Planejamento de RH: passo a passo completo para elaborá-lo

14 de maio de 2018
Kenoby

O papel do setor de recursos humanos (RH) nas corporações se transformou muito nas últimas décadas. Deixando de ser apenas uma área burocrática, o RH se tornou um núcleo com a missão de alinhar interesses empresariais ao bem-estar dos profissionais. Para que essa área possa promover suas atividades, ela tem que desenvolver o planejamento de RH.

Esse plano é formulado em parceria com os gestores e deve incluir uma série de resoluções e indicações das ações do setor. Assim, ele contribui para o papel estratégico do RH dentro da organização.

Inclusive, preparamos um material para te ajudar nessa prática. Faça o download gratuito do Checklist de Planejamento estratégico.

 

Quer saber como elaborar o planejamento de RH? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!

O que é planejamento de RH?

As organizações sempre desenvolvem um planejamento de suas ações. O setor de recursos humanos está envolvido na realização desse trabalho, mas, além disso, ele tem também um programa próprio. A intenção é empreender ações na área de recursos humanos que estejam alinhadas com os objetivos da corporação.

Assim, o planejamento de RH é um processo que mapeia as ações a serem realizadas na área de recursos humanos de forma sintonizada com o plano estratégico da empresa. Para a elaboração desse documento, é preciso observar as necessidades da companhia que são relacionadas à gestão de pessoas. Assim, a partir dessas análises, é possível construir intervenções.

Quais são as partes componentes do planejamento de RH?

O planejamento de recursos humanos é composto das seguintes partes:

  • análise do clima organizacional;
  • análise do desempenho da equipe;
  • gestão do recrutamento e seleção;
  • avaliação do treinamento e desenvolvimento;
  • controle de remuneração;
  • dimensionamento da quantidade de pessoas necessária para o desempenho das tarefas;
  • gestão de orientação da equipe;
  • gestão da admissão e demissão;
  • avaliação das relações sindicais;
  • gestão da saúde, segurança e bem-estar;
  • definição de ações de melhoria.

Por que uma empresa deve investir no planejamento de RH?

Investir em um planejamento facilita a gestão de recursos humanos, pois todas as atividades ficam mapeadas e categorizadas. Dessa forma, os profissionais da gestão de pessoas têm um plano orientador de suas ações, o que desencadeia o alcance de melhores resultados. Nesse contexto, é possível alinhar estrategicamente o RH e a empresa.

Com o planejamento de RH, a companhia identifica os pontos de melhoria e riscos aos quais está sujeita em suas ações. Isso permite desenvolver atitudes para prevenir erros, remediar problemas e aproveitar as potencialidades.

A elaboração de um planejamento de RH possibilita que o setor alcance mais credibilidade na organização. Isso acontece porque as ações da gestão de pessoas ficam mais sistematizadas e efetivas. Com isso, os colaboradores ficam satisfeitos, pois eles são os maiores beneficiados pelas práticas dos recursos humanos.

Como montar o planejamento de RH?

Para montar um bom planejamento de RH, siga estes passos:

Conheça os objetivos organizacionais

A finalidade do planejamento de RH é desenvolver ações que estejam alinhadas com a estratégia da corporação. A proposta é que o setor de gestão de pessoas promova o adequado gerenciamento dos times. Assim, é possível adotar medidas apropriadas para que haja saúde e bem-estar do profissional, aliados ao aumento da produtividade e qualidade do trabalho.

Para elaborar as ações de RH, é preciso primeiro conhecer o plano estratégico do empreendimento. Isso permite formular planos que estejam alinhados com os objetivos organizacionais. Dessa forma, as ações dos recursos humanos realmente contribuem com a empresa.

Faça uma reunião com os gestores

A reunião entre o RH e os gestores da organização é muito importante. Nela, é possível promover a discussão de planos e o desenvolvimento de alternativas que estejam de acordo com a visão dos superiores.

A execução das propostas é papel da gestão de pessoas. Contudo, a elaboração de planos pode e deve ser realizada junto aos gestores, para garantir que as iniciativas estejam alinhadas com as estratégias do empreendimento.

Essa reunião é importante, também, para evitar que o RH construa ações contraproducentes. Ou seja, a proposta é eliminar as práticas que contrariam os projetos idealizados pelos gestores no plano de ações da corporação. O diálogo entre a equipe de RH e os gestores é outra estratégia para alinhar os objetivos.

Analise a situação atual do RH da empresa

O RH precisa analisar como está a situação atual do empreendimento e do próprio setor para desenvolver planos de ação adequados à realidade da empresa. Diversas mudanças podem exigir um reposicionamento do RH.

Alguns exemplos dessas alterações são turnover, competição exagerada, crise, questões políticas, inovações em sistemas de comunicação interna, leis ambientais, tendências para a sustentabilidade e alterações em normas.

Muitas modificações podem gerar dinâmicas diferenciadas para os cargos. É papel do RH apoiar os profissionais nesses momentos de adaptação e também em outras situações, como conflitos e divergências.

Ou seja, é preciso avaliar os fatores internos e externos que estão influenciando a organização. Assim, é possível construir ações contextualizadas e efetivas, que realmente proporcionem resultados positivos para os colaboradores.

Desenvolva planos de ação

Os planos de ação constituem a etapa em que o RH propõe soluções para as problemáticas apresentadas. Assim, é preciso criatividade, engajamento e comprometimento no cumprimento dessa tarefa.

Ao realizar as etapas anteriores, você pôde criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de planos de ação. Com as informações reunidas na análise do contexto interno e externo da empresa, é possível mapear os processos e criar propostas para o enfrentamento de desafios. Isso tudo é feito baseando-se nas metas corporativas e nas discussões com os gestores.

O planejamento de RH é uma importante ferramenta do setor de gestão de pessoas. Ele é necessário para o desenvolvimento de ações que contribuem com o bem-estar dos colaboradores e com o crescimento dos negócios. Esse plano faz a conciliação dos interesses da equipe e das necessidades da corporação.

Para construir um bom planejamento de RH, é importante conhecer o plano estratégico da empresa e promover reuniões com os gestores. Isso porque as metas de RH e as do empreendimento devem caminhar na mesma direção.

Além disso, é importante fazer análise das variáveis externas e internas que atuam sobre a companhia. Assim, é possível formar planos de ação bem contextualizados e que realmente contribuam para o enfrentamento de problemas.

E então? Gostou de saber como elaborar um plano de RH? Confira também a nossa checklist interativa para o planejamento do recrutamento e seleção!

Rating: 4.0/5. From 2 votes.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Gestor de RH: 6 dicas para engajar o seu time

Todo profissional almeja ter uma carreira de sucesso. Entretanto, a sua ascensão é desafiadora, pois o cargo pretendido requer sempre um nível superior de conhecimento. Em determinado momento da carreira  continue lendo »

Recrutador: 4 dicas para impulsionar sua carreira

O mundo nunca passou por um período de tanta facilidade de acesso às informações como nos dias de hoje. Enquanto o rádio demorou 38 anos para atingir uma audiência de  continue lendo »

Startup de RH dá descontos exclusivos para clientes em novembro

Tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, a black friday, que neste ano ocorre no dia 23 de novembro, é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores, sejam eles pessoa  continue lendo »

Como avaliar os processos seletivos com o Net Promoter Score (NPS)?

Avaliar os processos seletivos das empresas é muito importante, pois torna possível promover melhorias contínuas, engajar e contratar mais talentos. Para auxiliar nessa tarefa, uma boa ferramenta de trabalho é o  continue lendo »

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Como a avaliação por competências pode auxiliar no processo de R&S?

A avaliação por competências se tornou mais uma ferramenta estratégica do RH. Isso porque as lideranças das empresas já perceberam que, para conquistar resultados diferenciados, precisam estar atentas às pessoas.  continue lendo »