Recrutador: 4 dicas para impulsionar sua carreira

14 de junho de 2018
Kenoby

O mundo nunca passou por um período de tanta facilidade de acesso às informações como nos dias de hoje. Enquanto o rádio demorou 38 anos para atingir uma audiência de 50 milhões de pessoas, a televisão levou 13 e a internet: apenas 4.

O fato é que milhares de dados nos atingem das mais variadas fontes o tempo inteiro. Por isso, o desafio hoje é a filtragem dessas informações de forma que apenas os temas relevantes sejam levados em consideração.

No mundo de RH, principalmente na área de Recrutamento e Seleção, a existência desse filtro é algo de extrema importância. Profissionais atualizados e com informações relevantes saem muito à frente do mercado e conseguem impulsionar sua carreira de maneira muito mais rápida e precisa.

Pensando nisso, levantamos 4 dicas de como se manter atualizado para garantir seu lugar no mercado de trabalho. Confira!

Utilize blogs para expandir seu conhecimento

Os blogs são uma ótima fonte de informação. Com um tempo de leitura rápido (de 5 a 6 minutos), esse meio garante o acesso a diversos temas da área de Talent Acquisition, permitindo que você se mantenha atualizado em qualquer lugar por meio de smartphones, por exemplo.

Qualquer pessoa pode criar uma página e começar a escrever sobre os mais diversos temas. O lado negativo dessa possibilidade é que, por muitas vezes, essas fontes podem não ser confiáveis. Um bom filtro, então, é optar por sites de companhias especialistas nos assuntos abordados, como o blog da Kenoby, que gera conteúdo relevante e confiável para o setor de R&S.

Garanta sua especialização na área

Quanto maior for o seu conhecimento em determinado assunto, mais valorizado como profissional você se torna. Por isso, o investimento em cursos sobre Recrutamento e Seleção são essenciais para um recrutador que deseja se destacar na área que atua.

Existem, de maneira resumida, dois tipos de cursos: o presencial e o online.

Cursos presenciais

Os presenciais possuem grande vantagem sobre os online quando o assunto é interação e personalidade. Nesse tipo de ensino, debates e discussões são enriquecedoras para o processo de aprendizado.

Cursos online

Já os online, por outro lado, ficam mais bem cotados quando o assunto é praticidade, já que nele, os alunos podem estudar do conforto de sua casa. Com a popularização de plataformas de ensino online, esse canal teve um grande crescimento nos últimos anos.

Uma boa pedida – gratuita – é a Certificação de Recrutamento e Seleção da Kenoby.

Livros e e-books

É possível, inclusive, encontrar conteúdo atual e relevante em cursos gratuitos pela internet. Hoje, é comum que empresas especialistas em determinados assuntos disponibilizem materiais ricos e específicos, como os e-books, para que os profissionais consigam se aprofundar na sua área de atuação.

Aqui você pode encontrar diversos e-book gratuitos e recheados de conteúdo relevante: http://www.kenoby.com/materiais/

Além disso, alguns livros nunca perdem a sua relevância. Para saber um pouco mais sobre eles, confira a nossa postagem sobre os melhores livros de RH.

Assista vídeos para aprofundar seu conhecimento

Acompanhar vídeos especializados da área pode ser uma das melhores maneiras para ganhar mais conhecimentos sobre determinados assuntos, seja qual for o segmento da companhia e o setor de atuação.

Sendo assim, para estar sempre atualizado sobre os principais assuntos e tendências da área de RH, assistir vídeos de especializados, não só vale a pena como é, também, a melhor forma.

O Kenoby Play é um exemplo de plataforma especializada que fomenta a democratização do conhecimento na área, além de ser a primeira plataforma 100% focada nos profissionais de RH.

Nela, séries com temas como inteligência artificial, experiência do candidato e marca empregadora são alguns dos que serão destrinchados e explicados em cada detalhe. Para saber mais, acesse: https://play.kenoby.com

Participe de eventos da área

Comparecer em eventos pode ser uma estratégia incrível para o desenvolvimento de qualquer profissional, independentemente da sua área de atuação. As feiras e congressos são ambientes que reúnem os dois principais fatores para impulsionar a carreira: aprendizado e networking.

Por isso, se você deseja estar sempre atento às novidades e tendências do RH, vale a pena investir na participação de eventos ou cobrar da sua empresa um incentivo para estar lá. Afinal, ambas as partes saem ganhando.

O 3º Kenoby Talks é um exemplo de evento que fomenta a inovação para a área de R&S. Em suas duas edições anteriores, o evento foi um sucesso. Já a terceira edição promete ter mais do que o dobro do tamanho da anterior.

Nele, serão abordados temas como Inteligência Artificial no R&S, employer branding, cultura organizacional, d
iversidade, entre muitos outros. Para saber mais, acesse o site: http://talks.kenoby.com/.

Conheça e siga os influenciadores da área

Hoje, com as redes sociais, é muito mais fácil de se manter próximo dos principais nomes do mercado. O LinkedIn, por exemplo, permite que os usuários sigam uns aos outros, mesmo sem ter a pessoa adicionada como amiga.

Ou seja, por meio desse mecanismo, você pode acompanhar os insights e ler os artigos publicados pelos influenciadores do RH. Assim, você consegue aprofundar seus conhecimentos e absorver um pouco da experiência passada por meio desses materiais.

Nomes como Sofia Esteves, que é presidente do conselho da DMRH e Cia. de Talentos, e palestrante no 3º Kenoby Talks, Vicente Falconi, da FALCONI Consultores de Resultado e Ruy Shiozawa, CEO da Great Place to Work Brazil são um bom começo.

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Gestor de RH: 6 dicas para engajar o seu time

Todo profissional almeja ter uma carreira de sucesso. Entretanto, a sua ascensão é desafiadora, pois o cargo pretendido requer sempre um nível superior de conhecimento. Em determinado momento da carreira  continue lendo »

Como avaliar os processos seletivos com o Net Promoter Score (NPS)?

Avaliar os processos seletivos das empresas é muito importante, pois torna possível promover melhorias contínuas, engajar e contratar mais talentos. Para auxiliar nessa tarefa, uma boa ferramenta de trabalho é o  continue lendo »

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Como a avaliação por competências pode auxiliar no processo de R&S?

A avaliação por competências se tornou mais uma ferramenta estratégica do RH. Isso porque as lideranças das empresas já perceberam que, para conquistar resultados diferenciados, precisam estar atentas às pessoas.  continue lendo »

Recrutamento preditivo: como ele pode fazer a diferença?

Na corrida pela contratação dos melhores talentos disponíveis no mercado de trabalho, as empresas investem cada vez mais em novas estratégias capazes de identificar e atrair os candidatos adequados. Uma  continue lendo »

Machine learning no recrutamento e seleção: Como funciona?

O grupo de pesquisa TI global IDC prevê que, até 2020, aproximadamente US$ 47 bilhões da receita mundial do mercado de soluções cognitivas serão empregados com machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência  continue lendo »