Recrutamento e seleção a distância: entenda mais sobre isso

4 de Abril de 2017
Kenoby

O recrutamento e seleção de funcionários é um momento de tensão para vários profissionais, sendo conhecido por ser bastante rígido e tradicional. Porém, até mesmo esse processo se rendeu aos avanços tecnológicos.

Hoje em dia, não é raro ver empresas realizando a contratação a distância. E essa nova modalidade só tende a crescer, embora muitos ainda não compreendam seu funcionamento ou as vantagens dessa prática.

No post de hoje, entenda melhor como funciona e quais são os benefícios do processo de recrutamento e seleção a distância, além de algumas dicas de como praticá-lo da melhor forma.

Quais são os benefícios de recrutar profissionais a distância?

O principal benefício de realizar recrutamento e seleção de colaboradores a distância é, sem dúvidas, a agilidade do processo. A empresa pode pré-selecionar os currículos mais interessantes e realizar entrevistas e dinâmicas de grupo por meio de videoconferências.

O processo online gasta bem menos tempo que os encontros pessoais, permitindo a entrevista de um número maior de profissionais, abrindo a possibilidade de uma seleção ainda mais diversificada. Esse tempo economizado poderá ser investido na conversa entre recrutador e candidato.

Com o encurtamento de distâncias, os candidatos não terão a necessidade de comparecer ao local de entrevista a cada fase. Isso elimina problemas como pontualidade, trânsito e até mesmo abre oportunidades para profissionais de regiões mais afastadas.

Além disso, a empresa também economiza bastante seus recursos, pois não existem mais preocupações com logística, aluguel de sala para entrevista ou coffee breaks.

Como é realizado esse processo?

Como mencionado anteriormente, tudo começa com a seleção dos currículos mais interessantes e adequados à vaga. Inclusive, alguns candidatos já preparam currículos em vídeo.

Depois, é preciso escolher a metodologia do recrutamento a distância. Parte das empresas optam por programas genéricos como Skype e Google Hangouts. O uso é simples, é só chamar o candidato e realizar a entrevista. O feedback pode ser realizado por e-mail.

Entretanto, existem plataformas específicas para recrutamento e seleção a distância, que oferecem funcionalidades mais completas e práticas. Suas funções vão desde a divulgação de vagas, passando por filtros de triagem, até as entrevistas de fato e o registro das informações relevantes.

Quais são as melhores práticas no recrutamento e seleção a distância?

A estrutura é bem simples. O recrutador deve estar em uma sala fechada e tranquila. A empresa deve disponibilizar um equipamento de qualidade, uma boa conexão de internet e uma interface fácil e intuitiva.

Também é importante lembrar que a contratação a distância deve ser levada a sério, assim como um recrutamento presencial. Portanto, estruturar bem o roteiro da entrevista, prestar atenção aos detalhes e respeitar os horários estabelecidos são dicas válidas.

Resumindo, para um bom recrutamento e seleção a distância, basta saber adaptar a estrutura, buscando suporte em bons equipamentos tecnológicos e plataformas adequadas a essa atividade.

Um bom profissional busca sempre se adaptar às tendências do mercado. Por todos seus benefícios, o recrutamento e seleção a distância é uma prática cada vez mais frequente. Tanto que já existem plataformas exclusivamente dedicadas a esse processo, que ajudam a tornar o processo mais rápido, prático e eficaz.

Portanto, compreender melhor sua realização pode ajudar em contratações mais assertivas e estratégicas, otimizando tempo e recursos.

Gostou do nosso artigo sobre recrutamento e seleção a distância? Compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a também sanarem suas dúvidas sobre o assunto!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

8 dicas para uma entrevista virtual de sucesso

O mundo virtual está aí e já atingiu a esfera do recrutamento e seleção. Há diversas ferramentas úteis para a condução de uma entrevista virtual, mas há quem ainda acredite  continue lendo »