Você sabe o que faz o RH? Entenda o seu papel dentro das empresas

1 de dezembro de 2018
Kenoby

Muitos profissionais ainda se perguntam o que faz o RH dentro das empresas. Isso porque eles ainda não desassociaram o processo de desenvolvimento de pessoas, retenção e captação de talentos dos processos administrativos do departamento pessoal.

Com a crescente competitividade do mercado, o RH tem se tornado cada vez mais estratégico dentro das organizações, cabendo a ele conduzir questões relacionadas diretamente aos funcionários e à organização, mediando as necessidades da empresa e do capital humano em prol do sucesso do negócio.

Neste post, você vai saber tudo o que faz o RH para o desenvolvimento de pessoas e empresas. Continue a leitura!

Qual a importância do departamento de Recursos Humanos nas empresas?

Os empresários já perceberam que o maior ativo de seus negócios são as pessoas, consideradas como capital humano. Para gerir esse capital, é preciso contar com um setor especializado em utilizar esse recurso da melhor forma possível. O setor de Recursos Humanos.

Esse setor é formado por profissionais especialistas em gestão de pessoas. Aptos a conduzir os talentos para o nível de desenvolvimento e resultado que a empresa almeja.

Entre as funções do RH está a identificação de necessidades plenas e expectativas das empresas e dos seus funcionários. Uma boa comunicação entre empresa e colaboradores faz com que a organização tenha condições de caminhar com eficácia e excelência. Em uma relação proveitosa para ambos — funcionários e negócio.

Quais as funções do RH nas empresas?

Como o RH está relacionado à psicologia, esse setor é quem vai incentivar seus talentos internos para que estejam motivados a trabalhar com afinco. Para tanto, conduzem treinamentos, comemorações (externas ou próprias da empresa), eventos relacionados com os propósitos do negócio, entre outras atividades. Tudo para que a organização possa aumentar o seu desempenho e se manter competitiva no mercado.

Assim, como suas atividades oferecem apoio a todos os outros no que tange a Gestão de Pessoas, a função do RH é bastante abrangente dentro das corporações.

Veja a seguir quais são as principais responsabilidades do setor de RH!

Contratação de pessoas

O setor de RH é responsável pelo processo de atração, seleção, entrevista e contratação de novos talentos. Esse procedimento pode ser realizado tanto internamente, abrindo as vagas para os colaboradores que já fazem parte da empresa, como externo, quando os profissionais são buscados no mercado de trabalho.

Alocação dos profissionais

Essa atividade do RH consiste na definição das funções e cargos dos profissionais que estão sendo contratados. E, em caso de mudanças internas, daqueles que já fazem parte do quadro de colaboradores.

O trabalho deve ser realizado baseado no plano de cargos e salários da companhia para cada função e deve estar alinhado com as tarefas desempenhadas pelos colaboradores.

Também tem como objetivo integrar os novos talentos, apresentando-os à cultura, condutas e normas da organização e avalia a qualidade do desempenho e da produtividade dos funcionários de modo geral.

Treinamento e desenvolvimento

Os programas de treinamento e desenvolvimento têm a função de incentivar novas habilidades técnicas, comportamentais e emocionais nos colaboradores, com o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e ampliação das suas competências já existentes.

Para tanto, o RH faz um trabalho de identificação entre a equipe e seus líderes, distinguindo quais são as suas principais falhas. Com esses dados em mãos, são escolhidos os treinamentos mais alinhados com a necessidade das demandas de desenvolvimento.

Retenção de talentos

Essa é uma das atribuições mais relevantes do setor de RH, pois consiste no desenvolvimento de estratégias para a diminuição do turnover, bem como para atrair e mantê-los. E esse é apenas um dos indicadores da área de RH.

Em mercados cada vez mais necessitados de profissionais talentosos e diferenciados, esse é o maior desafio do setor de RH. Para alcançar o objetivo de atrair e manter os melhores talentos, é fundamental oferecer pacotes de benefícios que sejam atraentes. Pensar em planos de carreira, gestão de clima organizacional e outras questões que fazem parte das competências do RH.

Benefícios, cargos e salários

Sem dúvida, os benefícios fazem parte dos maiores atrativos profissionais de uma empresa. Isso porque, além do salário, confere ao colaborador a oportunidade de uma remuneração indireta. Que pode ser um plano de saúde, auxílio-alimentação, bolsa de estudos, entre outros. Assim, também é função do RH fazer a distribuição desses benefícios aos colaboradores da organização.

Outra responsabilidade do setor de Recursos Humanos é fazer a implementação da política de planejamento de carreira, de maneira a conduzir os colaboradores para o crescimento dentro da organização.

É função do RH fazer a pesquisa dos valores das remunerações e tipos de atribuições de cada cargo. De forma prática, essa ação contribui para a definição, com maior chance de acerto, do plano de cargos e salários da companhia, de forma que este seja alinhado com o mercado e atrativo para a equipe.

Quais são as diferenças entre as funções do RH e do Departamento Pessoal?

Enquanto o setor de Recursos Humanos se dedica aos processos de recrutamento e seleção, elaboração das políticas de gestão da organização, treinamento e desenvolvimento de pessoal, avaliação e elaboração de estratégias, ao setor de departamento pessoal cabe dedicar-se a funções de cunho mais administrativo. Veja a seguir!

Admissão de profissionais

Quando um colaborador é admitido na empresa, é função do departamento pessoal fazer o encaminhamento de todo tipo de trâmite judicial e administrativo para formalizar o novo trabalhador na organização.

Aproveite e baixe agora nosso guia de boas práticas de R&S!

Compensação de pessoal

O pagamento de salários, impostos, folha de ponto e seu monitoramento, taxas e contribuições. São atividades de responsabilidade dos profissionais de departamento pessoal.

Desligamento de funcionários

Os profissionais de departamento pessoal são os responsáveis por todo o processo de desligamento de um colaborador. Assim, rescisão de contrato de trabalho, representação junto a sindicatos e outros processos também passam pelos profissionais desse departamento.

Como vimos ao longo deste post, o RH é de fundamental importância para as empresas. Ele é responsável por gerenciar os talentos, desenvolvê-los e garantir que eles estejam em sintonia com os objetivos da empresa.

Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

Kit - Entrevista de Candidatos

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Treinamento e desenvolvimento no RH: entenda a importância
Treinamento e desenvolvimento no RH: entenda a importância

O treinamento e desenvolvimento no RH possui ênfase na capacitação dos profissionais de uma organização, sendo um instrumento que assegura a competitividade dos negócios em mercados cada vez mais acirrados.  continue lendo »

Digitalização do RH: entenda o que é e qual a importância
Digitalização do RH: entenda o que é e qual a importância

Visando conquistar resultados cada vez melhores com cada vez menos processos, a evolução tecnológica atinge todos os setores das empresas. Com a área de recursos humanos não é diferente. A  continue lendo »

Gestor de RH: O que faz, qual sua importância e como se tornar um
Gestor de RH: O que faz, qual sua importância e como se tornar um

Em mercados cada vez mais competitivos, otimizar a gestão de Recursos Humanos é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. Nesse cenário, a figura do gestor de RH é fundamental,  continue lendo »

Software de gestão de capital humano: o que é e quais suas vantagens
Software de gestão de capital humano: o que é e quais suas vantagens

O RH tem ganhado cada vez mais destaque dentro das empresas, já que permite direcionar os funcionários, modernizar os processos e gerar mais benefícios ao empreendimento. Para tal fim, hoje,  continue lendo »

O que é capital humano e como ele ajuda na retenção de talentos
O que é capital humano e como ele ajuda na retenção de talentos

Quando se fala em competitividade, o capital humano é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa. E uma boa política de retenção de talentos pode fazer  continue lendo »

Entenda sobre a evolução da gestão de pessoas e o seu impacto no RH
Entenda sobre a evolução da gestão de pessoas e o seu impacto no RH

Ao longo dos anos, o setor de RH sofreu modificações consideráveis, adquirindo um papel cada vez mais estratégico. A evolução da gestão de pessoas trouxe várias consequências importantes para os  continue lendo »