Descubra o que é hunting em RH, suas vantagens e desvantagens

6 de abril de 2019
Kenoby

Todo profissional que atua na área de Recursos Humanos sabe que encontrar candidatos qualificados pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Esse desafio aumenta quando o cargo em aberto é de alta gestão ou exige grande especialização. É nesse momento que o hunting em RH entra em cena.

Esse profissional é responsável por encontrar os talentos que melhor se encaixam no perfil de vagas que requerem competências específicas, sendo que o sucesso dessa contratação é primordial para assegurar a formação de uma equipe de alto desempenho.

Neste post, você vai aprender o que é hunting em RH, como ele atua nas empresas na “caça” pelos melhores talentos e quais os principais benefícios. Boa leitura!

O que é hunting em RH e quais são seus diferenciais?

Hunting, em inglês, significa “caçar”. Em Recursos Humanos, o termo conota a aptidão do profissional para a vocação dessa atividade. Ao contrário do que acontece nos processos de recrutamento e seleção tradicionais, em que os candidatos fazem suas candidaturas para as vagas nas quais se interessam, no hunting, o contato parte do setor de Recursos Humanos.

Dessa forma, o RH passa a ser o responsável por localizar, fazer a abordagem do profissional e propor salários e benefícios, levando em consideração o perfil do profissional ideal, que pode ou não estar em busca de um emprego. Logo, é dever do profissional de hunting fazer a escolha certa do perfil ideal e uma proposta de trabalho competitiva.

Antes de continuar, aproveite e baixe o nosso kit para entrevista de candidatos.

Por que o hunting é importante para as empresas?

Diferentemente do processo de recrutamento e seleção, o processo de hunting é mais complexo e envolve ações específicas. A abordagem é mais direta e deve ser feita a todos os candidatos que se encaixam no mapeamento de perfil profissional identificado como ideal, incluindo aqueles que já estão empregados.

Ou seja, durante o processo de hunting, a organização deve priorizar a sua necessidade para o preenchimento do cargo, não importando o interesse inicial do profissional. Logo, a meta é localizar aquele indivíduo que tenha as competências ideais, mesmo que a empresa tenha de cobrir valores salariais e benefícios. O objetivo é atrair e reter o profissional mais adequado ao cargo.

Como você pôde perceber, é um trabalho complexo e que pode impactar o orçamento da empresa. É exatamente por isso que o hunting em RH é mais indicado para cargos de alta gestão.

Por que investir em hunting em RH?

Muitas empresas só pensam em hunting quando já estão com uma situação emergencial, ou seja, quando precisam preencher para ontem uma vaga com um perfil altamente especializado. Isso representa uma negligência em relação à situação, fazendo com que os resultados sejam mais demorados, trazendo, consequentemente, prejuízos para a empresa.

Portanto, é preciso dar atenção para os processos de hunting em RH, investindo no prévio planejamento estratégico para o setor. Isso proporciona diferenciais importantes para a empresa quando o assunto é capital humano.

Como um headhunter pode ajudar nos processos de hunting?

Você deve estar se perguntando: se a empresa tem um hunting, por que vai precisar de um headhunter? É que esse profissional tem várias conexões que podem ajudar a encontrar o perfil ideal, sendo, por isso mesmo, o meio mais popular de uso do hunting.

Além disso, como o processo em hunting envolve questões como habilidades de negociação e a complexidade do cargo a ser preenchido, o ideal é contar com a ajuda de um caçador de talentos para reduzir o tempo de procura.

Para tanto, é necessário definir, de forma prévia, o perfil desejado para o cargo em aberto. Em seguida, utilizar as diversas ferramentas para a divulgação da vaga como redes sociais, plataformas de empregos especializadas e a ativação de contatos.

Todos os esforços devem ser para garantir que a contratação seja feita da forma mais a acertada possível e, claro, todas as atividades devem ser acompanhadas pelo hunting da empresa.

Quais os benefícios de apostar no hunting em RH?

Investir no hunting em RH pode gerar alguns benefícios ao empreendimento. Confira quais são os principais:

Preenchimento de cargos de alta gestão

Como mencionamos no início deste post, encontrar profissionais para cargos de alta gestão é uma das tarefas mais difíceis para o RH, pois são requeridas características muito específicas dos candidatos, os quais dificilmente se candidatam em anúncios de vagas. Com o hunting em RH, localizar essas pessoas fica muito mais fácil, já que se trata de uma área especializada nesse tipo de contratação.

Maiores chances de acerto na contratação

Com o hunting no RH, é possível encontrar, negociar e contratar os profissionais mais adequados ao perfil do cargo. Com isso, as chances de uma contratação equivocada diminuem, já que os critérios estabelecidos para o cargo e as competências do profissional são fortemente conhecidos.

Diminuição de tempo e otimização de recursos nos processos seletivos

A partir do momento em que se trabalha de forma ativa para buscar o melhor perfil, o tempo empregado nessa tarefa diminui, já que são eliminados do processo todas as pessoas que não têm as características desejadas para a vaga.

Assim, são eliminados os processos de triagem de candidatos que não são oportunos para o momento e outras etapas iniciais, gerando economia de tempo, além de recursos financeiros e humanos.

Como vimos ao longo deste post, o hunting no RH é uma estratégia fundamental para encontrar os melhores profissionais do mercado, sendo muito usada para os profissionais de RH que buscam otimizar o tempo do setor, bem como elevar a efetividade da contratação de perfis extremamente específicos.

Por isso, toda organização que deseja se manter competitiva deve recorrer a ela para usufruir dos benefícios que proporciona. Também é válido lembrar de que, para uma atuação de sucesso, o hunting em RH pode atuar em conjunto com o headhunter em todas as etapas do processo, o que é fundamental para ganhar precisão, agilidade e economizar recursos.

Gostou deste artigo sobre o que é um hunting em RH? Então continue a visita no blog e confira também este post sobre a importância do capital humano nas empresas.

O Kenoby é um software de recrutamento e seleção. Para saber mais, agende uma conversa com um dos nossos especialistas.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Técnicas de recrutamento e seleção: conheça as 6 melhores do mercado
Técnicas de recrutamento e seleção: conheça as 6 melhores do mercado

Toda empresa tem suas particularidades, porém, no que diz respeito às técnicas de recrutamento e seleção, existem algumas técnicas que são consideradas as melhores do mercado para auxiliar as empresas  continue lendo »

Setembro amarelo: como a sua empresa impacta a vida dos colaboradores?
Setembro amarelo: como a sua empresa impacta a vida dos colaboradores?

O mês de setembro é mundialmente dedicado a prevenção do suicídio e, por isso,  é chamado de setembro amarelo. No mundo, os índices de suicídio vêm diminuindo anualmente, mas no  continue lendo »

Futurista, Tiago Mattos estará entre os keynotes do 4º Kenoby Talks
Futurista, Tiago Mattos estará entre os keynotes do 4º Kenoby Talks

Tiago Mattos é um profissional brasileiro reconhecido internacionalmente por suas idéias futuristas que já alcançaram eventos de prestígio como o Singularity Summit da Austrália, da Nova Zelândia, a ONU e  continue lendo »

Como executar um bom processo de integração de novos colaboradores
Como executar um bom processo de integração de novos colaboradores

Começar a trabalhar em uma nova empresa não é fácil. Lidar com pessoas desconhecidas, ambiente novo e procedimentos diferentes é preocupante, ainda mais sob expectativas de entrega de resultados. Para  continue lendo »

Recrutamento interno: conheça as principais vantagens
Recrutamento interno: conheça as principais vantagens

O recrutamento interno é um processo seletivo no qual os candidatos são os próprios colaboradores da empresa. Ele acontece quando a vaga é preenchida por um atual funcionário da companhia,  continue lendo »

Dinâmicas de grupo: sabia tudo sobre a sua importância!
Dinâmicas de grupo: sabia tudo sobre a sua importância!

As dinâmicas de grupo são uma etapa do processo seletivo que procura avaliar as habilidades do candidato, por meio de jogos e atividades que simulem a rotina da função que  continue lendo »