Processo de recrutamento e seleção: passo a passo para implantar

13 de junho de 2018
Kenoby

O processo de recrutamento e seleção é um passo a passo que deve ser seguido para otimizar a atração, triagem, seleção e contratação de novos colaboradores. Para isso, algumas etapas devem ser adotadas para fazer com que o R&S seja cada vez mais assertivo e estratégico.

Sem qualquer dúvida, o processo de recrutamento e seleção é uma das tarefas mais importantes de uma empresa. Ao realizá-la com qualidade, será possível atrair, contratar e integrar gente talentosa ao time de trabalho, aumentando o desempenho do negócio.

Antes de seguir lendo esse texto, aprenda muito mais sobre como automatizar os seus processos de recrutamento e seleção inscrevendo-se gratuitamente no mini curso por e-mail de automatização do R&S.

Mini Curso por E-mail de Automatização do RH


 

No entanto, é preciso lembrar que todo processo de recrutamento e seleção obedece a várias etapas, uma espécie de passo a passo. Tudo começa na atração de profissionais acima da média, passa pela seleção por competências e chega à etapa de integração ao time.

Dessa forma, reunimos uma série de informações sobre o assunto e algumas dicas para que você entenda como realizar o processo de recrutamento e seleção com clareza e objetividade. Continue a leitura e confira!

Busque uma estratégia de atração dos candidatos

Todo selecionador deve saber que encontrar mão de obra qualificada não é uma tarefa fácil. Isso não ocorre apenas no Brasil: 38% dos empregadores em todo o mundo admitem ter dificuldades em encontrar e contratar talentos.

Há muitas estratégias para atrair gente acima da média, sendo a construção de uma forte marca empregadora uma das mais eficazes. Ela consiste em transformar a marca da empresa em um verdadeiro ímã de talentos — o que já é feito por gigantes do mercado.

Para tal fim, vale o esforço construir uma página de carreiras (a famosa “trabalhe conosco”) elegante, munir o trabalho de um propósito além do lucro, se comprometer com valores sociais mais amplos e tornar os atuais profissionais em promotores da marca.

Recrute por meio dos canais certos

Diferente da atração, que deve ser contínua, o recrutamento acontece quando há uma vaga em aberto. Consiste em divulgar a vaga e convidar profissionais para fazer parte do processo seletivo. Assim, é possível fomentá-lo com verdadeiros talentos.

Para o adequado recrutamento, é preciso conhecer o público-alvo, isto é, os talentos que deseja atrair. Em quais redes sociais costumam estar? Qual o melhor horário para veiculação das chamadas? Quais páginas de emprego ou de nicho são mais úteis?

O adequado recrutamento depende, em grande parte, de uma plataforma de recrutamento e seleção. Ela será útil para centralizar o controle das vagas em aberto, receber e filtrar os melhores perfis — de acordo com as competências demandadas.

Não fique só no passo a passo. Após a implementação, conheça e pratique as boas práticas do Recrutamento e Seleção para uma área cada vez mais eficaz. Faça o download gratuito do Guia de Boas Práticas no R&S.

E-book: Guia de Boas Práticas de Recrutamento e Seleção


 

Faça a triagem com base nas competências e valores

É muito comum que os selecionadores realizem a triagem com base nas competências chamadas de CHA, que são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do profissional. Essas competências devem ser definidas ainda na descrição de cargos.

No entanto, isso não é suficiente. Não adianta contratar um talento com fortes competências técnicas e comportamentais, se ele não possui valores alinhados à cultura da empresa e aos demais colaboradores — o chamado fit cultural.

Para identificar se há fit cultural, há algumas técnicas que podem ser usadas durante o processo de recrutamento e seleção, como testes de perfil comportamental, entrevista com superior imediato, dinâmicas e jogos em grupo, além de pesquisas e OPC (Organizational Culture Profile).

Realize a entrevista de seleção com técnicas de Rapport

A palavra Rapport vem do francês e significa algo como “sintonia” ou “empatia”. Consiste em criar um clima mais adequado para melhorar a experiência dos talentos que são entrevistados, a fim de deixá-los mais tranquilos para o encontro.

Muitas vezes o que acontece é exatamente o oposto: os profissionais de RH deixam o clima tenso e geram pouca sintonia com o candidato. Isso faz com que o talento tenha dificuldade em mostrar quem é realmente, muitas vezes por medo ou nervosismo.

Para usar a técnica Rapport, cumpra os horários de entrevista, escolha um ambiente bem arejado e iluminado para o encontro e tenha um pequeno momento de bate-papo com o talento. Essas e outras ações garantem uma ótima experiência ao candidato.

Envolva o líder imediato nas diversas etapas de seleção

O RH muitas vezes atua como um setor de suporte estratégico, como no caso do recrutamento e seleção de talentos. A decisão final de quem será parte do time é do líder imediato, por isso é imprescindível envolvê-lo ao longo do processo seletivo.

Sendo assim, convide o líder para estar presente nas dinâmicas, jogos em grupo e entrevistas, sendo que muitas dessas atividades podem ser dirigidas por ele mesmo. Assim, ele poderá analisar o candidato com maior aderência à equipe de trabalho.

Como muitos líderes entendem pouco ou quase nada de recrutamento e seleção, aproveite para instruí-los do básico. Fale sobre as técnicas de Rapport, a importância de analisar os valores dos candidatos, entre outros itens que achar necessário.

Invista no processo de integração do novo contratado

O processo de seleção não se resume apenas em encontrar e contratar a pessoa certa, também é preciso fazer com que ela sinta-se verdadeiramente parte do time. Para isso, é elementar conhecer estratégias de integração ao time, hoje chamadas de onboarding.

É preciso lembrar que um profissional só vai dar o melhor de si e contribuir para o sucesso do empreendimento, quando se sentir realmente parte do time, bem como capaz de contribuir ativamente. Então, uma eficaz integração gera benefícios a todos.

Inicie mostrando um pouco mais da história da empresa e sua cultura, fale sobre os valores internos, hábitos e prioridades. Em seguida, mostre as instalações, líderes e colegas de trabalho, garantindo que o recém-contratado conheça as pessoas certas.

Conte com uma boa plataforma de recrutamento e seleção

A tecnologia está cada vez mais presente no RH — reflexo da transformação digital vivida pelos negócios. Uma prova disso é que 56% das empresas estão reformulando seus processos de gestão de pessoas para aproveitar ferramentas digitais.

Nesse sentido, uma das ferramentas mais importantes é a plataforma de recrutamento e seleção. Com ela, é possível aprovar automaticamente vagas em aberto, centralizar a gestão das várias páginas de emprego, automatizar a triagem de talentos, contratar a pessoa certa e levantar diversas métricas de desempenho.

A verdade é que, cada vez mais, o RH precisará integrar novas tecnologias para manter-se competitivo, bem como atrair e reter mais talentos na empresa. O reflexo disso será um negócio próspero, lucrativo e capaz de gerar valor aos clientes finais.

Agora que você está por dentro do assunto, aproveite para entrar em contato com a gente e saber como podemos ajudar a transformar o processo de recrutamento e seleção do seu negócio!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Divulgação de vagas: qual a melhor forma de fazer?

Hoje, a divulgação de vagas é uma prática do RH que determina quais e quantos candidatos irão se candidatar. Por isso, a melhor forma de realizar essa divulgação, de maneira  continue lendo »

Banco de talentos: como construir um de sucesso?

Criado para auxiliar as empresas tanto na contratação quanto na retenção de pessoas, o banco de talentos é, hoje, uma das principais estratégias de RH para a gestão das áreas.  continue lendo »

Recrutador: 4 dicas para impulsionar sua carreira

O mundo nunca passou por um período de tanta facilidade de acesso às informações como nos dias de hoje. Enquanto o rádio demorou 38 anos para atingir uma audiência de  continue lendo »

O 3º Kenoby Talks trará o fundador e CEO da Mindsight, Thaylan Toth em sua lineup. Conheça mais sobre ele!

O também Head de RH da Stone já garantiu a presença na terceira edição do maior evento de recrutamento e seleção do Brasil para falar de um assunto muito popular  continue lendo »

Diversidade no ambiente de trabalho: Saiba o que o 3º Kenoby Talks trará sobre o tema

As diferenças estão cada vez mais presentes e só demonstram as riqueza e pluralidade cultural que temos no mundo e, principalmente no nosso país, Brasil. Nossa sociedade é altamente diversificada.  continue lendo »

Startup anuncia programação do maior evento de Recrutamento e Seleção do Brasil

3º Kenoby Talks acontece em setembro e deve reunir mais de 15 palestrantes e 1000 participantes em 10 horas de evento No dia 13 de setembro, no Centro de Eventos  continue lendo »