Como o portal do candidato ajuda a fortalecer a marca empregadora?

11 de setembro de 2018
Kenoby

Um dos principais objetivos das organizações na atualidade é ter sua marca associada a uma empresa empregadora, e nesse sentido, o portal do candidato é um excelente aliado. Marca empregadora — ou employer branding — são termos que denominam um conjunto de práticas e técnicas voltadas para melhorar a imagem de uma empresa e construí-la como um excelente local para se trabalhar.

Isso confere diferenciais competitivos para a organização, e cada vez mais os profissionais de RH e lideranças reconhecem a importância dela para o desenvolvimento de certos aspectos competitivos — e para a otimização do recrutamento e retenção de talentos.

Dessa forma, cada vez mais as empresas têm investido em ações e políticas de gestão de pessoas para atrair os melhores profissionais. Nesse cenário, o portal do candidato é uma importante ferramenta.

Quer saber como o portal do candidato pode ajudar a fortalecer a marca da sua empresa? Acompanhe o artigo!

O que é o portal do candidato?

O portal do candidato é um espaço dentro do site da empresa destinado ao cadastro de currículos profissionais de pessoas interessadas em fazer parte do quadro de colaboradores da organização.

Esse espaço é muito importante, pois além de concentrar toda a demanda para envio de currículos, a empresa ainda tem a oportunidade de solicitar informações importantes para o seu contexto empresarial.

Por exemplo, solicitar o preenchimento de cursos e capacitações específicas para a área de atuação. Isso ajuda a otimizar os processos, na medida em que elimina os candidatos que não possuem as capacitações técnicas exigidas para o cargo.

Para saber como funciona o portal do candidato, confira a seguir:

Como o portal do candidato funciona?

O portal do candidato funciona em uma aba dentro do site institucional da empresa. Nele pode haver campos a serem preenchidos com todos os dados requeridos pela organização — dados pessoais, formação e experiência profissional. No portal do candidato também é possível divulgar as vagas em aberto na empresa.

O formulário também pode ser simples, com o campo para preenchimento do nome, endereço de e-mail e campo para anexar o currículo.

É de responsabilidade do setor de gestão de pessoas fazer a triagem e o gerenciamento desses currículos, de forma a garantir o aproveitamento dos mesmos. Uma questão importante é sempre notificar o recebimento ao candidato, mesmo que seja por meio de uma mensagem automática.

O que deve ser levado em consideração ao montar um portal do candidato?

Para agilizar o cadastro e também facilitar o gerenciamento desses dados, é importante separar os currículos por categoria e subcategorias. Considere, por exemplo, fatores como grau de instrução e ramo de atuação.

Além disso, ao elaborar um portal do candidato, considere se ele oferece:

  • interface amigável;
  • possibilidade de criar campos para colher dados próprios de cada vaga;
  • campo para descritivo da vaga;
  • possibilidade de redirecionar a candidatura para outros sites de empregos;
  • interface com as redes sociais.

Quer saber como tudo isso pode fortalecer sua empresa? Continue a leitura!

Como o portal do candidato fortalece a marca da empresa?

Um bom portal do candidato colabora para uma imagem positiva da empresa frente aos candidatos. Isso é importante porque o mercado brasileiro está sempre passando por grandes transformações com relação aos públicos internos e externos às organizações.

Desse modo, ao tornar seus processos seletivos mais transparentes e fornecer as informações necessárias aos candidatos, o portal colabora para uma comunicação madura e aberta. Isso fortalece da marca empregadora da empresa, uma vez que passa confiança e honestidade ao público.

Para ter sucesso com o portal, no entanto, é necessário ter as seguintes práticas em mente:

Construa relacionamento e se conecte com novos talentos

Ter uma marca empregadora consolidada depende, em grande parte, do relacionamento que a organização constrói com seus candidatos em potencial. Compreender que nos dias atuais não é mais só a empresa que escolhe o profissional, mas que o profissional também escolhe onde quer trabalhar, é essencial para adequar sua estratégia e posicionamento para atrair novos profissionais.

Assim, ter um banco de talentos com visibilidade ajuda a construir um relacionamento com o público externo e é um passo importante para atrair os melhores talentos. Além do mais, empresas que valorizam seus candidatos e os tratam com educação, além de dar respostas e feedbacks, têm maiores chances de serem bem vistas.

Tenha um posicionamento claro e consistente

Definir bem o perfil de talentos que se deseja atrair e fazer uma comunicação clara com a equipe colabora para a empresa construir e divulgar uma marca empregadora forte no mercado.

Esse posicionamento deve partir da cultura organizacional e ser comunicado de forma consistente nos vários canais de comunicação tanto interno quanto externos da empresa.

Para tanto, veículos como e-mails, intranet, reuniões de alinhamento, redes sociais, site de carreiras, participação em palestras, entre outras atividades, devem ser constantemente fomentados.

Engaje os colaboradores

Despertar no público interno o sentimento de orgulho e pertencimento é essencial para que eles se tornem verdadeiros embaixadores da marca. Quando isso acontece, os colaboradores conseguem propagar esse sentimento no ambiente de trabalho e fora dele.

Dessa forma, comunicar o propósito e os valores da organização de forma concisa e fácil de ser compartilhada, contribui para os profissionais revelarem no ambiente externo como é trabalhar na empresa. Com isso, eles poderão contribuir para a divulgação e até mesmo aperfeiçoamento do portal.

Como posso otimizar o portal do candidato?

Para otimizar o seu portal e o seu tempo, uma dica interessante é contar com um software de RH integrado ao portal do candidato. Você pode, por exemplo, fazer a extração de relatórios e listas de perfis potenciais, além de outras pesquisas mais precisas. Uma grande vantagem para esse tipo de ferramenta é que é obrigatório o preenchimento de campos importantes, definidos pela empresa contratante.

Outra vantagem de contar com um software de RH, é que com ele é possível armazenar e administrar os currículos, economizando tempo e recursos. Isso possibilita uma seleção mais eficiente do ponto de vista das necessidades da empresa, o que evita currículos incompletos, com dados vagos ou sem sentido.

Finalmente, é preciso ter em mente que a marca empregadora só funciona se todos os departamentos estiverem integrados com boas práticas, que favoreçam a imagem da empresa. Logo, o portal deve fazer parte de tais práticas.

Agora que você já sabe como funciona o portal do candidato e quais suas vantagens, pode considerar fazer um na sua empresa. Assim você garantirá a contratação dos melhores profissionais, fortalecendo sua marca.

Gostou deste artigo? Compartilhe no Facebook e no Linkedin para que mais pessoas conheçam as vantagens do portal do candidato!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

RH no Novembro Azul: 3 ações para engajar o seu time

O mês de novembro é anualmente marcado pela campanha mundial contra o câncer de próstata, um dos tipos da doença que mais afeta homens em todo o mundo. Segundo um  continue lendo »

Employer branding: como aplicar esse conceito?

O employer branding é uma estratégia cada vez mais usada, especialmente por grandes companhias do mercado. Por meio dela, é possível atrair pessoas realmente talentosas para compor o quadro de  continue lendo »

Kenoby recebe prêmio no 3º Fórum de Inovações Leroy Merlin Brasil

No último dia 08, quarta-feira, ocorreu, no novo espaço da WeWork, na Avenida das Nações Unidas, 14.261, em São Paulo, o 3º Fórum de Inovações Leroy Merlin Brasil. O evento,  continue lendo »

Pesquisa de clima organizacional: entenda sua importância

Com o objetivo de coletar diversos tipos de informações relevantes sobre a perspectiva dos colaboradores em relação a muitos fatores da empresa para o desenvolvimento de um ambiente agradável, a  continue lendo »

Entrevistas presenciais: como melhorar a experiência do candidato?

As entrevistas presenciais são ferramentas valiosas para analisar o perfil dos candidatos e decidir se suas características se adequam tanto ao job description quanto ao perfil da equipe. No entanto,  continue lendo »

Entenda o que é uma marca empregadora

O processo de promoção da imagem de uma empresa, em que a organização é tida como referência quando o assunto é um bom lugar para se trabalhar, é conhecido como  continue lendo »