Recrutamento de pessoas: como acertar na contratação

23 de dezembro de 2016
Kenoby

Como ter a certeza de que estamos contratando a pessoa certa? Grande parte das empresas se deparam com vários obstáculos no que diz respeito a contratação de pessoas. Dentre eles está a dificuldade em garantir que as equipes dos mais variados setores da organização sejam bem formadas e que vão se desenvolver de maneira harmônica, sempre alinhadas aos objetivos da corporação. Para isso, os gestores devem estar atentos e se empenhar em exercer com excelência a função de recrutador.   

Segundo uma pesquisa da Robert Half, 51% dos gestores brasileiros acreditam que o principal impacto de uma contratação equivocada é a perda de produtividade, 17% apontam o prejuízo financeiro como o principal motivo e 28% escolhem a perda de moral. Os dados da Robert Half foram levantados em mais de 1.600 entrevistas em doze países e são preocupantes. Mas a boa notícia é que estes problemas podem ser evitados com um bom trabalho de recrutamento e seleção de pessoas.

Em épocas de instabilidade econômica, como a que o Brasil está inserido, uma contratação assertiva é ainda mais importante para as empresas, que precisam evitar os erros e os consequentes gastos excessivos, caso a contratação apresente problemas. Os prejuízos financeiros gerados por uma contratação equivocada podem variar de 3 até 15 vezes o salário anual do demitido. Portanto, o setor de Recursos Humanos deve se atentar as nossas dicas, para não amargar essas perdas.

Quer saber como melhorar esse processo e garantir contratações mais eficazes, em menos tempo e com menor custo para a empresa? Confira as dicas que separamos na postagem de hoje!

Capriche no anúncio

Um anúncio instrutivo atrai os candidatos certos e poupa muito tempo na seleção, por isso, forneça todas as informações que puder, não apenas sobre o cargo e as suas atribuições, mas também sobre a empresa, os benefícios que ela oferece e as características essenciais para a função. Quanto mais detalhadas forem as informações a respeito da vaga, maiores as chances de atrair os candidatos com perfis que atendam exatamente a oferta.

Se for possível, informe também os salários e outros assuntos práticos. Isso evitará, por exemplo, que um candidato participe de todo o processo e rejeite a oportunidade no final por causa do pagamento, dos benefícios ou de outros motivos que não foram informados anteriormente. As informações devem ser previamente divulgadas de maneira clara e objetiva.

Procure ser sincero. O cargo pode exigir muitas horas extras? Informe isso no anúncio, ressaltando, por exemplo, que elas serão devidamente pagas. Lembre-se ainda de que bons profissionais procuram empresas na qual possam desenvolver carreira. No anúncio da vaga, procure salientar as oportunidades de crescimento, as possibilidades de trabalhar com projetos inovadores, entre outras.

Anuncie nos lugares certos

Depois de elaborar o anúncio, faça ainda uma pesquisa sobre os canais em que seus candidatos mais buscam vagas e anuncie nos mais eficazes. Hoje, existem redes sociais profissionais, como o LinkedIn, além de diversos portais de vagas especializados por área. Rastrear as melhores redes sociais e os melhores sites é determinante para alcançar o público alvo.  

Além disso, é importante manter canais próprios de seleção, o famoso “Trabalhe Conosco”. Esses canais permitem que candidatos interessados em trabalhar na sua empresa se cadastrem e acompanhem a divulgação das vagas e o caminho para determinada seleção.

Estude os candidatos

Uma vez selecionados os candidatos mais promissores, estude seus currículos, suas experiências e suas formações. Peça referências sempre que possível e fique atento aos detalhes que compõem o perfil de cada profissional. Um candidato com vários cursos no currículo provavelmente é uma pessoa que se preocupa em se manter atualizada e bem informada, características valiosas em um mercado tão competitivo e exigente.

Pesquise ainda as informações disponíveis sobre o candidato na internet. Procure por seus perfis nas redes sociais, analise o que falam sobre ele, e busque no Google mais informações a respeito do profissional. Essas informações públicas são relevantes e vão ajudar a traçar o perfil de cada candidato.. Afinal, na contratação, não são apenas os conhecimentos e experiências que contam.

Planeje as entrevistas

Com uma boa quantidade de informações e dados coletados sobre os candidatos, planeje a entrevista de forma personalizada para otimizar seu tempo e esclarecer pontos específicos sobre cada profissional.

Além de pedir uma visão geral sobre a sua experiência e a sua formação, procure descobrir se o candidato tem traços importantes como comprometimento, responsabilidade, habilidade para trabalhar em grupo, entre outros requisitos preciosos.

Você pode perguntar, por exemplo, por que ele deixou o último emprego e observar se ele coloca toda responsabilidade sobre os colegas, se foi um motivo fútil e como ele lidou com a situação. Ele conseguiu evoluir na carreira, ficou estagnado? Planeje uma entrevista com perguntas que estejam fora da curva e receba respostas menos automáticas.

Obtenha resultados sólidos

Um bom processo de recrutamento de pessoas garante que a sua empresa contrate os profissionais certos, aumentando a produtividade e diminuindo a taxa de turnover, que mede a rotatividade dos funcionários na empresa. Certamente, os resultados a longo prazo valem o investimento nesta fase inicial.

Lembre-se ainda que o uso de um software especializado em recrutamento é essencial para quem busca a assertividade na contratação de pessoal. Isso porque, uma ferramenta online vai centralizar, organizar e aumentar o alcance de divulgação das suas vagas, permitir a realização de uma triagem de candidatos mais eficiente, armazenar de forma segura toda a comunicação feita com seus candidatos, como entrevistas e avaliações relevantes para o recrutamento, além de possibilitar a integração com outros sites de vagas e redes sociais, padronizar os processos, dar agilidade a seleção, reduzindo o tempo de recrutamento, já que tudo estará automatizado.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Linkedin, sobre as tendências de recrutamento no Brasil em 2016, 39% dos líderes do setor de RH consideram a qualidade da contratação a métrica mais valiosa para avaliar desempenho dos profissionais. Além disso, dados dessa pesquisa do Linkedin sobre a análise de contratação mostram que 65% dos entrevistados avaliam a qualidade da contratação com base em estatísticas de rotatividade ou retenção de funcionários, 61% percebem a qualidade da contratação com base na satisfação do gestor de contratações e 48% analisam a qualidade da contratação com base na avaliação de desempenho de novas contratações.

Se você ainda tem dúvidas sobre como realizar a contratação certa de profissionais, deixe seu comentário para que possamos te ajudar ainda mais!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Confira os 10 perfis de TI mais procurados

A revolução causada pelas novas tecnologias, em especial nos últimos cinco anos, catapultou os profissionais das áreas de desenvolvimento e software a um outro patamar e, ao mesmo tempo, deixou  continue lendo »

Entenda como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma  continue lendo »

5 estratégias de sucesso para melhores contratações

Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar  continue lendo »

Recrutamento e Seleção: Um dos pilares do RH estratégico

O que é Recrutamento e Seleção? De forma resumida, Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas  continue lendo »

Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

O recrutamento e seleção nas empresas pode representar um verdadeiro desafio para o setor de RH, sobretudo se a sua organização ainda estiver cometendo erros básicos que dificultam o andamento desse  continue lendo »

Como escolher um software de recrutamento e seleção?

À medida que o espaço dos softwares de recrutamento no mundo dos negócios se torna cada vez mais amplo e competitivo, a variedade de opções cresce. Nesse sentido, como você  continue lendo »