Como a responsabilidade social ajuda no recrutamento

17 de dezembro de 2015
Eduarto Miyamoto

Como atrair talentos pela responsabilidade social

Independente do contexto econômico, toda empresa busca os melhores candidatos para preencher suas posições. Quando olhamos para o preenchimento de posições que demandam conhecimentos específicos, a guerra por talentos já é uma realidade.

A Harvard Business Review, em parceira com a Siemens, publicou um artigo sobre como a responsabilidade social das empresas pode auxiliar na atração e no engajamento de jovens talentos. Iremos colocar aqui os principais pontos deste artigo.

Você pode também acessar a íntegra do texto aqui.

Alterações no contexto do mercado de trabalho

Com a redução das taxas de natalidade, diversos países, incluindo o Brasil, enfrentarão escassez de jovens profissionais no futuro. Simultaneamente, observamos o ganho da importância das atividades baseadas em conhecimento como, por exemplo, programação e automação.

Sem dúvida, este contexto coloca o desenho de boas estratégias de atração de talentos como fundamental para a manutenção da competitividade das empresas, posicionando as organizações como “Employer of Choice” (empregador preferido) entre os jovens.

“Para ganhar esta nova guerra por talentos, líderes [das organizações] sabem que necessitam tornar-seemployer of choice‘ para que suas organizações consigam trazer os melhores e mais brilhantes para atuarem nos desafios e oportunidades da nova era.” Harvard Business Review

Apesar de ser um cenário futuro, este é um problema atual na gestão de talentos, uma vez que o employer branding requer tempo e elevado nível de alinhamento e coesão dentro da organização. Ao mesmo tempo, ainda se vê uma grande diferença entre o desejo e o praticado quando o assunto é gestão de talentos. Veja abaixo os números da pesquisa sobre a atração e a retenção de profisssionais nas organizações:

Atração de talentos

 

Quando trazemos para o contexto brasileiro, vemos uma grande oportunidade para empresas desenvolverem sua marca de empregadora (employer brand). Segundo pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Companhia de Talentos em parceria com a NextView, 48% dos jovens dizem não possuir uma empresa dos sonhos.

O que os jovens querem

O que os talentos buscam

 

“Eu gasto muito tempo trabalhando, e irei continuar trabalhando ao longo de minha vida, e quero construir minha identidade profissional em torno de uma causa em vez de (em torno de) uma empresa.”

Jenna Goodward

Alcançar a posição de empresa mais desejada entre os jovens, não é fácil. Além do retorno financeiro, os jovens buscam ter outras formas de compensação em seus trabalhos como significado no trabalho, oportunidade de crescimento pessoal e autonomia. A imagem e a citação acima refletem de forma simples a evolução das aspirações individuais, em especial, dos jovens e a evolução do que é esperado de seus empregadores.

Na pesquisa, os 7 pontos colocados como os mais importantes para a atração de talentos são apresentação abaixo:

 

o que talentos valorizam

 

A pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens traz fatores similares para a atração de profissionais: desenvolvimento profissional, boa imagem no mercado, realização, desafios constantes e possibilidade de inovar foram colocados como os 5 principais motivos de escolha de uma empresa pelos jovens.

Gestão de talentos para criação de valor social

O estudo traz a gestão de talentos como um dos pilares para empresas serem percebidas como criadoras de valor social. Levantando três melhores práticas para a atração e retenção de profissionais:

  • Conectar o trabalho de cada colaborador à missão social da empresa, criando o senso de que o trabalho de cada um importa.
  • Repensar a forma de recrutamento, atraindo profissionais capazes de atuar frente a cenários incertos e complexos.
  • Reestruturar a forma de trabalhar, oferecendo autonomia, oportunidades de crescimento pessoal, flexibilidade para inovar e “propriedade” sobre projetos. Apesar da hierarquia ser necessária, estruturas muito hierárquicas podem comprometer o engajamento dos colaboradores.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Site de empregos: como escolher o melhor portal para divulgar a sua vaga

Atualmente, o grande desafio das empresas é encontrar o profissional ideal para ocupar uma função disponível em seu ambiente interno. Para ter sucesso nessa tarefa, é preciso anunciar as vagas  continue lendo »

Conheça os canais para divulgação das vagas em aberto da empresa

Uma das principais responsabilidades do setor de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de profissionais para o preenchimento de vagas em aberto na empresa. No entanto, encontrar pessoas com o  continue lendo »

Linkedin vagas: conheça as melhores práticas para divulgar nessa rede

O LinkedIn oferece a possibilidade para que empresas anunciem suas vagas disponíveis e, assim, contratem os melhores colaboradores para sua organização. Mas, afinal, como utilizar essa ferramenta de forma eficaz?  continue lendo »

como atrair talentos nas redes sociais
11 dicas para atrair talentos nas redes sociais

Uma empresa que deseja ter bom posicionamento de mercado entre seus clientes, sejam estes internos ou externos, precisa marcar presença nas redes sociais. Para alguns estrategistas de marketing, nem sempre  continue lendo »

Desafios de recrutamento: onde estão meus candidatos?

Recrutar candidatos hoje parece um desafio maior que no passado, aparenta faltar bons candidatos no mercado, onde eles estão?  Algumas forças podem explicar a atual escassez por talentos: nos últimos anos,  continue lendo »