Psicologia no RH: saiba como ela atua!

19 de maio de 2019
Kenoby

A psicologia no RH atua principalmente para promover a qualidade de vida das pessoas no trabalho. Essa área de conhecimento é responsável por desenvolver ações estratégicas para organizações de todos os portes. O intuito é gerar benefícios que favoreçam o aumento da produtividade e o lucro da empresa.

As funções mais importantes da psicologia organizacional são entender as necessidades dos colaboradores e manter um ambiente de trabalho colaborativo. Para alcançar seu objetivo, ela precisa contar com o esforço da empresa para promover condições favoráveis, de modo que seja possível trabalhar com mais motivação e bem-estar.

Neste post, separamos as principais informações para você entender como a psicologia atua no RH. Acompanhe!

Qual o papel da psicologia no RH?

Como a rotina de trabalho, cada vez mais, tem se agregado à rotina pessoal, as relações trabalhistas ganharam aspectos pessoais também. Assim, as empresas já entenderam que precisam ter, criar e manter um ambiente corporativo saudável e harmonioso. Isso, é claro, se quiserem conquistar a máxima eficiência de seu capital humano.

Voltada para o trabalho no âmbito empresarial, a psicologia tem o objetivo de pesquisar o comportamento humano dentro das empresas. O responsável por essa área faz parte do setor de Recursos Humanos das companhias, e a principal finalidade é proporcionar bem-estar aos colaboradores.

Para tanto, o comportamento organizacional passa por uma avaliação ampla, que leva em consideração o ser humano enquanto indivíduo. Para uma gestão efetiva, o psicólogo que atua nesse ambiente precisa compreender o perfil das pessoas que fazem parte da organização. A partir daí, ele consegue entender qual a maneira mais eficiente de lidar com cada uma.

Além disso, a psicologia no RH busca promover o alinhamento entre os interesses da empresa com as necessidades dos profissionais que trabalham nela.

Antes de continuar, aproveite para baixar o nosso guia completo para a atração de talentos!

Como a gestão de pessoas atua por meio da psicologia?

As empresas já perceberam que são as pessoas as responsáveis por gerar diferenciais competitivos para os negócios. Sendo assim, é preciso gerenciar tudo aquilo que possa influenciar o desempenho de cada colaborador. São pontos que envolvem emoções, sentimentos, ideais e valores.

Claro que os fatores pessoais também colaboram para esse resultado, mas saber aproveitar a psicologia no RH é fundamental para desenvolver os profissionais nas empresas. Como consequência, toda a corporação sairá ganhando, uma vez que atingirá os resultados esperados.

Nesse sentido, vale a pena destacarmos que a participação da psicologia no setor de RH vai muito além dos processos de recrutamento e seleção. E é sobre essa questão que vamos falar agora. Confira os tópicos abaixo para entender melhor as demais formas de atuação dessa ciência.

Gestão de clima organizacional

Toda empresa precisa de informação para melhorar cada vez mais seus processos e resultados. É aí que entra a pesquisa de clima. Por meio dela, são identificadas informações que podem revelar pontos de insatisfação ou oportunidades de melhorias — muitas vezes, desconhecidas pela gestão da empresa.

A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo verificar o engajamento e a satisfação dos colaboradores. Por esse motivo, ela funciona como uma aliada para que a gestão de pessoas consiga aproveitar ao máximo o potencial do capital humano disponível.

Avaliação de desempenho dos colaboradores

A postura de cada colaborador e o seu conhecimento técnico precisam ser avaliados de forma constante, a fim de que seja possível criar um plano de capacitação. A ferramenta ideal para isso é a avaliação de desempenho, que pode ser feita com a ajuda de um profissional de psicologia.

Esse recurso, utilizado como um instrumento para conhecer melhor as pessoas, traz benefícios para a empresa e para os funcionários. Afinal, fornece à gestão as informações necessárias para a elaboração de estratégias que auxiliem na busca por resultados mais satisfatórios (como veremos mais adiante).

A avaliação de desempenho pode ser aplicada de modo individual ou por equipe. Além disso, é possível utilizá-la tanto para a promoção de profissionais quanto para a escolha adequada de candidatos no mercado (seleção).

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

O diagnóstico da avaliação de desempenho permite traçar o melhor plano de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Essa atividade é ainda mais importante hoje em dia. Com a competitividade do mercado, manter um time de profissionais atualizados é essencial para uma organização obter sucesso em seu segmento de atuação.

Dessa forma, a psicologia no RH atua na promoção de treinamentos, cursos e reuniões com o objetivo de desenvolver equipes. Todos os esforços empregados no treinamento e desenvolvimento influenciam positivamente a empresa. São medidas que colaboram para que ela se torne uma marca empregadora.

Todas essas linhas de trabalho que acabamos de citar têm como objetivo aumentar a qualidade de vida dos funcionários e, com isso, a performance da organização. Os processos são baseados em técnicas e conceitos da psicologia, e contribuem para a formação de determinado comportamento.

Como a psicologia é utilizada no processo de recrutamento?

A seleção de capital humano tem um papel importantíssimo no que diz respeito à otimização dos recursos das empresas. Isso porque o bom andamento das funções e a harmonia da equipe dependem de contratações bem-sucedidas. Nesse aspecto, o psicólogo no RH também tem participação relevante.

O recurso que ele utiliza para contribuir nesse processo é a análise do ambiente de trabalho e do cargo, por meio da definição do perfil do profissional. Para escolher o perfil que mais se encaixa no cargo, o psicólogo define a metodologia de recrutamento e faz uso de técnicas de seleção de pessoal.

Já é possível contar com a ajuda da tecnologia para otimizar os processos de recrutamento e seleção, o que proporciona economia de tempo e recursos. Porém, o trabalho do psicólogo não pode ser substituído, já que é necessário um olhar mais sensível para realizar a análise e a compreensão dos resultados dos candidatos.

Por fim, vale ressaltar que os testes comportamentais são fundamentais para o sucesso dos processos de seleção. Eles só podem ser aplicados e avaliados por profissionais que atuam com a psicologia no RH.

Gostou deste post? Então, continue aqui conosco e confira tudo o que você precisa saber sobre testes comportamentais. Boa leitura!

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Descubra o que é o departamento pessoal e quais as suas funções
Descubra o que é o departamento pessoal e quais as suas funções

O que é departamento pessoal (DP) é a resposta que todo profissional da área deve ter na ponta da língua. Afinal, as rotinas do setor contemplam atividades de extrema relevância para  continue lendo »

7 funções do departamento pessoal que você precisa conhecer
7 funções do departamento pessoal que você precisa conhecer

O setor de recursos humanos é crucial para o sucesso das organizações. Ele é comumente associado a atividades estratégicas, como a atração de gente talentosa, mas também conta com tarefas mais burocráticas, chamadas  continue lendo »

Capital humano: um guia completo e definitivo para você saber tudo!
Capital humano: um guia completo e definitivo para você saber tudo!

O capital humano é o responsável por conduzir as atividades dentro de uma organização. Sendo suas atividades bem conduzidas, são capazes de levar a empresa à sua máxima eficiência, elevando o  continue lendo »

Psicologia do trabalho e psicologia organizacional: entenda as diferenças
Psicologia do trabalho e psicologia organizacional: entenda as diferenças

Você já deve ter ouvido falar sobre a psicologia do trabalho e a psicologia organizacional, mas sabe o que difere esses dois termos? Pois é, apesar de uma complementar a  continue lendo »

Recursos humanos e liderança: aprenda como unir os dois em 6 dicas!
Recursos humanos e liderança: aprenda como unir os dois em 6 dicas!

Unir recursos humanos e liderança é uma estratégia importante para promover melhores resultados no negócio. O RH pode auxiliar os líderes na maximização de potencialidades e na construção de estratégias  continue lendo »

Descubra o que é o teste comportamental e quais  seus benefícios
Descubra o que é o teste comportamental e quais seus benefícios

Por muito tempo, apenas a competência técnica dos colaboradores importava. Saber apertar um parafuso ou mexer no computador era suficiente à contratação. Mas tudo mudou! Hoje é preciso realizar um teste  continue lendo »