O que é recrutamento e seleção e quais são os seus tipos?

30 de julho de 2019
Kenoby

Já perguntaram para você o que é recrutamento e seleção? Essa é a resposta que todo profissional de RH deve saber responder prontamente, já que se trata de uma das atividades mais importante do setor.

É por meio do recrutamento e seleção que a empresa tem a oportunidade de fazer a aquisição dos melhores talentos. Logo, tão importante quanto saber responder do que se trata, é também procurar se atualizar sobre o assunto para que você possa buscar novas soluções e ferramentas para melhorar todo o processo.

Se você está estudando sobre Recrutamento e Seleção, aproveite e faça a sua inscrição na nossa certificação gratuita em R&S para ficar por dentro das principais tendências e das boas práticas do setor.

Pensando nisso, preparamos este post sobre o que é recrutamento e seleção e quais são os seus tipos. Acompanhe!

O que é recrutamento e seleção de pessoas?

Podemos entender como recrutamento e seleção o conjunto de informações que tem por objetivo atrair potenciais talentos para a companhia. Dos candidatos atraídos pelo anúncio da vaga é feita uma triagem dos currículos por meio do recrutamento.

Nesse sentido, a função do recrutamento é atrair os candidatos e, a partir disso, fazer uma triagem para a seleção.

Já a seleção é a escolha do candidato mais aderente ao cargo e, para isso, os candidatos passam por várias etapas do processo, que inclui entrevistas, testes e análises de perfis comportamentais.

O candidato considerado mais apto será selecionado para integrar o corpo de funcionários da empresa.

Qual a importância de otimizar este processo?

A internet mudou a forma como as pessoas buscam informações, e isso inclui a procura por oportunidades de trabalho.

Essa realidade fez com que os setores de RH também tivessem de se modernizar para encontrar os melhores talentos e, para isso, usam redes sociais, sites e plataformas especializadas.

Atualmente, os softwares de recrutamento e seleção são importantes aliados dos profissionais de Recursos Humanos, pois facilitam essa interação da empresa com os principais sites de vagas do país.

Com o software é possível fazer a gestão de várias plataformas, desde a divulgação até a triagem e classificação dos mais bem colocados, de forma simultânea. Isso permite melhorar e otimizar todo o processo de recrutamento.

As vantagens dessas ferramentas são inúmeras, indo da formação de um banco de talentos à aplicação de filtros de acordo com os requisitos necessários. A análise de perfil e testes comportamentais também pode ser feita por meio dos softwares.

O envio de mensagens para os candidatos assegura que todos possam ter um feedback, o que ajuda na credibilidade dos processos seletivos das empresas.

Assim, além de ampliar as possibilidades de captação de talentos, a otimização dos processos de recrutamento e seleção ainda permite processos mais eficientes e em menos tempo.

Tudo isso colabora para que os profissionais de RH tenham mais tempo para se dedicar às questões estratégicas da empresa.

Quais são os tipos de recrutamento e seleção?

Existem 4 tipos de recrutamento e seleção. Veja a seguir!

1. Recrutamento interno

Nesse tipo de recrutamento participam os colaboradores da própria empresa. É uma forma de a organização aproveitar os talentos internos e oferecer oportunidades de ascensão na carreira.

Em algumas organizações o recrutamento interno é a primeira opção da gestão, e o recrutamento externo só é feito para cargos de base da pirâmide organizacional.

Com isso, todos os cargos de gestão e liderança são ocupados por aqueles profissionais que já fazem parte do quadro de trabalhadores.

Essa estratégia representa uma significativa economia para a empresa, tendo em vista que os profissionais já conhecem a cultura e os processos da empresa. Com isso, as chances de êxito são maiores, além de eliminar gastos com anúncios e tempo no processo de integração e em treinamentos.

2. Recrutamento externo

Nesse modelo, a empresa divulga a oportunidade de trabalho indo ao mercado para captar os talentos que necessita. O recrutamento externo é aberto para profissionais que estão fora do mercado de trabalho e também para aqueles que já ocupam uma posição em outra empresa.

Esse tipo de recrutamento é usado para suprir competências que não são encontradas no time interno ou para cargos de início de carreira.

Uma das vantagens desse modelo é a oxigenação de ideias. Quando a equipe recebe novas pessoas, ela tem a oportunidade de revitalizar seus processos, o que traz inovação, fator essencial para a competitividade de qualquer negócio.

3. Recrutamento misto

Como o próprio nome sugere, o recrutamento misto é a combinação dos processos de recrutamento e seleção externo e interno.

Esse modelo visa harmonizar o interesse na contratação de novos profissionais com a valorização dos talentos do negócio. A forma de conduzir os processos fica por conta da empresa e o objetivo é encontrar o perfil mais aderente ao cargo.

4. Recrutamento online

Com a chegada da tecnologia, o recrutamento online tem se tornado cada vez mais comum. Os softwares são os responsáveis por integrar os dados de sites e plataformas de emprego com o perfil do cargo para encontrar o candidato mais adequado à função.

Devido às suas várias funcionalidades, a tendência é que o recrutamento online ultrapasse os demais tipos de recrutamento — o que já aconteceu em termos de eficiência.

Nesse cenário, mesmo no recrutamento interno, a tecnologia contribui para a coleta, a análise e a compreensão dos dados dos candidatos.

Quem são os profissionais de recrutamento e seleção?

A formação mais comum para o profissional de recrutamento e seleção é a psicologia. Isso porque é preciso aplicar e analisar testes comportamentais para verificar o perfil e as competências do candidato.

O profissional de recrutamento e seleção pode exercer o cargo de analista de recrutamento e seleção ou analista de RH ou DP.

O trabalho desse profissional envolve todo o procedimento de recrutamento por seleção em seus vários tipos. É sua responsabilidade assegurar que os contratados atendam às exigências do cargo e estejam alinhados com o perfil desejado pela empresa e com a cultura da organização.

Além disso, entre as suas funções estão:

  • elaborar a job description;
  • elaborar a divulgação das vagas;
  • analisar as candidaturas e fazer triagem dos currículos;
  • conduzir as entrevistas;
  • dar retorno positivo e negativo para os candidatos;
  • conduzir a integração dos novos colaboradores;
  • promover a melhoria contínua.

Como vimos ao longo deste post, saber o que é recrutamento e seleção abrange processos amplos. A eficiência em todas as etapas garantirá o sucesso da organização, com talentos certos em cargos mais alinhados ao perfil deles.

Se você gostou deste post sobre o que é recrutamento e seleção e quais são os seus tipos, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

4º Kenoby Talks: Confira os principais insights do evento
4º Kenoby Talks: Confira os principais insights do evento

O  Kenoby Talks, maior evento de Recrutamento e Seleção da América Latina, contou com mais de 45 palestras em sua quarta edição. Em mais de dez horas, o evento ofereceu  continue lendo »

Startup de RH dá descontos exclusivos para clientes em novembro
Startup de RH dá descontos exclusivos para clientes em novembro

A black friday, dia em que diversas empresas vendem produtos com condições exclusivas por tempo e quantidade limitada, acontece tradicionalmente no mês de novembro e, esse ano, vai ocorrer no  continue lendo »

Halloween no RH: como a data pode ajudar o clima organizacional
Halloween no RH: como a data pode ajudar o clima organizacional

O final do mês de outubro é marcado pelas festas de halloween. No Brasil, as comemorações têm ganhado força, apesar de ser uma cultura norte americana e já tem atingido  continue lendo »

Técnicas de recrutamento e seleção: conheça as 6 melhores do mercado
Técnicas de recrutamento e seleção: conheça as 6 melhores do mercado

Toda empresa tem suas particularidades, porém, no que diz respeito às técnicas de recrutamento e seleção, existem algumas técnicas que são consideradas as melhores do mercado para auxiliar as empresas  continue lendo »

Setembro amarelo: como a sua empresa impacta a vida dos colaboradores?
Setembro amarelo: como a sua empresa impacta a vida dos colaboradores?

O mês de setembro é mundialmente dedicado a prevenção do suicídio e, por isso,  é chamado de setembro amarelo. No mundo, os índices de suicídio vêm diminuindo anualmente, mas no  continue lendo »

Futurista, Tiago Mattos estará entre os keynotes do 4º Kenoby Talks
Futurista, Tiago Mattos estará entre os keynotes do 4º Kenoby Talks

Tiago Mattos é um profissional brasileiro reconhecido internacionalmente por suas idéias futuristas que já alcançaram eventos de prestígio como o Singularity Summit da Austrália, da Nova Zelândia, a ONU e  continue lendo »