Descubra os objetivos da avaliação de desempenho!

3 de setembro de 2018
Kenoby

A avaliação de desempenho é um dos principais métodos para a gestão do capital humano. Ela ajuda a fazer diagnósticos e análises preditivas, garantindo que a equipe seja bem gerenciada. A questão é: quais os objetivos da avaliação de desempenho?

Não é de hoje que o assunto ganha destaque nas organizações. Desde o início da revolução industrial, media-se o desempenho dos empregados, comparando-os com as máquinas da indústria. Hoje, sabe-se que o assunto é mais complexo e que os talentos devem ser avaliados de maneira holística (incluindo, até mesmo, seus valores).

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir os objetivos da avaliação de desempenho? Criamos um artigo especialmente para você. Portanto, continue com a leitura!

Identificar o desempenho atual do colaborador

Em primeiro lugar, a avaliação objetiva identificar como o profissional está hoje e como, de fato, ele deveria estar. Ou seja, identificar o “gap” entre o desempenho atual e o ideal. Assim, fica mais fácil investir na capacitação e no progresso do indivíduo.

Ao identificar a distância do ideal para o real, o gestor poderá decidir acerca do que fazer com o profissional. Por exemplo: é possível treiná-lo, reciclando ou desenvolvendo competências específicas; ou simplesmente desligá-lo da empresa.

Essa identificação, inclusive, pode ser usada para mensurar algumas das métricas do RH. Para te ajudar nessa tarefa, baixe agora nossa apresentação mensal de indicadores de RH!

Avaliar e corrigir pontos fracos e cegos

Há uma enorme quantidade de talentos com pontos fracos que são cegos, isto é, desconhecidos por ele mesmo e até por seu líder imediato. A falta de espírito de equipe, mesmo que sutil em alguns indivíduos, prejudica a todos no médio prazo.

Nesse sentido, a avaliação ajuda a fazer um checkup completo de cada funcionário, avaliando seus pontos fortes (que devem ser incentivados) e fracos (que precisam ser neutralizados e corrigidos). Logo, mesmo fraquezas escondidas poderão ser eliminadas.

Indicar o colaborador com chances de crescimento

Em empresas que optam pelo modelo de recrutamento interno, o ideal é conhecer seus funcionários e indicar aqueles com competência para assumir posições ainda mais desafiadoras no futuro. Desse modo, a promoção dos funcionários será sustentável.

Hoje, o que acontece não é bem assim. Os funcionários são avaliados de maneira precária, portanto, não recebem o treinamento devido para sanar suas fraquezas e assumir novos postos de trabalho na empresa. Logo, quando promovidos, deixam a desejar e rapidamente são substituídos.

Gerar retorno de informação ao colaborador

Por fim, a avaliação de desempenho gera conteúdo útil a ser compartilhado nas reuniões de feedback. Em outros termos, é possível conhecer melhor o talento e dar um feedback mais claro e completo, permitindo-o melhorar e crescer na empresa.

Vários gestores deixam o assunto feedback de lado, quer seja pelo medo do tema, quer seja pela falta de conteúdo para transmitir aos seus subordinados. De qualquer forma, isso é um grave erro. Uma boa avaliação aliada a um bom feedback é crucial no negócio.

Como é possível observar, há uma série de objetivos relacionados à avaliação de desempenho. Ela permite avaliar a performance de cada talento e vai muito além disso — também permite identificar e corrigir fraquezas “cegas” aos indivíduos, promover os profissionais certos e melhorar a prática de feedback aos talentos.

Gostou do nosso artigo e entende os objetivos da avaliação de desempenho? Então, aproveite para compartilhar nosso post em suas redes sociais. Vamos lá!

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Como avaliar um candidato em um processo seletivo

Quando pensamos em recrutamento e seleção, sempre valorizamos mais o primeiro conceito — publicar nos melhores sites de vagas, criar campanhas inovadoras — e pouco falamos sobre como avaliar um candidato. É  continue lendo »

3 exemplos de dinâmicas de grupo e seus benefícios na seleção!

Entrosamento, iniciativa e desafio são apenas alguns exemplos de dinâmicas de grupos. E os seus benefícios são diversos, podendo ser aplicados desde o momento do processo seletivo, até os períodos  continue lendo »

Descubra quando aplicar testes psicológicos em sua empresa

As empresas aderem cada vez mais a diferentes estratégias para acertar nas contratações, aumentando a probabilidade de escolher um candidato que tenha as competências técnicas e comportamentais necessárias para o  continue lendo »

Teste psicológico em recrutamento e seleção: conheça essa prática!

A aplicação do teste psicológico em recrutamento e seleção de pessoas é uma das ferramentas que o RH vem aplicando em um esforço para escolher o funcionário mais adequado para  continue lendo »

Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados

Já faz algum tempo que as empresas concluíram que a avaliação de novos talentos não deve ser limitada à análise da qualificação e de experiências anteriores de um profissional. Por  continue lendo »

Entenda como fazer uma avaliação de desempenho na empresa

Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, como a autoavaliação ou avaliação em 360 graus. Para ajudar você nessa tarefa, criamos este post que ensina como fazer uma avaliação de desempenho  continue lendo »