Recrutamento online: conheça os benefícios e veja como funciona

14 de maio de 2018
Kenoby

O RH tem passado por uma grande transformação digital. É cada vez mais comum o uso de tecnologias para garantir resultados melhores. Um ótimo exemplo é o recrutamento online, que dispensa o contato físico com os candidatos à vaga.

Tradicionalmente, o recrutamento e seleção de talentos demanda uma série de encontros presenciais, seja para aplicar dinâmicas ou realizar entrevistas. Contudo, em especial pelo avanço da tecnologia, hoje, tudo pode ser feito a distância.

Os benefícios são os mais diversos, como a agilidade, o baixo custo e a automação de algumas etapas. Reunimos uma série de informações sobre o assunto para você. Então continue lendo, conheça as vantagens e veja como funciona o recrutamento online.

Inclusive, aproveite para se inscrever gratuitamente no Mini Curso por e-mail sobre Inteligência Artificial de R&S e receber aulas diárias cheias de conteúdos relevantes.

Mini Curso por e-mail de Inteligência Artificial no R&S


 

A transformação digital do RH e o recrutamento online

Não é novidade que toda a dinâmica do mercado tem mudado rapidamente. Nesse contexto, mesmo o RH, considerado um dos setores mais tradicionais na empresa, sofre influência da tecnologia e demanda por rápidas transformações.

Segundo pesquisa, 73% das empresas consideram o RH digital como algo importante. Esse percentual é ainda maior na América Latina, o equivalente a 81%.

A transformação digital inclui diversos itens, como: inteligência artificial, robótica, realidade aumentada, big data, computação cognitiva e assim por diante. Tudo isso pode ser aplicado nas empresas para que a performance no trabalho seja aumentada.

Boa parte dessas soluções já é vista no RH, em especial no processo de contratação. São exemplos: a triagem automatizada de candidatos, a realização de testes a distância e o uso do big data (no RH, People Analytics) para decidir corretamente.

Levando tudo isso em consideração, sabe-se, também, que 56% das empresas já estão reformulando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais.

Os benefícios de digitalizar o processo de recrutamento e seleção

Maior poder de alcance

Uma das maiores vantagens é a alcançabilidade, tanto na etapa de recrutamento quanto na identificação do talento ideal para a empresa. Como o recrutamento é feito online, por meios digitais, é possível impactar um número muito maior de pessoas.

Existem poucos limites para a internet. Ao divulgar uma vaga nas redes sociais ou páginas de emprego, por exemplo, milhares de profissionais podem ser atraídos.

O mesmo acontece na etapa de seleção, em que as entrevistas e os testes podem ser feitos a distância. Isso significa que os participantes podem estar em qualquer lugar do país (ou até mesmo fora dele) e ainda participar do processo seletivo.

Aumento da produtividade

A digitalização do recrutamento e seleção também impacta a produtividade do setor de Recursos Humanos. Quase tudo pode ser feito com maior flexibilidade, e os resultados podem ser analisados de modo mais rápido para subsidiar decisões estratégicas.

Em um processo tradicional, por exemplo, a triagem é feita manualmente, analisando currículo por currículo. Os modernos softwares automatizam todo esse processo, selecionando apenas os profissionais competentes para as próximas etapas.

Outro exemplo é a aplicação de testes, como de perfil comportamental, que antes demoravam horas para serem analisados. Os atuais sistemas, além de permitir a realização online, geram as respostas em apenas poucos segundos.

Melhor gerenciamento das etapas

A tecnologia permite que as etapas do processo seletivo sejam gerenciadas com maior eficácia. No sistema de R&S é possível definir prazos, padrões de qualidade, principais responsáveis, mensurar os resultados e assim por diante.

Com um software, por exemplo, os gestores podem requisitar vagas pelo próprio sistema, dispensando a antiga requisição de pessoal impressa. Do mesmo modo, o profissional de RH pode aprovar as vagas e dar início ao fluxo de trabalho.

A tecnologia ainda permite que o gestor tenha uma visão sistêmica das etapas em andamento, as seleções finalizadas dentro do prazo e diversos outros indicadores de desempenho relacionados à contratação. Assim, o profissional pode gerenciar melhor cada etapa.

Tomada de decisões estratégicas

O RH toma diversas decisões importantes ao longo do expediente. Especificamente no processo de seleção, decide quais canais de recrutamento serão usados, qual o perfil adequado para as vagas, quais talentos continuarão no processo e assim por diante.

Para que todas essas escolhas sejam bem-sucedidas, precisa de informações reais e bem-estruturadas, algo cada vez mais comum com a transformação digital. Os vários dados obtidos podem ser cruzados para gerar informações estratégicas.

A esse processo dá-se o nome de People Analytics. Os dados podem ser extraídos do sistema gerencial, do software de RH ou mesmo da internet. Ao relacioná-los, é possível ter informações sistêmicas e que subsidiem decisões estratégicas.

As principais etapas do processo de recrutamento online

Divulgue as vagas pela internet

Tudo começa ainda no processo de recrutamento, que deve priorizar os meios digitais para veicular suas vagas em aberto. Assim, é possível eliminar as barreiras físicas e impactar um número muito maior de talentos.

Existem diversos canais que podem ser usados, como as redes sociais, as páginas de emprego ou a página de carreiras da empresa (conhecida como “trabalhe conosco”).

Aplique testes a distância

A grande maioria dos testes pode ser aplicada a distância, eliminando a necessidade de encontros presenciais em grupo. Isso agrega flexibilidade ao RH e aos próprios candidatos à vaga, que podem participar da seleção de qualquer lugar.

Os atuais sistemas permitem a aplicação dos mais diversos testes online. Como exemplo, é possível destacar a análise de perfil comportamental, o teste de proficiência em segunda língua ou, ainda, jogos online em grupo.

Realize entrevistas em vídeo

O próprio processo de entrevista tem mudado. Os selecionadores podem definir roteiros de entrevistas que vão direto ao ponto e receber respostas em vídeo dos candidatos. Assim, é possível evitar entrevistas presenciais desnecessárias.

Uma grande vantagem é que se pode avançar, retroceder e compartilhar com outros gestores a entrevista em vídeo, aumentando a eficácia do processo seletivo.

Conte com um software de Recrutamento e Seleção

Para o sucesso do recrutamento online, é indispensável contar com um bom software. O Kenoby, por exemplo, é um sistema inteligente de gestão do R&S. Ele permite que as diversas etapas, da requisição de pessoal até a mensuração os indicadores-chave de desempenho, sejam centralizadas e comandadas de um único lugar.

Dessa maneira, é possível obter os diversos benefícios citados anteriormente, como o aumento da produtividade e o melhor gerenciamento de cada etapa. O sistema de gestão de R&S permite que tudo seja feito com segurança, eficiência e eficácia.

Se quiser aproveitar os benefícios do recrutamento online e melhorar todo o seu setor de Recursos Humanos, aproveite para conhecer melhor o Kenoby. Entre em contato conosco e agende uma demonstração do sistema. Vamos lá!

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Recrutamento e Seleção: saiba o que é, o conceito e as técnicas

Neste artigo sobre Recrutamento e Seleção, traremos tudo o que você precisa saber para implementar um processo de R&S de Resultado na sua empresa. Na primeira parte, você irá aprender os  continue lendo »

Headhunter: saiba o momento certo de contratar esse profissional

O headhunter é um caçador de talentos, que tem todo o know-how necessário para localizar o profissional ideal que ocupará uma vaga específica na empresa. Geralmente, ele é requisitado para  continue lendo »

Competências técnicas e comportamentais: como aliá-las?

Para que os profissionais façam parte da empresa, é preciso que demonstrem certas competências técnicas e comportamentais. Assim, podem realizar um bom trabalho no expediente e atuar de forma alinhada  continue lendo »

Confira 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas

O recrutamento e seleção nas empresas pode representar um verdadeiro desafio para o setor de RH, sobretudo se a organização ainda estiver cometendo erros básicos que dificultam o andamento desse setor  continue lendo »

5 estratégias de sucesso para melhores contratações

Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar  continue lendo »

Contratação de funcionários: quais as etapas de um processo seletivo?

A contratação de funcionários tem sofrido diversas mudanças nos últimos anos. É cada vez mais comum o uso de ferramentas digitais, o recrutamento online e a busca pelo alinhamento cultural,  continue lendo »