Motivação no trabalho: 8 estratégias para aumentar o engajamento

Vivemos em um cenário altamente competitivo devido a uma série de fatores, como a facilidade de acesso à internet e a forte presença tecnológica em praticamente todos os âmbitos da sociedade.

Com isso, o mercado de trabalho também é influenciado e a falta de motivação no trabalho se torna um dos principais motivos que levam o aumento do índice de turnover nas empresas.

Saber lidar com a nova demanda de profissionais ativos é um dos princípios para a retenção de talentos na organização. Contudo, essa tarefa exige um RH estratégico e que saiba se posicionar.

Investir na capacitação dos colaboradores, reconhecer os seus esforços, valorizar os membros da equipe e proporcionar um clima organizacional agradável são apenas algumas das atitudes que devem ser colocadas em prática.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você saiba como aumentar a motivação no trabalho por meio de 8 estratégias indispensáveis. Continue a leitura do artigo para entender mais sobre o assunto!

Neste conteúdo, você verá as seguintes informações:

  • 1. Estabeleça metas realistas;
  • 2. Dê feedbacks sempre que possível;
  • 3. Invista em treinamento e qualificação da equipe;
  • 4. Comunique-se com o time de profissionais;
  • 5. Valorize os colaboradores;
  • 6. Demonstre os objetivos da empresa;
  • 7. Integre as equipes;
  • 8. Motive pelo exemplo.

1. Estabeleça metas realistas

Se existe um fator que coloca em risco a motivação de qualquer funcionário é a falta de realismo por parte dos gestores na hora de definir as metas. Infelizmente, isso é muito comum em departamentos de vendas e um dos motivos que mais leva ao desligamento voluntário de bons profissionais.

Alguns líderes estabelecem metas impossíveis de serem alcançadas e, por mais que o funcionário tenha trazido ótimos resultados para a organização, jamais sentirá que foi capaz de alcançar seus objetivos.

Sendo assim, definir uma meta não é uma função que deve ser baseada em intuição ou achismo. É fundamental que o responsável por esses números tenha conhecimento profundo sobre o contexto mercadológico no qual a organização se encontra.

Uma série de princípios devem ser considerados nesse momento, como preço praticado pela concorrência, contexto econômico do país, poder aquisitivo do consumidor, entre outros.

2. Dê feedbacks sempre que possível

Ainda que seja um feedback negativo, é crucial que a comunicação entre os líderes e seus liderados seja clara, transparente e objetiva. Os profissionais que integram a equipe precisam ter um retorno a respeito dos resultados de seus esforços. Caso contrário, não há como eles saberem em quais pontos estão acertando e em quais precisam melhorar.

Outra questão importante em relação à troca de feedbacks no ambiente de trabalho é que essa é uma ótima oportunidade para orientar os colaboradores em relação às expectativas da organização a longo prazo.

Assim, a equipe é munida com o conhecimento necessário para tomar as devidas atitudes para que possa acompanhar a evolução do negócio. O resultado natural será um clima organizacional mais agradável e, é claro, mais motivação no trabalho.

3. Invista em treinamento e qualificação da equipe

Muitas empresas buscam cortar custos quando a economia mostra sinais de que um cenário delicado esteja por vir. No entanto, o treinamento e a qualificação dos profissionais que integram a equipe não pode ser encarado como uma despesa, já que os ativos humanos da corporação são as principais ferramentas responsáveis pela entrada de recursos financeiros.

Na verdade, cortar investimentos nas habilidades e expertises dos funcionários é um grande fator desmotivador. Colaboradores que não veem preparados para lidar com as demandas e desafios do mercado moderno têm uma tendência muito maior a abandonarem o time da empresa.

Sendo assim, para garantir a motivação no trabalho e gerar melhores resultados, o RH deve aplicar palestras, workshops, cursos e outras formas de treinamentos aos seus liderados. Empresas que valorizam o seu pessoal, se sobressaem diante da concorrência, melhoram a sua imagem na sociedade e se tornam um grande atrativo para os melhores talentos.

Nova call to action

4. Comunique-se com o time de profissionais

Para que o departamento de Recursos Humanos consiga transmitir a mensagem da empresa, é fundamental que invista na comunicação com o time de profissionais. Além disso, é preciso proporcionar um ambiente organizacional positivo, no qual os membros da equipe sintam que têm liberdade e autonomia para se expressar em relação aos mais diversos assuntos.

Os gestores jamais devem ser vistos como tiranos por seus liderados, pois comportamentos vistos como abusivos por parte da liderança da empresa abre grandes margens para absenteísmo e turnover, além de prejudicar a imagem da instituição.

Isso faz com que os melhores talentos do mercado procurem os concorrentes. Afinal, ninguém quer trabalhar em uma empresa na qual os próprios líderes não sabem se comunicar com os profissionais.

Outra forma interessante de estimular a comunicação é investir em dinâmicas e atividades em grupo. A ideia é desenvolver a motivação no trabalho fazendo com que os membros da equipe se conheçam melhor, desenvolvam empatia uns pelos outros e se tornem mais engajados entre si e com as causas da empresa.

5. Valorize os colaboradores

Quem já trabalhou em uma empresa que, mesmo após bater metas e alcançar resultados, não há reconhecimento, sabe o quão desmotivador é não ter o esforço reconhecido. Para que você tenha uma ideia, a falta de valorização da equipe é uma das principais causas do alto índice de turnover nas empresas.

E é exatamente por esse motivo que o departamento de Recursos Humanos deve valorizar os seus profissionais. Reconhecer o esforço que cada integrante teve para realizar as suas tarefas e contribuir com o crescimento da companhia gera motivação no trabalho.

Existem diversas formas de mostrar reconhecimento do bom desempenho apresentado pela equipe de sua empresa. Desde uma simples mensagem de agradecimento, até bonificações, premiações, brindes e outras maneiras de reforçar ao time que vale a pena trocar a sua força de trabalho por bons resultados para a organização.

Banner do ebook "Experiência do candidato: como encantar do começo ao fim?", com um botão escrito "baixe agora"

6. Demonstre os objetivos da empresa

A motivação no trabalho é algo que deve ser construído estruturalmente e por etapas. Por isso, é importante que os objetivos da empresa sejam demonstrados ainda nos processos de recrutamento, pois serve como uma forma de triagem para que sejam selecionados apenas os candidatos que tenham propósitos alinhados com as expectativas da organização.

Além disso, é preciso que a companhia sempre reforce as suas missões, valores e políticas internas para os colaboradores. Assim, as metas e os caminhos que devem ser trilhados ficam explícitos para toda a equipe.

Essas ideias podem ser traçadas por meio de reuniões semanais, newsletters e ferramentas de comunicação espalhadas pelo estabelecimento. Vale ressaltar que todas as demais estratégias da empresa devem estar alinhadas umas com as outras.

7. Integre as equipes

Em tempos de transformação digital, comunicação é simplesmente uma das peças mais importantes para o sucesso no meio corporativo. Quando se fala em motivação no trabalho, é fundamental que a empresa invista em meios para integrar os diferentes departamentos em um único ambiente.

O que queremos dizer é que quanto mais integradas entre si, maiores as chances de que as equipes se comuniquem de forma acertada, o que gera uma série de impactos positivos, como:

  • menor propensão de erros por falha de comunicação;
  • processos realizados com maior eficiência;
  • cumprimento dos prazos de entrega;
  • mas facilidade para lidar com as demandas;
  • melhor entendimento sobre como as próprias funções interferem nos demais setores da empresa;
  • otimização dos resultados;
  • mais produtividade.

Consequentemente, haverá uma melhora na motivação no trabalho de uma maneira geral.

Para isso, é importante promover conversas informais (happy-hour) ou até mesmo reuniões entre os departamentos periodicamente para tratar assuntos de interesse mútuo, como prazos, processos de produção ou curiosidades sobre o cotidiano da empresa.

Lembre-se de que manter a equipe engajada e motivada é um dos melhores caminhos para elevar o desempenho e a produtividade do negócio, além de tornar o clima organizacional muito mais saudável e amistoso.

8. Motive pelo exemplo

Por fim, mas não menos importante, o RH deve investir em um programa de construção de talentos e lideranças, isto é, procurar por colaboradores entre a equipe que tenham perfil para a gestão de pessoas. Quando os membros do time de profissionais veem alguém ao seu lado mais motivado, a tendência é que se sintam mais inspirados a melhorar o desempenho.

Mas quando falamos sobre liderança, é muito importante saber como desenvolver esse tipo de comportamento da forma correta para que não haja o risco de gerar um efeito adverso ao esperado. Afinal, existem grandes diferenças entre um bom líder e um chefe. Enquanto o chefe apenas dá ordens e espera resultados, o líder é aquele que “veste a camisa” ao lado de seus liderados e os incentiva a lutar pelos objetivos da corporação.

Não há como gerar motivação no trabalho sem as ferramentas e estratégias certas, como você pôde conferir neste conteúdo. Em um cenário altamente competitivo como o atual, é preciso manter a energia da equipe, assim como os seus propósitos pessoais, alinhados às expectativas do mercado.

Capacitar os funcionários, dar feedbacks, estabelecer uma comunicação acertada e engajá-los são medidas fundamentais para que a organização fortaleça os seus ativos humanos.

Quer saber como a Gupy pode ajudar a sua empresa a motivar as equipes de trabalho? Então, entre em contato com a gente para conhecer as melhores soluções em Recursos Humanos do mercado!

Compartilhe

Receba conteúdos de RH e DP

Compartilhe

Link Copiado! :)