Employer Branding no Recrutamento e Seleção: Veja o que você aprenderá sobre isso no 2º Kenoby Talks

26 de outubro de 2017
Kenoby

Nos dias de hoje, muito se fala sobre Employer Branding (ou Marca Empregadora) e a importância que ela tem perante o negócio e o mercado em geral. Aproveitando a palestra que a CEO da Love Mondays, Luciana Caletti, realizará no 2º Kenoby Talks, este post trará alguns motivos para você investir na construção de uma boa estratégia de marca empregadora.

Mas afinal, o que é “marca empregadora”?

Segundo o Manual para desenvolver a Marca Empregadora da Kenoby, a resposta é: “(…) uma imagem construída ao redor da empresa de modo que as pessoas se sintam atraídas para trabalhar nela. Basicamente, a estratégia é conquistar os melhores candidatos.”

Os benefícios de uma boa marca empregadora vão muito além de encontrar e conseguir conquistar o candidato certo. Abaixo, serão listados alguns motivos que respondem a pergunta do título:

Vantagens de uma marca empregadora forte

1. Diminuir o custo do processo de seleção

A lógica é a seguinte, ao construir uma boa marca empregadora, a tendência é conquistar o candidato escolhido de forma mais rápida, o que reduz as horas de trabalho despendidas na ação.

Um exemplo é a situação a seguir, algo bastante comum no mundo corporativo:

José é um Gerente de Logística e está sendo disputado por duas companhias, “A” e “B”. A empresa A é muito bem vista no mercado por ter um ambiente de trabalho muito saudável e por impulsionar as carreiras de seus colaboradores.

Já a empresa “B”, não tem uma fama muito boa e é conhecida por oferecer poucas oportunidades de crescimento e de ascensão.

Com isso, podemos admitir que a chance de José escolher a empresa “A”, mesmo por um salário menor, por exemplo, é maior do que a de ele optar pela concorrente.

A conclusão que chegamos é que, enquanto a companhia com uma boa estratégia de marca empregadora, “A”, atraiu a sua primeira opção e encerrou o processo seletivo em um curto espaço de tempo, a companhia “B”, além de não conseguir a contratação de sua primeira opção, ainda terá de dispor de mais recursos (tempo, dinheiro, etc..) para efetuar a contratação, gerando mais custos.

2. Reduzir o turnover

Existe uma grande relação entre turnover e colaboradores satisfeitos e alinhados com a ideologia da companhia. As organizações têm lutado para mitigar esse acontecimento e reter seus talentos pelo maior tempo possível.

A marca empregadora entra como uma boa estratégia para alcançar a redução desse índice.

Esse tema também será abordado pela Luciana em sua palestra sobre marca empregadora no 2º Kenoby Talks. Porém, adiantando um pouquinho o assunto, ao se apresentar como uma das melhores empresas para se trabalhar no mercado, as opções de mudança dos colaboradores são reduzidas. A ideia é minimizar os motivos para que os funcionários queiram sair.

3. Aumentar a produtividade

Os colaboradores têm papel fundamental tanto na construção, quanto na manutenção da marca empregadora. Eles são o principal canal da companhia quando se trata desse tema.

Mesmo não sendo o que atinja o maior número de pessoas, a palavra negativa de um colaborador insatisfeito ou até mesmo desalinhado com a cultura organizacional é o suficiente para uma grande rejeição por parte do público.

Ao trazer esse grupo para dentro da estratégia da empresa e empoderá-lo como embaixadores da marca, automaticamente, se nota mais motivação, o que acaba impactando na produtividade geral da companhia.

Abaixo, você pode conferir outras vantagens decorrentes da construção de uma marca empregadora solida para a empresa.

  • Aumento da quantidade de candidatos por vaga;
  • Crescimento da taxa de assertividade das contratações;
  • Redução do tempo de fechamento das vagas; e
  • Valorização dos atuais colaboradores.

Esta é somente a ponta do iceberg! A palestra da Luciana da Love Mondays, no 2º Kenoby Talks, vai trazer muito mais conteúdo sobre esse tema. Novos conceitos, tendências, cases, dicas, e mais um monte de coisa.

Além da da CEO, o 2º Kenoby Talks entregará muitas novidades e temas relevantes para o setor de Recrutamento & Seleção, como Inteligência Artificial, Design Thinking, entre outros.

Sendo o maior evento de R&S do Brasil, a 2ª edição desse projeto promete oferecer palestrantes renomados, como o diretor de RH do LinkedIn e o CEO da Xerpa, muito aprendizado e networking com diversos profissionais.

E aí? O que acha de aprender muito mais sobre o presente e o futuro da área de Recrutamento e Seleção?

Não perca essa oportunidade! Os ingressos são  Clique na imagem abaixo para garantir a sua vaga no maior evento de Recrutamento e Seleção do Brasil.

2º Kenoby Talks - Garanta a sua vaga!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Employer branding: como aplicar esse conceito?

O employer branding é uma estratégia cada vez mais usada, especialmente pelas grandes companhias do mercado. Com ela, é possível atrair gente realmente talentosa para compor o quadro de funcionários  continue lendo »

LinkedIn: Confira 5 dicas para aumentar os seguidores da empresa

Redes sociais têm sido cada vez mais úteis para aproximar empresas de candidatos. Nesse sentido, o LinkedIn é uma das mais importantes ferramentas do momento, uma vez que o foco  continue lendo »

Entenda o que é uma marca empregadora

O processo de promoção da imagem de uma empresa, em que a organização é tida como referência quando o assunto é um bom lugar para se trabalhar, é conhecido como  continue lendo »