Recrutamento Externo: Você sabe o que é e quais são suas vantagens?

6 de dezembro de 2017
Kenoby

A contratação de novos profissionais é um processo pelo qual toda a empresa passa inúmeras vezes, mas nem por isso ele se torna mais fácil. É sempre um desafio encontrar a pessoa ideal para ocupar uma vaga. O recrutamento externo é uma das ferramentas para resolver o problema.

Porém, muitos CEOs e profissionais de RH se questionam sobre como realmente funciona esse processo e se ele realmente é o melhor método de seleção. Para ajudar nisso, encontramos a definição exata de como funciona esse recrutamento e quais as vantagens que ele traz para a empresa, entre outros aspectos. Vamos lá?

O que é recrutamento externo?

Essa modalidade de recrutamento é caracterizada pela busca de profissionais qualificados, para o preenchimento de uma vaga em aberto, fora do quadro de funcionários presente na empresa. Em vez de fazer uma seleção interna, essa procura é realizada entre pessoas que estão buscando um novo emprego.

Para realizá-lo, é feita uma definição precisa das necessidades da vaga, com a identificação das qualificações que o profissional que vai ocupá-la precisa ter. A partir disso, há a divulgação dessa oportunidade em diversos canais de comunicação e a realização de um processo seletivo, no qual o novo funcionário será escolhido, a partir das técnicas de recrutamento determinadas pela empresa.

Trata-se de um processo longo e custoso. Para que seja bem-sucedido, exige um bom planejamento.

Quais as diferenças entre recrutamento externo e interno?

Enquanto o recrutamento externo faz a busca de talentos no mercado de trabalho, o interno procura uma pessoa para exercer aquela função dentro da própria empresa, entre os profissionais que já foram contratados para outras funções.

Nesse caso, o departamento de RH busca identificar se já conta com alguém que se encaixe nas necessidades da vaga, ou que possa ser aproveitado após um treinamento e um trabalho rápido de orientação.

O recrutamento interno é mais rápido e mais barato que o externo, no entanto, mantém o mesmo capital humano já pertencente à empresa e diminui as possibilidades de inovações e interação com o mercado de trabalho.

No recrutamento externo, como o próprio nome já diz, a busca por outros profissionais é feita fora da empresa, e no interno, os talentos já contratados mudam de cargo ou são promovidos.

Há ainda a possibilidade de um recrutamento misto, em que ocorre o uso de ambos os estilos de seleção. Nesse caso, é aberta uma oportunidade dentro da empresa, enquanto há uma procura pelo profissional, também, entre as pessoas que querem uma recolocação. Nesse caso, as buscas podem ser feitas ao mesmo tempo, privilegiando o externo ou o interno, a depender das necessidades e da escolha do departamento de RH.

Quais as principais fontes de recrutamento externo?

Há diversas fontes para a realização de um recrutamento externo. As principais são:

  • Empresas de recrutamento;
  • Headhunters;
  • Anúncios de vagas em jornais e revistas;
  • Sites de recrutamento;
  • Indicações de outros profissionais;
  • Universidades e cursos profissionalizantes;
  • Banco de talentos proveniente de processos de seleção anteriores;
  • Agências especializadas;
  • Feiras de emprego.

Para te ajudar com o Recrutamento Externo, separamos um Guia completo para Atração de Talentos:

Como impulsionar a Atração de Talentos

Quais as vantagens do recrutamento externo?

Essa modalidade de recrutamento traz uma série de benefícios para a empresa:

  • Mais candidatos à disposição e maior poder de escolha: com o processo seletivo, a empresa vai receber vários candidatos com diferentes perfis e formações, o que abre um grande leque de escolhas para que seja selecionado o profissional que mais pode enriquecer o capital humano da organização;
  • A possibilidade de criação de um cadastro reserva para futuras contratações: a empresa pode montar um banco de talentos para facilitar novas aquisições, pulando etapas em seleções futuras;
  • O recebimento de “sangue novo” na empresa  profissionais com novas formações e ideias que podem ajudar a promover mudanças significativas: com a busca externa de um novo profissional, surge a chance de encontrar pessoas com outras ideias, formações e até características de uma cultura organizacional mais rica e que pode agregar muito à empresa;
  • Incentivo ao contato da organização com o mercado de trabalho: para qualquer companhia, é importante ter contato constante com o que está acontecendo no seu nicho de atuação, entender que tipos de profissionais estão sendo formados e qual a demanda nesse sentido;
  • Aumento da vantagem competitiva da empresa: acontece em razão da abertura de portas para profissionais muito qualificados, com diversas bagagens de conhecimento e experiências, que podem, até mesmo, ser os top talents de companhias concorrentes;
  • Maior diversidade entre os profissionais: a contratação de pessoas com diferentes perfis, não só profissionais, mas também de estilo de vida, pode agregar muito à empresa.

Quais as desvantagens em relação ao recrutamento interno?

Apesar de apresentar uma série de benefícios, o recrutamento externo apresenta alguns pontos negativos. São eles:

  • Custos mais altos: essa modalidade de seleção é mais cara e demora um pouco mais para ser realizada;
  • Maior margem de erro: se não for bem realizada, a seleção pode errar na escolha de um profissional que não se encaixa na cultura organizacional da empresa, o que tem como consequência uma demissão voluntária ou involuntária em pouco tempo;
  • Prejuízos ao engajamento: alguns contratados podem ficar ressentidos ao ver que outras pessoas estão entrando na empresa, em vez de os talentos internos serem aproveitados.

Para contornar esses problemas, indicamos um cuidado maior durante o processo de seleção. Contar com especialistas para ajudar nesse trabalho é muito indicado, além da aplicação de vários testes, não apenas para avaliar os conhecimentos, mas também para identificar traços de personalidade e padrões de comportamento.

Para evitar que o recrutamento externo afete a motivação dos empregados, trabalhe muito a comunicação interna. Em uma empresa na qual há uma relação de transparência e honestidade com os funcionários, a tomada de decisões, nesse sentido, é melhor compreendida. Faça com que os empregados sintam-se valorizados, e eles entenderão o motivo da busca de profissionais no mercado de trabalho quando houver a necessidade.

Diante desses aspectos, podemos concluir que o recrutamento externo traz inúmeras vantagens para a empresa, desde que conduzido com atenção aos detalhes e responsabilidade.

E você, o que percebe como necessidade dentro da organização em termos de recrutamento e gerenciamento de funcionários? Aproveite e dê uma conferida neste post sobre como potencializar a gestão de pessoas.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Roteiro de entrevista: Confira o passo a passo para montar um de sucesso

Um roteiro de entrevista de emprego bem estruturado é fundamental para contratações de sucesso. Por meio de perguntas estratégicas, você tem condições de analisar características e habilidades pessoais, avaliar diferentes  continue lendo »

Entrevista semiestruturada: entenda o que é e as suas vantagens

A entrevista semiestruturada ainda traz muitas dúvidas para os recrutadores, pois se aproxima bastante de uma conversa, com foco em determinados assuntos. Apesar de não seguir um roteiro engessado, ela  continue lendo »

Tendências de Recrutamento e Seleção para 2018: Como será o próximo ano?

O próximo ano promete muitas novidades e mudanças no nosso dia-a-dia. Grandes acontecimentos, como as eleições presidenciais e a copa do mundo, por exemplo, devem promover diversas novas formas de  continue lendo »

Tipos de recrutamento: Você sabia que existem 4? Conheça aqui!

Conhecer os tipos de recrutamento pode ser uma carta na manga para encontrar o profissional mais qualificado. As formas de atrair candidatos têm características, riscos e benefícios diferentes. Logo, exigem  continue lendo »

2º Kenoby Talks: como os expositores contribuirão para o seu recrutamento

A edição deste ano contará com 6 parceiros, que marcarão presença nos estandes do evento, trazendo muitas novidades e oportunidades de negócios. Muito além de apenas um evento de Recrutamento  continue lendo »

Design Thinking no RH: Veja como o 2º Kenoby Talks abordará este tema

“Não me traga problemas, me traga soluções”. Você, provavelmente, já ouviu essa frase em algum momento da sua carreira. O fato é que, por mais que nos preparemos, nem sempre  continue lendo »