Organograma: o que é, como elaborar, tipos e modelos

Organograma é uma representação visual da estrutura organizacional de uma empresa. Ou seja, o organograma serve para descrever como a empresa se organiza internamente a nível de cargos e departamentos. Também é conhecido como gráficos hierárquicos.

Você conhece sobre organogramas?

Sabemos que diversos processos atravessam a organização de uma empresa e o bom funcionamento dela. Para que haja harmonia e lógica nas rotinas realizadas, alguns métodos são adotados para o alinhamento de toda a equipe. Um deles é o organograma.

Essa estrutura é uma peça fundamental para a gestão de um negócio, pois delimita os cargos e traça as linhas de hierarquia que são adotadas.

Você sabe como montar um organograma que realmente representa a estrutura da sua organização? Lendo este artigo você vai descobrir:

  • O que é um organograma e para que serve;
  • Quais são os principais modelos dessa ferramenta; 
  • Por que o organograma funcional é interessante para o RH;
  • Como elaborar um organograma funcional.

 

O que é um organograma empresarial?

Um organograma é um método de estruturação de equipes dentro de uma empresa.

O objetivo dessa ferramenta é organizar os espaços nos quais cada profissional estará inserido, além de esclarecer a qual nível cada um dos outros níveis deve se comunicar e prestar contas.

Ele deve fazer parte do planejamento estratégico de uma organização, na medida em que é por meio dele que as relações de responsabilidades ficam evidentes.

Um organograma é elaborado com caixas que contêm, cada uma, os cargos existentes na corporação, como CEO, vice-presidente, diretor, gerente, auxiliar, estagiário, entre outros. Linhas ligam as caixas para demonstrar as hierarquias.

Uma ferramenta como essa oferece uma visão panorâmica sobre a organização e é interessante não apenas para os gestores, mas também para os colaboradores em todos os níveis.

E quando o assunto é o quadro de funcionários, como andam os processos seletivos e de contratação da sua empresa? Para garantir um organograma coeso é fundamental contratar as pessoas colaboradoras certas. A Gupy tem as melhoras soluções de Recrutamento & Seleção e Admissão para a sua equipe de RH! Saiba mais: 

[CTA final de blog] Material - Planejamento estratégico de R&S

Quais são os principais modelos dessa ferramenta?

Apesar da proposta de organização permanecer a mesma em todos eles, existem diferentes modelos de organograma. Na sequência, separamos alguns dos principais utilizados no mercado corporativo.

1. Clássico

O modelo clássico dessa ferramenta é vertical e coloca o presidente ou CEO no topo da pirâmide. Abaixo, aparecem diretores, como o comercial, o administrativo ou o técnico, sendo seguidos pelos gerentes e suas equipes.

2. Horizontal

O organograma horizontal também deixa marcadas as hierarquias da empresa. No entanto, a estruturação é feita para a lateral, e não de cima para baixo. O intuito é mostrar que as relações de poder têm menos importância, sem que se perca a ideia de organização.

3. Circular

Nesse modelo, a relevância do trabalho em equipe é acentuada ao expor os cargos lado a lado em forma de círculo. No centro do círculo está o CEO ou presidente, e o restante da hierarquia caminha para as extremidades da figura.

4. Setorial

O organograma setorial obedece ao mesmo padrão do tradicional, com a diferença de fazer referência a um setor específico da empresa. Isso é adequado para grandes corporações que contam com times bem estruturados e muitos profissionais.

5. Matriz

Pode ser usado em projetos específicos para demonstrar quais setores vão trabalhar juntos e a quem prestarão contas.

Por que o organograma funcional é interessante para o RH?

Existe ainda um outro modelo que se apresenta com grande relevância para o trabalho da área de Recursos Humanos. É o organograma funcional, que tem como principal diferença a classificação por funções e não por cargos hierárquicos.

O conceito de organograma funcional se mostra muito interessante para empresas que estão desenvolvendo uma cultura organizacional mais sólida e com foco na valorização de pessoas.

Modelos tradicionais tendem a exaltar as relações de poder, criando, muitas vezes, a sensação de inferioridade nos cargos que estão mais baixo na hierarquia.

Já na estrutura funcional, a proposta é valorizar as atividades exercidas por cada pessoa e mostrar, de maneira integrada, como o profissional se insere no desempenho total da empresa.

Isso é valioso pois mostra, de forma clara, a atuação de cada um no sucesso coletivo e permite maior aproximação entre todos os setores, fomentando, inclusive, uma comunicação mais horizontal e clara.

[CTA Meio de blog] Material - E-book Indicadores de T&D: 6 métricas para acompanhar

Como elaborar um organograma funcional?

A grande diferença do organograma tradicional para o funcional é a importância dada às funções em detrimento dos cargos hierárquicos. Entretanto, a estrutura para elaborar o modelo do segundo permanece a mesma.

Para criar um organograma funcional, é fundamental seguir alguns passos. Entenda abaixo cada uma dessas etapas.

1. Estudo das funções

Primeiramente, é necessário que haja um entendimento profundo do funcionamento de todas as áreas da empresa e, para isso, é crucial fazer um mapeamento minucioso.

É preciso entender quais são as funções desempenhadas por cada colaborador e como elas se posicionam na construção de resultados da equipe e da empresa.

A fim de realizar esse estudo, é possível fazer um acompanhamento das rotinas dos times, incluindo entrevistas com os profissionais e com os gestores.

2. Identificação de líderes

Durante esse processo de observação, também é importante identificar os profissionais que são líderes das equipes, ou seja, é preciso pontuar os responsáveis pelas estratégias e pelo direcionamento das ações.

Além disso, recomenda-se conversar com esses profissionais em posição de liderança para entender quais são suas responsabilidades.

3. Oficialização

Para finalizar a elaboração do organograma do seu negócio ou organização, é preciso conferir a legitimidade das informações com os gestores das equipes e o setor administrativo, garantindo que o documento represente a realidade da empresa.

Por fim, compartilhe essa estrutura com todos os profissionais da empresa e use-a estrategicamente para pensar em melhorias e formas de integração.

Como criar um organograma empresarial

Algumas dicas valiosas que podem ajudar você a criar um organograma funcional:

  1. Separe os níveis por cores diferentes;
  2. Use ferramentas digitais para elaborar o organograma; 
  3. Conte com profissionais externos que tenham especialização no assunto e fiquem responsáveis pela identificação das funções;
  4. Reveja organogramas antigos da empresa para entender como o funcionamento da organização mudou;
  5. Garanta que os profissionais estarão integrados ao processo de elaboração;
  6. Desenvolva formas de apresentar as informações de forma clara e objetiva.

Elaborar um organograma é um passo importante para uma empresa que deseja ter uma visão ampla sobre as relações e o processo do ambiente corporativo.

Ele é uma excelente ferramenta para tomada de decisões e entendimento de estruturas.

O modelo de organograma funcional é uma alternativa estratégica para organizações que buscam aproximar e valorizar as pessoas, mostrando como todas estão integradas e são valiosas para o bom funcionamento da companhia. Que tal criar o seu hoje mesmo?

Garanta muito mais eficiência para os processos de contratação da sua empresa com o Gupy Admissão! Com a nossa solução, a sua equipe de RH e de DP podem: 

  • Agilizar o processo com a qualificação automática junto ao eSocial;
  • Centralizar a comunicação com a pessoa pré-colaboradora; 
  • Ter facilidade em revisar os documentos recebidos e também nos pedidos de reenvio, quando necessário;
  • E muito mais! 

Nova call to action

Compartilhe

Receba conteúdos de RH e DP

Compartilhe

Link Copiado! :)