Listamos os melhores livros de RH dos últimos tempos. Confira!

15 de junho de 2018
Kenoby

Um bom profissional deve sempre buscar novas informações e se manter atualizado dentro do seu campo de atuação. O mesmo vale para o setor de Recursos Humanos, que está enfrentando um período de mudanças e tem um foco muito mais estratégico, voltado para a gestão de pessoas. 

Para ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista com os melhores livros de RH para facilitar sua rotina e estimular o crescimento profissional. Confira!

O RH e as novas tecnologias

Diante de tantas mudanças e ferramentas digitais que fazem parte do nosso cotidiano, o RH tenta acompanhar e ter uma abordagem mais condizente com as necessidades atuais.

Há uma série de cursos de atualização, pós-graduações e conteúdos que podem colaborar nessa corrida contra o tempo. Mas o acesso a livros sobre o assunto também é importante para promover mudanças profundas e mudar o paradigma sobre alguns assuntos envolvendo o setor de RH.

O conhecimento contínuo sobre o tema é indispensável para se manter relevante no mercado de trabalho e alcançar bons resultados! Para aplicar esse conhecimento, uma boa dica é mensurar frequentemente a performance do seu R&S para aplicar os aprendizados.

Uma forma de aprender mais, inclusive sobre a aplicação da tecnologia no R&S é se inscrevendo gratuitamente no mini curso por e-mail sobre automatização do rh.

 

Vamos, agora, à lista com 12 títulos essenciais para o profissional de RH:

1. Bom chefe, mau chefe — Robert Sutton

Esse é um dos livros de RH de cabeceira dos profissionais. Nele, o professor de Stanford e PhD Robert Sutton dá orientações e exemplos sobre como exercer uma boa liderança, além de mostrar em que tipo de chefe a pessoa não deve se espelhar.

O livro traz dicas preciosas de comportamento em situações delicadas e corriqueiras na vida das pessoas que comandam equipes, como demissões e advertências.

2. Como dizer? A arte de dar e receber feedback — Eliana Pitta

Nessa obra, Pitta fala sobre a “cultura do feedback”, abordando a importância dessa prática para a gestão de pessoas e sucesso da empresa. O livro traz, ainda, diversas dicas para feedbacks bem feitos, que possibilitam a correção de falhas sem afetar o relacionamento com o funcionário.

3. Gestão de pessoas: um novo papel do Recursos Humanos nas organizações — Idalberto Chiavenato

O livro fala sobre a gestão de pessoas, peça chave do RH atual e competência exigida pelas empresas. O autor aborda seis ações que, segundo ele, são essenciais para a realização de um bom gerenciamento: agregar, recompensar, monitorar, desenvolver, manter e aplicar pessoas.

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

Um verdadeiro clássico, esse livro é útil não só dentro das empresas, mas também para as relações pessoais e melhora do convívio em sociedade. A obra aborda técnicas para melhorar a conexão com as pessoas e aprimorar habilidades de comunicação.

Dentro do ambiente corporativo, ele pode ajudar tanto na liderança como no relacionamento com colegas e até mesmo com sócios.

5. Planejamento de Recursos Humanos — Maria Diva da Salete Lucena

Esse livro de RH pode fazer toda a diferença para os profissionais dessa área. Nele, a autora aborda a visão estratégica do departamento, fala sobre planejamento organizacional, avaliações de desempenho, planos de sucessão e desafios para reter os profissionais da geração pós Y, entre diversos outros assuntos que preocupam o RH atual.

6. A empresa na velocidade do pensamento — Bill Gates

É uma obra importante para esse momento disruptivo e permeado pela tecnologia que estamos vivendo. Nela, Gates analisa como o digital está afetando e transformando relações e como isso interfere na comunicação com clientes e funcionários.

7. Gestão de pessoas em empresas inovadoras — Jean Pierre Marras

O autor fala sobre as principais mudanças na abordagem da gestão de pessoas e sobre a adesão a um modelo estratégico contemporâneo. Ele aborda também os impactos da globalização e do novo modelo corporativo, ao mesmo tempo em que tenta responder perguntas sobre a queda no nível de emprego e a compatibilidade entre a cultura paternalista e a gestão democrática nas empresas brasileiras.

8. Competência: a chave de desempenho — Cecília Bergamini

Essa obra fala sobre a competência individual como um diferencial competitivo, com uma visão sobre o potencial presente em cada um e a importância de gostar do que faz para alcançar o sucesso.

É um título indicado a todos os que precisam despertar o melhor nas pessoas, como líderes, mentores e coordenadores de equipe. Também pode ajudar na gestão de competências e desenvolvimento de habilidades.

9. The power of people —  Jonathan Ferrar, Sheri Feinzig, Nigel Guenole

Livro essencial para quem pretende começar a usar dados na gestão de pessoas da empresa. Os três autores são especialistas em People Analytics e trazem estudos de casos, nos quais demonstram as melhores práticas na análise de dados em RH.

10. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo — Jeff Sutherland

Esse livro é uma indicação para os profissionais de qualquer área que pretendem aumentar sua produtividade e realizar muito mais. O método Scrum pode ser aplicado em qualquer projeto corporativo, ajudando a organizar melhor a equipe com a metodologia ágil e dinâmica das startups.

11. Descubra seus pontos fortes —  Donald O. Clifton e Marcus Buckingham

Os autores mostram como os pontos fortes dos funcionários são negligenciados pelas empresas, que focam apenas nos pontos fracos e acabam criando uma cultura desmotivadora e que desperdiça grandes talentos.

O foco da obra é mostrar como grandes empreendedores e pessoas de sucesso atingiram excelentes resultados lapidando suas maiores qualidades. Ele é essencial para quem lida de perto com gestão e desenvolvimento de pessoas.

12. Inteligência emocional —  Daniel Goleman

O psicólogo Goleman procura desvendar o significado do termo Inteligência Emocional a partir de exemplos do cotidiano, mostrando a importância do controle das emoções para a vida do indivíduo e como a sua falta pode afetar carreiras promissoras, apontando a superioridade da inteligência emocional sobre o Q.I. para o sucesso.

O autor traz uma abordagem técnica aliada a dicas que podem ser facilmente assimiladas e aplicadas no cotidiano.

Pronto! Indicamos neste post os melhores livros de RH que vão ajudar você na formação profissional e contribuir para uma performance mais produtiva. Quem sabe você não consegue propor uma ideia nova que pode melhorar a gestão de pessoas ou coordenação de projetos na sua empresa?

Para que mais colegas de trabalho tenham acesso a essas informações, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Remuneração variável: o que é e como funciona? Descubra!

A remuneração tradicional é um fator estratégico para atrair e reter talentos. Mas é necessário ter prudência: elevá-la pode prejudicar a rentabilidade da empresa. Por essa razão, vários empresários e  continue lendo »

Como fortalecer a cultura organizacional da minha empresa?

Saber como fortalecer a cultura organizacional é essencial a todo gestor que deseja estabelecer valores em sua empresa. Quando existe uma cultura sólida, todos entendem o que deve ser priorizado  continue lendo »

Como implementar um RH estratégico na minha empresa?

Nos últimos anos, muitos artigos propuseram-se a falar do RH estratégico, mas poucos explicaram como ele realmente funciona e como pode ser aplicado na empresa. Por causa disso, decidimos esclarecer  continue lendo »

O que é um organograma linear? Conheça suas vantagens!

Amplamente utilizado para representar a hierarquia e as atribuições dos diferentes cargos de uma empresa, o organograma pode ter diferentes apresentações, dependendo do tipo de informação que se deseja detalhar.  continue lendo »

O que é um organograma vertical? Conheça suas vantagens!

De todos os modelos de representação para a organização administrativa de uma empresa, pode-se dizer que o organograma vertical é o mais popular. Por mostrar de forma mais clara a  continue lendo »

Business Partner: o que faz, quanto ganha e mais!

Você sabe o que faz o Business Partner (BP)? A função, que se populariza cada vez mais entre os profissionais de Recursos Humanos no país, ainda gera dúvidas quanto às  continue lendo »