Recrutamento de resultado: entenda de uma vez por todas esse conceito

29 de junho de 2018
Kenoby

O recrutamento de resultado é um conceito que vai além das atribuições normais da área de R&S. Nele, a divulgação de vagas em jornais, revistas e sites vai além, envolvendo a automatização de tarefas, a comunicação centralizada com os candidatos, o progresso contínuo e a mensuração constante de resultados.

O recrutamento é uma das principais tarefas do RH, momento em que as vagas em aberto tornam-se públicas e os talentos podem se candidatar ao processo seletivo. No entanto, é preciso buscar por um recrutamento de resultado, eficaz para a empresa.

Tradicionalmente, há pouco cuidado com o processo de recrutamento e, assim, os resultados, prazos e valores investidos muitas vezes deixam de ser mensurados. E mais, também há uma baixa preocupação com o seu progresso. Mas, atualmente, as empresas vêm notando que essa despreocupação implica em graves perdas, afinal, encontrar talentos é um desafio e as maiores companhias estão no páreo.

Logo, é preciso focar no recrutamento de resultado. Deve-se ter o máximo de desempenho, com o apoio da tecnologia, no anúncio das vagas em aberto e na atração de grandes talentos. Quer saber muito mais do assunto? Continue a leitura!

O conceito de recrutamento de resultado

Até algumas décadas atrás, a preocupação com o recrutamento de profissionais não era tão grande. Não havia uma grande demanda por mão de obra especializada, os processos eram simples e os profissionais contratados — mesmo com pouco conhecimento — eram rapidamente treinados para começar as tarefas diárias.

Mas isso mudou, e como! As empresas estão muito mais complexas, as tarefas muito mais específicas e, por isso, demandam profissionais extremamente qualificados. Aqui, o processo de recrutamento assume papel decisivo, então é preciso investir vigorosamente nele.

Nesse contexto, o recrutamento de resultado é o que verdadeiramente se preocupa com a aquisição de talentos para o processo seletivo, mensurando resultados e promovendo melhorias contínuas no processo. Dessa maneira, além de encontrar os melhores, é possível aumentar o desempenho da empresa e do próprio RH.

Não consiste apenas em veicular anúncios em jornais, revistas, redes sociais e páginas de emprego. Vai além! Envolve a automação de tarefas, a centralização da comunicação com os candidatos, a mensuração de resultados e o progresso contínuo.

Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos um mini-curso gratuito de automatização do RH. Preencha o cadastro e garanta o seu!

Mini Curso por E-mail de Automatização do RH


As barreiras que o recrutamento tradicional não conseguiu superar

O mercado e as empresas passaram por muitas mudanças nos últimos anos, que tornaram o recrutamento “tradicional” pouco eficaz e dispensável.

Entenda o recrutamento tradicional como aquele modesto, em que há a simples veiculação de anúncios de cargos por canais de comunicação com candidatos. Nele, não há preocupação com pontos críticos da seleção, como a atração de gente alinhada aos valores e à cultura da empresa, e ainda menos com métricas de desempenho.

A primeira barreira foi a mudança do mercado. Hoje, estamos na quarta revolução industrial, também chamada de era da inteligência. Nesse período, o mundo real e o digital estão quase que integrados, a inteligência artificial é uma realidade e muitos processos já podem ser automatizados, demandando pouca interferência humana.

Então, como manter processos tradicionais? Insistir no convencional, não aceitando as mudanças mercadológicas, é uma barreira — que deve ser eliminada rapidamente.

A segunda barreira a esse processo é a escassez de mão de obra qualificada no mercado. Mesmo com o elevado índice de desemprego no país, ainda é difícil encontrar e contratar gente com competências técnicas e comportamentais adequadas ao cargo.

Por isso, a nova forma de recrutar é cada vez mais parte de uma estratégia maior, chamada de atração de talentos. Há um investimento contínuo em fazer a marca da empresa mais amada e desejada pelos profissionais. Logo, o recrutamento ganha força.

4 dicas para um recrutamento de resultado

1. Tenha objetivos claros

Em primeiro lugar, é preciso ter objetivos claros. Defina metas correlacionadas à quantidade de profissionais que deseja recrutar, ao prazo do processo, ao investimento financeiro feito e a outros fatores que considerar realmente importante.

Esses objetivos precisam ser transformados em metas SMART, com critérios mais claros e que norteiem o recrutamento de resultado. Nesse caso, boas metas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo bem estabelecido.

2. Utilize recursos tecnológicos

Sim, é muito importante contar com a ajuda da tecnologia. Cada vez mais, o mundo digital influencia os resultados no mundo real. Então, é importante contar com uma boa plataforma de recrutamento e seleção, eficaz no planejamento e na execução de todo o processo de contratação. Assim, terá um maior retorno sobre o investimento feito.

3. Defina indicadores para o processo

Outra dica é ter indicadores de recrutamento e seleção bem-definidos, pois assim saberá como tudo tem ocorrido e se as metas estão próximas de serem alcançadas.

Há uma grande diversidade de indicadores que podem ser usados, alguns dos principais são: tempo médio para contratação, custo de aquisição de talentos, percentual de vagas fechadas no prazo e turnover de recém-contratados.

4. Trabalhe pela melhoria contínua

Finalmente, a quarta dica é se preocupar com a melhoria contínua. Com base nos atuais resultados, crie estratégias e integre novas ferramentas para ter resultados ainda melhores no futuro. Então, poderá progredir e competir com grandes empresas.

Para facilitar o processo de melhoria contínua, trabalhe com base no ciclo PDCA. O nome dessa metodologia é um acrônimo de quatro palavras do inglês que nomeiam as etapas do ciclo: você deve planejar (plan) o que precisa ser feito, executar (do) com qualidade, checar (check) os resultados obtidos e agir (act ou adjust) corretivamente, analisando o que não deu certo e como isso pode ser melhorado no futuro próximo.

A importância da tecnologia no atual contexto

Até aqui, entre outras coisas, foi possível entender as barreiras criadas pela quarta revolução industrial e a demanda por novas tecnologias para superar o recrutamento tradicional. Agora, vamos nos aprofundar no uso das tecnologias de recrutamento.

Mesmo as menores empresas já deixaram de usar antigos canais de comunicação com candidatos, por exemplo, anúncios em classificados ou agências de emprego físicas. Hoje, quase tudo é feito pela internet, os anúncios veiculados nas redes sociais, sites de emprego ou de nicho, além da página de carreira da empresa.

Na maioria das vezes, no entanto, as empresas ainda enfrentam uma lacuna na gestão dessa enorme quantidade de plataformas. Aqui, uma importante solução é o sistema de recrutamento e seleção. Ele permite centralizar todo o trabalho, automatizar determinados processos e tornar o fluxo de trabalho muito mais ágil e eficiente.

Com as tecnologias certas, o processo de recrutamento pode ser atualizado, os melhores profissionais atraídos e contratados para fazer parte do time de trabalho.

Agora você está por dentro do assunto, certo? Como pode ver, é preciso promover algumas melhorias na empresa para contar com um recrutamento de resultado, que seja mais rápido, mais barato e que direcione verdadeiros talentos à etapa de seleção.

Aproveite, agora, para deixar seu comentário. Conte-nos suas principais dúvidas, experiências ou sugestões sobre o assunto. Vamos lá!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Games no recrutamento: como funciona e qual a sua importância?

Utilizar a gamificação no recrutamento e seleção de talentos é uma tendência cada vez mais forte que consiste no uso de mecânicas e práticas de jogos em ambientes corporativos. Tais  continue lendo »

Murilo Gun será o Mestre de Cerimônia no 3º Kenoby Talks! Saiba mais sobre o empreendedor e apresentador

O 3º Kenoby Talks, que acontece no dia 13 de Setembro, em São Paulo, acaba de receber mais uma novidade: Murilo Gun é oficializado como mestre de cerimônia durante o  continue lendo »

Durante Semana do R&S, engajamento de gestores será debatido. Saiba mais sobre o assunto

Durante a semana do dia 16 de julho, a Kenoby, startup que fornece tecnologia para aumentar a assertividade da área de Recrutamento e Seleção por meio de um modelo SaaS  continue lendo »

Gamificação será um dos temas debatidos na Semana do Recrutamento e Seleção. Entenda!

Startup que atua no modelo Saas (Software as a Service), fornecendo tecnologia para aumentar a assertividade da área de R&S, a Kenoby irá realizar a Semana do Recrutamento e Seleção  continue lendo »

Saiba como a Semana do Recrutamento e Seleção irá abordar o tema “experiência do candidato”

A Kenoby, startup que atua no modelo Software as a Service (SaaS) por meio do fornecimento de tecnologia para aumentar a assertividade de área de Recrutamento e Seleção, irá realizar,  continue lendo »

Inteligência Artificial será tema da Semana do Recrutamento e Seleção. Saiba mais!

Entre os dias 16 e 20 de julho, a Kenoby, startup que atua no modelo SaaS (Software as a Service) fornecendo tecnologia para aumentar a assertividade da área de Recrutamento  continue lendo »