20 livros de RH que todo gestor de recursos humanos deve ler

Você já deve ter ouvido muito que um profissional de gestão de pessoas que deseja se destacar em sua área precisa estar sempre estudando e indo atrás de artigos, livros de RH e cursos para se atualizar.

Esta necessidade de reciclagem, que é normal em todos os setores, está ainda mais latente em Recursos Humanos, que hoje passa por um processo de transformação, onde novas tecnologias, processos e estratégias estão inundando a vida dos RHs de forma cada vez mais presente.

Quem não acompanhar esse movimento, será deixado para trás.

Pensando nisso, escolhemos a dedo uma lista com os 20 melhores livros de RH para trazer mais resultados em seu trabalho.

Nesta lista você não vai encontrar os livros tradicionais de Recursos Humanos, pois esses você com certeza já leu.

Optamos por livros de Gestão de Pessoas, Comportamento Humano e Negócios (já que nossa área tem que ser voltada a tornar as áreas fins mais produtivas) para gerar inspiração e impacto no seu dia-a-dia. Confira:

Gestão de Pessoas

1. Equipes 100% Energizadas (Heike Bruch)

Imagem da Capa do livro equipes 100 por cento energizadas representando livros para rhA obra de Heike Bruch e Bern Vogel tem muito a dizer sobre a importância de estabelecer e nutrir um ambiente onde os líderes possam impulsionar a energia de sua organização e inflamar o alto desempenho da organização.

Com base em uma extensa pesquisa, os autores mostram como identificar tipos de energia negativos.

Também abordam que, quando aproveitamos todo o nosso potencial para atingir nossas metas com altos níveis de paixão, agilidade mental e esforço, somos significativamente mais inovadores e crescemos mais rápido.

2. Conversas Cruciais (Kerry Patterson)

imagem da capa do livro conversas cruciais representando livros para rhEste livro se concentra em técnicas sobre como manter diálogos em um espaço positivo quando cercado por emoções altamente carregadas. Suas descobertas são baseadas em 25 anos de pesquisa com 20.000 pessoas.

O interessante é que ele oferece insights sobre a psiquê humana em torno de relacionamentos e interações, comunicações e relacionamentos uns com os outros e com o mundo das coisas que podem dar errado - que dão errado - diariamente.

3. Competência: a Chave para o Desempenho (Cecilia Whitaker Bergamini)

Imagem da capa do livro Competencia a chave para o desempenho representando livros para rh

A obra da autora Cecília Bergamini analisa a competência de cada colaborador como um valor competitivo e como ela pode ser fomentada sem perder sua essência.

 Competências técnicas e comportamentais devem ser desenvolvidas tanto internamente, via autoconhecimento, quanto pela gestão de mentores e líderes no ambiente de trabalho. 

4. Um Novo Jeito de Trabalhar (Laszlo Bock)

Imagem da capa do livro Um novo jeito de trabalhar representando livros para rhEste livro foi escrito por Laszlo Bock, Vice-Presidente de Operações e Equipes do Google, e mostra o que a gigante da internet fez e faz de diferente para ser uma das empresas mais criativas e bem sucedidas do mundo.

Bock realizou uma grande investigação sobre como uma filosofia de trabalho foi capaz de trazer os melhores talentos para a empresa e garantir que eles se desenvolvessem, ficassem felizes e tivessem sucesso.

A partir disso, ele nos mostra com vários exemplos práticos ações que melhoraram o desempenho e satisfação dos googlers.

Um Novo Jeito de Trabalhar

5. The Power of People (Jonathan Ferrar, Sheri Feinzig, Nigel Guenole)

Imagem da capa do livro The Power of People representando livros para rhSe você quer começar a usar dados para melhorar os resultados dos recursos humanos da sua empresa, este é um dos principais livros de RH que você precisa ler.

Nesta obra, os três grandes especialistas em análise da força de trabalho trazem estudos de caso que vivenciaram e tudo que aprenderam em anos de trabalho com People Analytics.

Você aprenderá por onde começar, como gerar resultado rapidamente, quais são as melhores práticas e como gerar ainda mais valor, trazendo uma mentalidade analítica para todo o RH.

6. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland)

Imagem da capa do livro Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo representando livros para rhVocê acredita que seu trabalho e o dos seus colaboradores não são tão produtivos como poderiam ser? Então leia este livro.

Scrum é um método prático e incrível que surgiu no meio de tecnologia, mas que pode muito bem ser transposto para qualquer área de uma empresa.

Aprenda a organizar melhor seus projetos e equipes, e a melhorar a produtividade dos projetos da sua empresa, tudo o que precisa para levar a metodologia ágil das startups para a sua área de RH.

Scrum

7. Design Thinking (Tim Brown)

imagem da capa do livro design thinking representando livros para rhDe acordo com Tim Brown, autor do livro: “Design thinking é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação, que se baseia no kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do negócio.”

Até agora, o design thinking foi usado principalmente para criar uma abordagem focada no cliente para projetar e comercializar produtos.

No entanto, os líderes de RH atuais estão percebendo que podem usar essa metodologia para criar experiências melhores para a área. 

Aprenda tudo o que precisa sobre Recrutamento e Seleção com nosso curso gratuito!

Banner curso de recrutamento e seleção para alta performance 2.0

Comportamento Humano

8. A Marca da Vitória (Phil Knight)

imagem da capa do livro a marca da vitoria representando livros para rh

Descobrimos que muitas das características do fundador de uma das marcas mais valiosas do mundo são consistentes com as de outros empreendedores altamente bem sucedidos.

Ter paixão, persistência, além de um estilo de gerenciamento mais livre foram elementos indispensáveis para uma jornada sustentável de crescimento.

"Não diga às pessoas como fazer as coisas, diga o que fazer e deixe que elas o surpreendam com os resultados.", é um dos vários ensinamentos que você vai encontrar na obra.

O senso de cultura também é outro diferencial: Knight contratou pessoas que acreditavam e adoravam sapatos, pessoas com um senso de propósito coletivo que ajudou a levar a empresa a novos patamares.

A Marca da Vitória

9. A Quinta Disciplina (Peter Senge)

imagem da capa do livro A quinta disciplina representando livros para rhO propósito da Quinta Disciplina é transformar as corporações em organizações de aprendizagem e criar ambientes de aprendizagem.

O autor explica quais são as 5 disciplinas e descreve as 7 dificuldades de aprendizagem que cada um de nós encontra e como podemos superá-las.

Domínio pessoal, superação de modelos mentais, construir uma visão compartilhada são algumas dessas disciplinas. A obra é recheada de histórias, experiências pessoais e know-hows .

A Quinta Disciplina

10. Descubra seus pontos fortes (Marcus Buckingham)

Imagem da capa do livro descubra seus pontos fortes representando livros para rhA principal ideia desta obra é focar na melhoria dos pontos fortes dos membros de sua equipe ao invés de eliminar suas fraquezas. 

Você acaba por entender como construir uma organização baseada nesses pontos fortes, que são: Foco, responsabilidade, significância, crença e maximização. 

Marcus também afirma que acaba sendo contraproducente avaliar todos com base nos mesmos critérios e enfocar nas fraquezas. Muito melhor, portanto, é reconhecer e nutrir os talentos de cada cargo.

11. Garra - O poder da paixão e da perseverança (Angela Duckworth)

Imagem da capa do livro Garra - O poder da paixão e da perseverança representando livros para rhNeste livro a psicóloga Angela Duckworth mostra os resultados que fez em uma extensa pesquisa para identificar os fatores chaves para pessoas que tiveram realizações incríveis.

O principal ponto que ela mostra é que uma mistura de perseverança e paixão, que ela chama de “garra”, é um fator muito mais forte que talento puro.

Com exemplos práticos de sua pesquisa, ela narra histórias inspiradoras que nos mostram o que se passa na cabeça das pessoas durante as derrotas e como isso pode ser o fator de diferença para o sucesso.

Garra

12. Criatividade S/A (Ed Catmull)

Imagem da capa do livro Criatividade S/A representando livros para rhSabe qual é a fórmula de sucesso por trás de filmes que adoramos como Toy Story ou Procurando Nemo?

O autor desse livro nos mostra isso, através da trajetória da Pixar, empresa que ele fundou junto com Steve Jobs.

Ele conta com detalhes como se pode construir uma cultura de criatividade num ambiente corporativo, que nem sempre dá abertura a isso, e como essa cultura pode ajudar uma empresa a se tornar bem sucedida.

Criatividade S/A

13. Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

Imagem da capa do livro Inteligência Emocional representando livros para rhDaniel Goleman junta uma rigorosidade científica à sua experiência como psicólogo para examinar questões que muitas vezes podem ser consideradas polêmicas, tentando desvendar o conceito de Inteligência Emocional.

A partir de exemplos do cotidiano, ele mostra como o controle das emoções é um fator chave para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo, e como a falta desse controle pode ser prejudicial na vida de uma pessoa, chegando a abalar carreiras com grande potencial.

14. Reinvente sua Empresa (David Heinemeier Hansson)

Imagem da capa do livro Reinvente sua Empresa representando livros para rhJá pensou que fazer menos coisas pode impulsionar um crescimento maior para sua empresa? Parece estranho, não é?

Mas é isso que os autores deste livro mostram com suas experiências em negócios bem sucedidos.

Eles criticam várias ideias tradicionais, criticam os workaholics e pregam a ideia de que você deve produzir poucas coisas muito boas, ao invés de muitas coisas razoáveis.

Negócios

15. Execução: A Disciplina para Atingir Resultados – (Ram Charan & Larry Bossid)

Imagem da capa do livro Execucao, a Disciplina para Atingir Resultados representando livros para rhEste livro é sobre o ingrediente primordial da gestão de negócios: execução. Muitas vezes, estamos tão concentrados na estratégia que esquecemos como colocá-la em prática.

E a obra vai guiá-lo por meio dos estágios bagunçados e turbulentos de realmente fazer acontecer.

Afinal, a construção de estratégias e a criação de visões é absolutamente crucial,  mas a entrega rigorosa de metas é igualmente importante.

16. Como o Google Funciona (Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg)

Imagem da capa do livro Como o Google Funciona representando livros para rhEric e Jonathan cobrem um vasto território sobre a liderança do gigante do vale do Silício. O livro estabelece uma "nova era" de práticas de gestão e recursos humanos.

São práticas para aqueles que confiam em pessoas inteligentes e querem fazer parte da criação de algo especial.

E a implementação delas nos desafia a repensar o papel dos recursos humanos. Para isso, atraia e contrata o que o Google chama de "criativos inteligentes", com conhecimento técnico, experiência prática, entre outras características.

Como o Google funciona

17. Primeiro, Quebre Todas as Regras (Marcus Buckingham e Curt Coffman) 

Imagem da capa do livro Primeiro Quebre todas as Regras representando livros para rhOutra obra de Buckingham, o livro é baseado no "maior estudo de seu tipo, realizado em todos os lugares".

A conclusão: Hoje é difícil para a maioria das empresas ter uma vantagem competitiva em produtos ou serviços. O último grande recurso para distinguir um negócio do outro é o capital humano - os funcionários.

Mas a maioria das empresas ainda foca seu gerenciamento de forma convencional. E é justamente esse o questionamento que ele nos mostra: como medir a força de um local de trabalho em relação à produtividade, lucratividade, retenção de funcionários e satisfação do cliente.

18. Empresas Feitas para Vencer (Jim Collins)

Imagem da capa do livro Empresas Feitas para Vencer representando livros para rhNesta obra incrível, Jim Collins se propõe a responder quais são os fatores que fazem empresas boas, medíocres e até as ruins se transformarem em empresas que têm um sucesso duradouro.

A partir de uma pesquisa extensa ele nos traz exemplos, muitas vezes contra intuitivos, que podem ser aplicados na cultura de uma empresa desde sua criação para que ela possa atingir a excelência.

Empresas Feitas Para Vencer

19. O Verdadeiro Poder (Vicente Falconi)

Imagem da capa do livro O Verdadeiro Poder representando livros para rhEscrito pelo renomado consultor e administrador Vicente Falconi, este livro compartilha exemplos e casos reais de sua carreira.

Toda a abordagem envolve pontos fundamentais para uma organização, privada ou pública, crescer de forma saudável e se desenvolver.

 

20. A Startup Enxuta (Eric Ries)

Imagem da capa do livro A Startup Enxuta representando livros para rhAposto que se você não trabalha em uma startup deve estar pensando que pode pular esta obra, afinal os ensinamentos aqui não valeriam para empresas grandes e bem estabelecidas, não é?

Mas é aí que você se engana.

“A Startup Enxuta” mostra uma nova forma de abordar problemas e projetos, que pode ser aplicada tanto em empresas de garagem como por profissionais inovadores em empresas grandes, e que traz muito mais agilidade e menos desperdício de esforço.

A Startup Enxuta

Gostou dessas recomendações de livros de RH? Aproveite também para expandir os seus conhecimentos em RH com os cursos gratuitos da Gupy Academy!

 

Compartilhe

Receba conteúdos de RH e DP

Compartilhe

Link Copiado! :)