processo seletivo

Recrutar e contratar talentos são atividades primordiais para a empresa e RH em específico, por meio dela é possível captar e integrar talentos. Deve-se, no entanto, pensar na experiência do  continue lendo »

A importância da diversidade no ambiente de trabalho

Toda empresa tem um papel social importante, não é mesmo? Em uma sociedade com tamanha multiplicidade cultural, é importante que as organizações desenvolvam uma postura madura para encarar as diferenças.  continue lendo »