Descubra quando aplicar testes psicológicos em sua empresa

27 de agosto de 2018
Kenoby

As empresas aderem cada vez mais a diferentes estratégias para acertar nas contratações, aumentando a probabilidade de escolher um candidato que tenha as competências técnicas e comportamentais necessárias para o cargo. Nesse contexto, é fundamental que o profissional de RH saiba quando aplicar testes psicológicos.

Por meio dessa ferramenta, é possível perceber algumas características do candjidato importantes para a realização de um bom trabalho.

Para saber mais sobre testes psicológicos e quais as vantagens que esse método apresenta, continue lendo este post!

O que são testes psicológicos?

Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação comportamental e podem indicar aptidões e traços de personalidade.

Dentre as características reveladas com esses testes, estão a postura durante o trabalho em equipe, valores éticos, crenças, rapidez na solução de problemas, capacidade de escuta e de compartilhamento de ideias, entre outras.

Antes de continuar, aproveite para baixar nossos templates de e-mail para feedback!

Quando aplicar testes psicológicos?

Dentro da rotina de Recursos Humanos, a aplicação de testes psicológicos é recomendada durante os processos seletivos.

A realização desses testes é uma das etapas do processo, além das entrevistas, avaliação de currículos e provas de conhecimento.

Com isso, o recrutador tem mais informações para decidir se o candidato é a pessoa ideal para ocupar a vaga.

Vale lembrar que os testes psicológicos não são provas. Não existe resposta certa ou errada, mas resultados mais adequados às necessidades da vaga e da organização.

Uma função que exija maior grau de concentração pode ser melhor desempenhada por pessoas introvertidas e mais capazes de focar em suas tarefas, um perfil que não se aplica a um trabalho que envolve relacionamentos, como vendedor, por exemplo.

Para que o teste traga informações reais do participante, aplique-o em um local adequado e procure tranquilizar o candidato, deixando-o à vontade.

Quais as vantagens dos testes psicológicos para a empresa?

Quando o RH opta pela realização de testes psicológicos, aumenta muito a margem de fazer uma contratação correta, que colabore com o employer branding e com os índices de retenção da empresa.

Os recrutadores conseguem identificar características coerentes com o fit cultural, evitando demissões em curto período de tempo por falta de adaptação.

Ocorre uma queda nos índices de turnover, melhorando a reputação da organização como boa empregadora e protegendo o orçamento de gastos com direitos rescisórios e novas contratações.

Vale lembrar que a construção de um employer branding robusto ajuda não só a atrair os melhores talentos, como a destacar a organização diante da concorrência.

O clima organizacional também é preservado, já que a entrada e saída constante de funcionários em um cargo afeta a produtividade e o relacionamento entre os funcionários.

A permanência dos mesmos colaboradores por um longo período auxilia na construção de uma relação de confiança e bem-estar no ambiente de trabalho.

Agora que você já é capaz de identificar quando aplicar testes psicológicos nos processos seletivos da sua empresa e como essa ferramenta pode auxiliar para o seu crescimento, considere a possibilidade de instituir essa etapa como rotina para o recrutamento.

Aproveite que você teve acesso a este conteúdo e compartilhe-o nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão conhecer os benefícios dessa prática e consigam promovê-la dentro da empresa!

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Teste psicológico em recrutamento e seleção: conheça essa prática!

A aplicação do teste psicológico em recrutamento e seleção de pessoas é uma das ferramentas que o RH vem aplicando em um esforço para escolher o funcionário mais adequado para  continue lendo »

Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados

Já faz algum tempo que as empresas concluíram que a avaliação de novos talentos não deve ser limitada à análise da qualificação e de experiências anteriores de um profissional. Por  continue lendo »

Entenda como fazer uma avaliação de desempenho na empresa

Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, como a autoavaliação ou avaliação em 360 graus. Para ajudar você nessa tarefa, criamos este post que ensina como fazer uma avaliação de desempenho  continue lendo »

Sua empresa conhece a importância dos testes psicológicos?

A maioria das empresas já descobriu a importância dos testes psicológicos durante os processos de recrutamento e seleção de novos talentos. Eles formam, junto com as entrevistas e a análise  continue lendo »

Como criar uma dinâmica de grupo: 3 dicas fundamentais para ter êxito nessa tarefa

Conheça os participantes, personalize as dinâmicas para cada grupo e trabalhar com modelos que exijam criatividade são alguns dos itens para quem quer saber como criar uma dinâmica de grupo.  continue lendo »

Conheça os 3 tipos de dinâmica de grupo mais criativos

Trocas de segredos, dinâmica do desafio e entrosamento entre equipes estão entre os tipos de dinâmica de grupo mais criativos existentes. Elas servem para tornar o recrutamento mais efetivo e,  continue lendo »