Entenda o que é o headhunter e qual o seu papel

14 de agosto de 2019
Kenoby

Você já se perguntou o que é headhunter? O termo é bem conhecido dentro do ambiente corporativo, mas nem sempre as pessoas têm total clareza do que ele significa e de como é o trabalho desse profissional.

Um headhunter pode ajudar uma empresa a encontrar aquele talento especial, que vai fazer toda a diferença nos seus processos internos. Ele também é procurado por pessoas, em sua maioria executivos, que buscam por uma nova recolocação.

Mas, para isso, ele também precisa seguir uma série de boas práticas dentro da área. Por isso, para te ajudar nessa tarefa, baixe o nosso guia completo de boas práticas no R&S!

Neste post, vamos explicar exatamente o que é o headhunter e qual o seu papel para as corporações. Confira!

O que é headhunter?

O termo headhunter é composto da junção das palavras head = cabeça e hunter = caçador. Pode parecer uma palavra estranha, mas, na verdade, um headhunter é um profissional que procura no mercado os talentos ideais para ocupar determinada vaga.

Ele pode atuar de maneira autônoma, prestar serviços temporariamente ou trabalhar integralmente para uma única empresa. Sua função é de preencher as vagas em aberto com as pessoas mais qualificadas.

Para isso, um headhunter precisa ter um bom conhecimento de mercado, saber como encontrar esses talentos e, principalmente, contar com um excelente networking.

O que faz um headhunter?

O trabalho de headhunter é muito importante para o processo de recrutamento e seleção da empresa. Muitas vezes, a organização sente dificuldades para preencher uma vaga específica, afinal, um cargo pode exigir formações e experiências exclusivas.

Essa empresa abre então um processo seletivo, anunciando a vaga e fazendo o recrutamento pelas vias mais tradicionais. Porém, percebe que não consegue chamar a atenção do perfil de profissional que precisa, e que os candidatos têm uma qualificação abaixo do que a função exige.

É nessa hora que surge o headhunter. Esse profissional vai entender exatamente quais são as necessidades da empresa e mover seus contatos e ferramentas para buscar o candidato ideal.

trabalho do headhunter é mais ativo do que em um recrutamento e seleção de pessoas tradicional. Ele entra em contato diretamente com as pessoas que encontrar dentro do perfil desejado, mesmo que elas não estejam disponíveis para o mercado de trabalho ou contratadas por outra empresa.

Ainda dentro do seu escopo de trabalho, o headhunter entrevista os candidatos em potencial e avalia se essa pessoa atende aos outros aspectos do perfil procurado, como o fit cultural.

A partir disso, o headhunter faz um filtro e apresenta para a empresa apenas os perfis mais relevantes, que vão realmente cobrir as demandas da vaga.

Quais são as características desse profissional?

Para desenvolver bem o trabalho, um bom headhunter deve ter algumas características. Destacamos as 6 habilidades principais.

Observação

Parte importante do trabalho de um headhunter é saber como procurar bons profissionais e avaliá-los. Por isso, observar cuidadosamente os candidatos é indispensável para entender se o perfil da pessoa é o procurado.

Apenas com essa habilidade o headhunter vai entender as experiências anteriores, o comportamento e os objetivos desse profissional.

Escuta ativa

Na escuta ativa, a pessoa não apenas ouve, mas interpreta e tenta entender o que o outro está dizendo, processando as informações e procurando assimilar o máximo possível o que o interlocutor passa.

Saber fazer uma escuta ativa é essencial para um bom headhunter. Ele precisa prestar muita atenção durante a conversa com o candidato e anotar os pontos mais importantes, para que consiga fazer uma análise consistente e levar esses resultados para a empresa.

Networking

Um headhunter competente tem um excelente networking, uma base de contatos consistente com quem ele pode trocar informações, pedir indicações e encontrar pessoas que têm o perfil desejado para apresentar à empresa.

Argumentação

Mais do que saber fazer uma boa pesquisa e filtrar os profissionais, o headhunter deve ter uma boa base de argumentação na hora de recrutar um talento que já foi contratado.

Ele deve saber vender a oportunidade e convencer essa pessoa a participar do processo seletivo, apresentando todas as vantagens. Um bom headhunter também deve ter conhecimento suficiente para avaliar se o salário e os benefícios da vaga que está oferecendo estão dentro ou acima da média de mercado.

Ética profissional

É qualidade essencial para essa profissão, pois em muitos casos o headhunter vai trabalhar para duas ou mais empresas do mesmo setor, que são concorrentes entre si. Levar as informações sigilosas de um lugar para outro vai arruinar totalmente a sua carreira, além de prejudicar as organizações envolvidas.

Proatividade e liderança

O headhunter deve ter uma postura empreendedora e atuar como especialista, vendendo a solução exata para a empresa e tomando a frente na busca por talentos.

Sem essas características, dificilmente ele vai conseguir conduzir o processo em tempo hábil e convencer o profissional a fazer uma entrevista ou arriscar em uma nova oportunidade.

A relação com o RH da empresa

Apesar de atuarem no recrutamento e seleção de talentos, o trabalho de um headhunter é diferente do exercido pelo RH. O recrutador costuma fazer a busca dentro de um banco de talentos ou entre os perfis de pessoas que se candidataram voluntariamente para a vaga.

Além disso, o RH tem um profundo conhecimento do perfil desejado e pode fazer avaliações mais aprofundadas para identificar se o candidato é compatível com a cultura organizacional.

Já o headhunter atua em parceria com o RH das corporações. Ele precisa da ajuda deste departamento para entender exatamente a demanda da empresa. Com esses dados em mãos, faz uma busca ativa na internet e em ambientes fora dos limites corporativos.

Por ter uma boa rede de contatos, ele também consegue indicações dos colegas para localizar o profissional com o perfil que a organização busca. Assim, o headhunter consegue frequentar um campo maior que o RH, atuando em parceria com esse departamento.

Agora que você já sabe o que é headhunter, como funciona o seu trabalho e qual o seu papel no recrutamento e seleção, pode pensar em quais situações a ajuda desse especialista seria necessária para a sua empresa. Faça uma avaliação interna e tente identificar se essa contratação faria a diferença.

O Kenoby é um software de recrutamento e seleção que está revolucionando a forma como as empresas contratam sem viés. Para saber mais, agende uma avaliação gratuita.

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

O que é e quais são os tipos de diversidade nas empresas?
O que é e quais são os tipos de diversidade nas empresas?

Os tipos de diversidade nas empresas é um tema que todo profissional de RH deve estar atento. Afinal, esse tema leva para as companhias importantes diferenciais competitivos, principalmente quando o  continue lendo »

Jornada de trabalho CLT: tire as suas dúvidas sobre o assunto
Jornada de trabalho CLT: tire as suas dúvidas sobre o assunto

Um dos principais ativos de uma empresa é o seu corpo de profissionais. Da mesma forma que existem regras que regulamentam os processos comerciais e até de produção, também existem  continue lendo »

Entenda o que é o onboarding e saiba como implementá-lo na sua empresa
Entenda o que é o onboarding e saiba como implementá-lo na sua empresa

O processo seletivo não termina com a assinatura do contrato. É importante acompanhar o novo funcionário durante os primeiros dias, solucionando dúvidas, apresentando a empresa e instruindo-o em relação às  continue lendo »

Descubra o que é avaliação por competências e entenda o seu funcionamento
Descubra o que é avaliação por competências e entenda o seu funcionamento

Muitos profissionais de RH buscam integrar a avaliação por competências às práticas dos departamentos em que atuam. Afinal, em diversas situações, a simples análise dos resultados não traduz a contribuição  continue lendo »

Coaching: entenda como ele atua na psicologia organizacional
Coaching: entenda como ele atua na psicologia organizacional

O coaching passou a atuar mais recentemente nas empresas como um importante suporte para a psicologia organizacional. A prática apoia o setor de Recursos Humanos principalmente na parte de treinamento ou  continue lendo »

Gestão de recursos humanos no capital humano: saiba como aplicar corretamente
Gestão de recursos humanos no capital humano: saiba como aplicar corretamente

A correta gestão de recursos humanos garante que o capital humano da empresa seja bem aproveitado, contribuindo para o sucesso dos negócios. Não por acaso, organizações com boas práticas de  continue lendo »