Nine box: como aplicar a metodologia nas empresas?

3 de Maio de 2017
Kenoby

Ter grandes profissionais na empresa pode ser comparado a possuir uma bolsa cheia de joias. Assim como a falta de cuidado com as pedras preciosas pode resultar na sua perda, a empresa que não fizer uma gestão eficiente de seus talentos internos corre o mesmo risco. Para isso, foi desenvolvida a metodologia Nine Box. Gostaria de conhecê-la melhor e saber como pode ajudar sua instituição a cuidar bem de seus profissionais de ouro? Vamos falar sobre isso neste post.

O que é Nine Box?

O método Nine Box foi desenvolvido para ajudar os gestores a identificar o colaborador ideal para ocupar uma função ou cargo, por meio do seu comportamento, capacidade e competência.

Além disso, esse sistema é muito utilizado para o planejamento de sucessão, reconhecimento de líderes, bonificações, treinamentos etc.

Qual é a sua importância na gestão de talentos?

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half, e que foi divulgada pela revista Época Negócios, 85% dos 1675 diretores entrevistados, tinham muito medo de perder os seus prodígios internos.

Em vista disso, muitos gestores utilizam a metodologia Nine Box em seu ambiente interno para diminuir a rotatividade de profissionais e assim reter seus talentos.

Com o auxílio dessa ferramenta, a empresa pode identificar que colaboradores precisam de um treinamento para desenvolver suas habilidades.

Com as informações sobre o desempenho dos colaboradores fica mais fácil para os gestores dialogarem entre si sobre as estratégias para a gestão de talentos, além de auxiliar no desenvolvimento de critérios para a ocupação de cargos de liderança.

Após um funcionário ser promovido, a metodologia ajudará na avaliação do desempenho dele para que a diretoria possa saber se as expectativas acerca desse trabalhador estão sendo atingidas.

Outro benefício é que essa técnica é simples de ser aplicada, dá resultado em curto prazo e tem um baixo custo.

Além disso, ter uma política de avaliação de desempenho dentro da empresa, evidencia a preocupação da companhia com seus colaboradores. Isso é ótimo para o fortalecimento da Marca Empregadora. Se quer saber mais sobre esse assunto, faça o download gratuito do E-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora.

E-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora


 

Como aplicar a metodologia Nine Box na empresa?

Para aplicar a Nine Box, a empresa pode utilizar alguns programas específicos ou pode criar sua própria matriz em uma planilha. A organização da técnica é assim: são criadas três linhas e três colunas.

As linhas são nomeadas de cima para baixo deste modo: A — alto, M — médio, B — baixo. Esses critérios se referem ao potencial do colaborador. Depois, são feitas as colunas que indicam o desempenho, da esquerda para a direita. São identificadas assim: 1 — abaixo do esperado, 2 — esperado, 3 — acima do esperado.

Então, de acordo com o perfil dos colaboradores, os quadrados vão sendo preenchidos com os seus nomes. Por exemplo, digamos que um chefe de área se encontra no bloco A3, ou seja, ele tem um alto potencial e desempenho.

Diante dessas atribuições, a alta administração da empresa pode decidir que é hora de começar a prepará-lo para um cargo de diretoria. Sendo assim, talvez seja feito um treinamento para que esse funcionário possa exercer futuramente esse cargo.

Algumas empresas usam a metodologia Nine Box em conjunto com um software de avaliação de desempenho e conseguem um resultado ainda mais preciso sobre o nível de habilidade de cada profissional.

Portanto, não deixe de experimentar essa técnica para melhorar a gestão de talentos de sua empresa. Se fizer isso, conseguirá manter as “joias” profissionais dentro de sua empresa!

Gostou de conhecer a metodologia Nine Box? Então, o que acha de compartilhar essa informação valiosa nas redes sociais?

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Descubra o que é carreira em Y e quais suas vantagens

A ascensão na carreira permite ao trabalhador ter uma melhor remuneração, acesso a mais benefícios e prestígio na corporação. No modelo tradicional, o membro da equipe que se destaca pode progredir e  continue lendo »

Avaliação de desempenho: tudo o que você precisa saber!

Por melhor que seja uma equipe, entender como os colaboradores estão exercendo suas atividades é fundamental para fazer uma gestão de pessoas eficiente. A avaliação de desempenho é um dos  continue lendo »

Avaliação 360: saiba como funciona e como aplicar

Avaliar o desempenho dos profissionais, seus pontos positivos e onde podem melhorar é uma necessidade de todas as empresas. Mas nem sempre esse processo é feito de maneira que possa  continue lendo »

Estresse no trabalho: evitando que esse problema alcance os colaboradores

Os dados são preocupantes! De acordo com o Anuário da Saúde do Trabalhador elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o número de pessoas afastadas do trabalho por conta de doenças ocupacionais  continue lendo »

Plano de cargos e salários: saiba como implementar

Existem muitas ferramentas que otimizam a gestão de pessoas, tornando essa atividade mais eficiente e eficaz. Uma ferramenta bastante utilizada é o plano de cargos e salários, porém, ainda há muitos  continue lendo »

Teste palográfico: entenda o que é e por que utilizá-lo

Para uma boa contratação de funcionários, é importante avaliar não apenas as competências técnicas, mas também as características individuais e de personalidade para entender se o profissional é realmente o  continue lendo »