Recrutamento interno: conheça as principais vantagens

8 de setembro de 2017
Kenoby

Quando surge uma vaga, muitas empresas olham para as opções do mercado antes mesmo de considerarem seus próprios colaboradores. O recrutamento interno é deixado em segundo plano, como uma solução fora do comum, quase uma rebeldia.

Contudo, privilegiar a própria equipe não só é um comportamento adequado, como pode trazer inúmeras vantagens para continuidade e crescimento do negócio.

Por isso, o objetivo do texto de hoje é esclarecer os benefícios desse modelo, a fim de conscientizar os profissionais de RH sobre sua importância. Prossiga e descubra 4 vantagens do recrutamento interno!

O que é recrutamento interno?

O recrutamento é um procedimento com diversas etapas, cuja finalidade é encontrar profissionais para ocuparem cargos na empresa.

Esse processo pode ser:

  • Externo, quando a busca por profissionais tem como fonte o mercado;
  • Interno, quando a busca se restringe aos profissionais da própria empresa;
  • Misto, quando o processo abrange ambos os grupos.

Quais são os procedimentos de recrutamento interno?

As principais fontes de recrutamento interno são os departamentos da empresa. Contudo, a maneira como abordamos os profissionais em cada setor pode variar bastante.

Por isso, surgiram diferentes procedimentos ou tipos de recrutamento interno. Por exemplo:

  • Recrutamento informal: busca dentro de um departamento ou setor, quase sempre pela indicação de um gerente;
  • Abertura de vaga: comunicação a todos os setores, de modo que qualquer profissional possa se candidatar ao cargo;
  • Reenquadramento: promoção de profissionais que façam parte da carreira, a partir dos critérios do plano de cargos e salários;

Nesse sentido, o ideal é se aprofundar e encontrar a opção que melhor atenda as necessidades da sua empresa.

Quais são os critérios de recrutamento interno?

O recrutamento interno deve sempre aplicar critérios objetivos de seleção e tratar os colaboradores com o máximo de igualdade.

Sendo assim, fatores como antiguidade, produtividade, qualificações, estratégias empresariais e perfil comportamental devem ter grande peso na hora de selecionar os candidatos.

Afinal, se nossa escolha se pautar por amizade e outras questões subjetivas, a tendência é a queda da motivação da equipe.

Quais são as vantagens do recrutamento interno?

Na prática, podemos verificar vantagens e desvantagens de recrutamento interno e externo, de modo que os gestores de RH devem avaliar a melhor opção caso a caso.

De todo modo, o xis da questão é sempre considerarmos a possibilidade de limitar o processo aos próprios colaboradores. Isso porque, essa medida apresenta 4 vantagens:

1. Menor custo

A opção por um recrutamento interno elimina e simplifica etapas, além de cortar despesas com divulgação, testes, entrevistas e afins.

Isso ocorre porque o número de candidatos será sensivelmente menor, bem como as ações necessárias para alcançá-los e filtrar seus conhecimentos e perfis.

2. Conhecimento prévio

Outra vantagem é o quanto já conhecemos nossos profissionais, principalmente em relação às suas atitudes e competências.

Assim, os métodos de seleção podem focar em temas específicos da nova função, porque os itens gerais já constam nos registros da empresa.

3. Motivação dos colaboradores

Privilegiar os profissionais da empresa é uma forma de estimular o constante aperfeiçoamento e aumento de produtividade.

Trata-se de um incentivo com impacto na chamada retenção de talentos, uma vez que o próprio negócio oferecerá opções de crescimento profissional.

4. Índice de acerto

Como resultado de uma seleção mais focada e com conhecimento prévio, a tendência é o aumento do número de acertos. Os profissionais internos já estão acostumados aos níveis de exigência, cultura organizacional e desafios da empresa.

Logo, sua adaptação abrangerá apenas as atividades específicas do novo cargo, aumentando as chances de êxito nesse processo.

Sendo assim, adotar o recrutamento interno impacta a eficiência dos processos seletivos e, consequentemente, traz benefícios para empresa como um todo.

Se você gostou do post de hoje, assine nossa newsletter e receba outros textos relevantes sobre a gestão de recursos humanos!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Entrevista semiestruturada: entenda o que é e as suas vantagens

A entrevista semiestruturada ainda traz muitas dúvidas para os recrutadores, pois se aproxima bastante de uma conversa, com foco em determinados assuntos. Apesar de não seguir um roteiro engessado, ela  continue lendo »

Tendências de Recrutamento e Seleção para 2018: Como será o próximo ano?

O próximo ano promete muitas novidades e mudanças no nosso dia-a-dia. Grandes acontecimentos, como as eleições presidenciais e a copa do mundo, por exemplo, devem promover diversas novas formas de  continue lendo »

Machine learning no recrutamento e seleção: Como funciona?

O grupo de pesquisa TI global IDC prevê que, até 2020, aproximadamente US$ 47 bilhões da receita mundial do mercado de soluções cognitivas serão empregados com machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência  continue lendo »

A importância da diversidade no ambiente de trabalho

Toda empresa tem um papel social importante, não é mesmo? Em uma sociedade com tamanha multiplicidade cultural, é importante que as organizações desenvolvam uma postura madura para encarar as diferenças.  continue lendo »

Ética profissional: Um valor fundamental para o sucesso da sua empresa

A ética profissional é um conjunto de normas que estabelece as condutas esperadas de um profissional no ambiente de trabalho. Muitas profissões reúnem essas normas em seus próprios Códigos de  continue lendo »

Como a nova lei de migração pode ajudar na contratação de refugiados

O Brasil é conhecido por ser um país acolhedor e pela sua formação marcada pela mistura de diferentes etnias. Desde a colonização portuguesa, a nação foi fortemente caracterizada pela chegada  continue lendo »