4 passos para mapear a cultura organizacional de uma empresa

20 de setembro de 2017
Kenoby

A cultura organizacional de uma empresa é um conjunto composto pela missão, visão e valores, bem como as normas e os comportamentos adotados por ela e que devem ser reproduzidos pelos seus funcionários. O objetivo é alinhar o desenvolvimento com aquilo que a organização acredita, direcionando o trabalho dos colaboradores e levando-os a se engajarem e se relacionarem mais com a companhia.

Por isso, é essencial o mapeamento dessa cultura, visando a sobrevivência e o fortalecimento da empresa no mercado. Pensando nisso, trouxemos um passo a passo que o ajudará nessa empreitada. Confira!

1. Defina a missão, a visão e os valores

Antes mesmo de uma empresa ser inaugurada, os idealizadores precisam definir qual é a missão, a visão e os valores nos quais ela será embasada. Afinal, são esses aspectos que ajudarão a organização a se posicionar estrategicamente no mercado.

As definições precisam ser repassadas tanto para os colaboradores quanto para os clientes. No caso dos funcionários, por exemplo, é preciso um alinhamento para que os comportamentos incompatíveis com os objetivos da empresa não perpetuem e passem uma imagem errada ao mercado.

2. Promova treinamentos

Uma das melhores maneiras de mapear a cultura organizacional é por meio dos treinamentos para funcionários. Isso porque esses momentos promovem uma integração entre os vários setores da companhia e mostram a aderência às propostas empresariais.

Se os treinamentos estiverem de acordo com os objetivos da empresa, eles serão capazes de criar maior engajamento e aderência, tendo um impacto positivo sobre o colaborador. Logo, se o contrário estiver acontecendo, é fato que a companhia precisa fazer um alinhamento estratégico e identificar os pontos em que se encontram as falhas.

3. Analise os objetivos de curto e longo prazo

Quais os objetivos da sua empresa em curto e longo prazo? Por meio de uma análise sobre esses aspectos é possível perceber vários pontos da cultura organizacional. Afinal, são as metas que mostram a aderência dos funcionários aos valores da companhia.

É importante saber como têm sido os processos internos, a maneira como os colaboradores estão reagindo às mudanças e o que eles têm feito para alcançar as metas preestabelecidas. Não se esqueça de analisar os próprios objetivos. Eles estão de acordo com o posicionamento da empresa? Observe a distância entre o que se tem atualmente e o ponto em que deseja chegar, procurando entender quais são os aspectos que precisam mudar para alcançar a realização.

4. Realize pesquisas internas

A pesquisa também deve fazer parte do mapeamento estratégico da cultura organizacional de uma empresa. Vale a pena apostar em avaliações de desempenho, isso ajudará a identificar o alinhamento entre os objetivos da companhia e as competências dos profissionais, bem como as lacunas existentes.

Isso permitirá avaliar se o ambiente é competitivo, o foco na realização das tarefas e o engajamento das equipes. Se o resultado for positivo, é sinal de que a cultura está com a aderência alta.

Fazer questionamentos aos funcionários sobre o que eles fazem e por qual motivo realizam determinada tarefa também ajudará no processo. Se o ambiente for cercado de incertezas e competitividade exacerbada entre as equipes, é hora de rever os conceitos da cultura organizacional, já que ela é mutável.

Como foi possível ver ao longo do artigo, a cultura organizacional de uma empresa interfere em vários aspectos. Por isso, é tão importante mapeá-la corretamente para poder suprir as necessidades da companhia e também para aumentar a sua longevidade no mercado.

E aí, o que achou das nossas dicas sobre cultura organizacional? Elas foram úteis para você? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que ainda possam ter dúvidas sobre esse assunto!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Roteiro de entrevista: Confira o passo a passo para montar um de sucesso

Um roteiro de entrevista de emprego bem estruturado é fundamental para contratações de sucesso. Por meio de perguntas estratégicas, você tem condições de analisar características e habilidades pessoais, avaliar diferentes  continue lendo »

Entrevista semiestruturada: entenda o que é e as suas vantagens

A entrevista semiestruturada ainda traz muitas dúvidas para os recrutadores, pois se aproxima bastante de uma conversa, com foco em determinados assuntos. Apesar de não seguir um roteiro engessado, ela  continue lendo »

Tendências de Recrutamento e Seleção para 2018: Como será o próximo ano?

O próximo ano promete muitas novidades e mudanças no nosso dia-a-dia. Grandes acontecimentos, como as eleições presidenciais e a copa do mundo, por exemplo, devem promover diversas novas formas de  continue lendo »

Tipos de recrutamento: Você sabia que existem 4? Conheça aqui!

Conhecer os tipos de recrutamento pode ser uma carta na manga para encontrar o profissional mais qualificado. As formas de atrair candidatos têm características, riscos e benefícios diferentes. Logo, exigem  continue lendo »

Recrutamento Externo: Você sabe o que é e quais são suas vantagens?

A contratação de novos profissionais é um processo pelo qual toda a empresa passa inúmeras vezes, mas nem por isso ele se torna mais fácil. É sempre um desafio encontrar  continue lendo »

2º Kenoby Talks: como os expositores contribuirão para o seu recrutamento

A edição deste ano contará com 6 parceiros, que marcarão presença nos estandes do evento, trazendo muitas novidades e oportunidades de negócios. Muito além de apenas um evento de Recrutamento  continue lendo »