Métodos de avaliação de desempenho: como eles impactam sua empresa?

11 de setembro de 2018
Kenoby

As avaliações de desempenho são importantes para o crescimento das organizações e podem ser usadas em corporações de qualquer porte. Mas para que você consiga aplicá-las com sucesso, é importante conhecer os diferentes métodos de avaliação de desempenho.

Neste post explicamos o que são, para que servem e quais os tipos de avaliações de desempenho. Acompanhe para entender melhor o assunto!

O que são avaliações de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta usada pelas empresas que procuram avaliar a performance de um funcionário.

Com ela, você pode mensurar as competências técnicas e comportamentais, percebendo quais são os pontos fortes desses profissionais e em quais aspectos eles podem se desenvolver.

As avaliações de desempenho não servem apenas para obter o melhor dos colaboradores, mas também contribuem para o desenvolvimento profissional dos mesmos, aumentando o desempenho e a motivação da equipe.

Antes de continuar, aproveite e baixe agora alguns templates de feedback por e-mail que separamos para você!

Como a avaliação de desempenho impacta no recrutamento e seleção?

Além de avaliarem funcionários já contratados, as avaliações de desempenho também podem ajudar no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores.

A partir da avaliação, a empresa consegue traçar o perfil de um profissional ideal para o cargo, identificando quais habilidades impactam no exercício da função e trazem melhores resultados.

Com isso, o processo de recrutamento e seleção pode ser melhor direcionado, aumentando as chances de contratação de uma pessoa que realmente consiga atender às necessidades e expectativas da empresa.

A seguir, veja alguns dos principais tipos de avaliação de desempenho.

Quais são os principais métodos de avaliação de desempenho?

90 graus

As avaliações 90 graus são realizadas pelo líder direto, que vai dar suas impressões sobre o funcionário e a qualidade do seu trabalho. Para que funcione, é importante que sejam deixados claros os indicadores de desempenho usados e o que é esperado da equipe.

Essa avaliação exige honestidade e integridade do gestor, para que preferências pessoais não interfiram no processo.

180 graus

Nesse modelo, a avaliação é realizada em parceria com o funcionário e seu gestor. Ou seja, ambos têm a oportunidade de avaliar um ao outro simultaneamente.

Como principal vantagem, a avaliação 180 graus traz uma excelente oportunidade de discussão sobre a realização e condições de trabalho, performance e relacionamento no ambiente de trabalho.

360 graus

Muito comum nas grandes empresas, as avaliações 360 graus contam com a participação do gestor, do próprio funcionário e também de colegas e pessoas que lidam diretamente com o avaliado. Nesse tipo de avaliação, todos podem dar sua opinião sobre os pontos fortes e fracos do funcionário.

Para que obtenha sucesso, essa técnica depende de um grau de maturidade elevado dos participantes. Em compensação, pode revelar aspectos do cotidiano que passam despercebidos pelo gestor e que podem contar de maneira favorável ao avaliado no resultado final.

Autoavaliação

Uma das premissas para o desenvolvimento individual, seja no ambiente profissional ou em questões pessoais, é o autoconhecimento.

Como o próprio nome sugere, na autoavaliação o colaborador identifica seus pontos positivos e procura oportunidades de melhora.

Ao julgar seu próprio desempenho, surge a oportunidade de crescimento motivado por crenças particulares, o que em muitos casos encontra menos resistências do que quando os erros são apontados por terceiros.

Agora que você já conhece os principais métodos de avaliação de desempenho e como eles podem impactar a sua empresa, avalie qual deles é o mais indicado para a sua equipe e comece a implantá-lo já!

Aproveite para assinar a nossa newsletter e ter acesso a mais conteúdos voltados para a seleção e gestão de talentos.

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Teste psicológico em recrutamento e seleção: conheça essa prática!

A aplicação do teste psicológico em recrutamento e seleção de pessoas é uma das ferramentas que o RH vem aplicando em um esforço para escolher o funcionário mais adequado para  continue lendo »

Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados

Já faz algum tempo que as empresas concluíram que a avaliação de novos talentos não deve ser limitada à análise da qualificação e de experiências anteriores de um profissional. Por  continue lendo »

Entenda como fazer uma avaliação de desempenho na empresa

Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, como a autoavaliação ou avaliação em 360 graus. Para ajudar você nessa tarefa, criamos este post que ensina como fazer uma avaliação de desempenho  continue lendo »

Sua empresa conhece a importância dos testes psicológicos?

A maioria das empresas já descobriu a importância dos testes psicológicos durante os processos de recrutamento e seleção de novos talentos. Eles formam, junto com as entrevistas e a análise  continue lendo »

Como criar uma dinâmica de grupo: 3 dicas fundamentais para ter êxito nessa tarefa

Conheça os participantes, personalize as dinâmicas para cada grupo e trabalhar com modelos que exijam criatividade são alguns dos itens para quem quer saber como criar uma dinâmica de grupo.  continue lendo »

Conheça os 3 tipos de dinâmica de grupo mais criativos

Trocas de segredos, dinâmica do desafio e entrosamento entre equipes estão entre os tipos de dinâmica de grupo mais criativos existentes. Elas servem para tornar o recrutamento mais efetivo e,  continue lendo »