RH + Copa do Mundo: aproveite o evento para engajar os colaboradores!

27 de julho de 2018
Kenoby

No País do Futebol, a Copa do Mundo é o motivo perfeito para que os brasileiros vão às ruas para torcer e festejar. Se pelo lado pessoal, todos querem aproveitar o evento, no profissional existe a dúvida: como conciliar o Mundial de Seleções na empresa?

É fato que todo brasileiro que admira esse esporte já sabe a ordem e os horários dos jogos do Brasil na primeira fase e também aguarda ansiosamente pelo início da competição. E esse pode ser o gancho perfeito para que os times de RH engajem seus funcionários.

Quer saber como? Leia o nosso post e descubra!

Aproveite para motivar seus colaboradores!

Hoje, mais do que nunca, as companhias precisam se comprometer com os seus colaboradores, e uma das melhores maneiras de fazer isso, é promovendo ações que priorizem o seu bem-estar.

Por isso, períodos sazonais, como o Mundial da Rússia, são tão importantes. Em períodos como esse, o RH pode desenvolver múltiplas ações para aumentar a qualidade de vida dos colaboradores, o que ajuda na propagação da cultura organizacional.

Além de se preocupar com o time, trabalhar ações de Copa do Mundo pode se refletir direta e positivamente na Marca Empregadora. Esse tipo de prática permite a criação de campanhas sobre o evento, sendo possível registrar via fotos ou vídeos os períodos de descontração para impactar os profissionais e o mercado.

Portanto, por vivermos em um período transitório, onde os profissionais possuem personalidades distintas por causa das mudança entre as gerações X, Y e Baby Boomers, a área de Recrutamento e Seleção precisa ser cada vez mais estratégica para garantir a perenidade da companhia por meio da construção da employer branding.

Se você quer aprender mais sobre o tema, faça o download gratuito do Manual para desenvolver a Marca Empregadora.

 

Quais ações para Copa do Mundo você pode criar na sua empresa?

O evento, que só ocorre de quatro em quatro anos, pode ser utilizado para engajar os colaboradores e, com isso, conquistar melhores resultados. Assim, por meio de boas ações com os funcionários, a empresa marca um gol de placa.

Confira a seguir algumas dicas do que pode ser feito para aproveitar o evento!

Bola de ouro

Premiação tradicional realizada pela FIFA – instituição responsável pela realização da Copa do Mundo -, a bola de ouro premia o melhor jogador da temporada. Esse modelo pode ser adaptado para melhorar o ambiente de trabalho e promover a interação entre os funcionários.

Para isso, após a Copa do Mundo, cada colaborador deve indicar um colega de trabalho que atue em outra equipe e que tenha se destacado durante a competição. Os que conquistarem mais votos, podem ser premiados com camisetas, bolas ou folgas.

Ao limitar as indicações e não permitir nomear colegas do mesmo setor, a companhia promove a interação entre os funcionários e garante um time mais alinhado.

Bolão corporativo

A área de RH pode, também, enviar um formulário para os funcionários preencherem com quem eles acreditam que ganhará a competição. Quando acabar a Copa, os que deram o palpite correto podem ser premiados com um café da manhã ou almoço.

Trabalho em equipe

A oportunidade é perfeita para mostrar aos colaboradores a importância de um bom trabalho em equipe e de profissionais focados em suas atividades. Seja por meio de coaching ou de debates sobre as similaridades entre as estratégias utilizadas nos jogos e os planos da empresa, a companhia pode tirar proveito de um dos eventos esportivos mais importantes do mundo para demonstrar a importância de um time bem estruturado.

Arrume o meio de campo

A competição é motivo de comemoração, mas não é só isso. Além das festividades e atividades que a área de RH pode realizar para a equipe, existem também as preocupações e preparos para que o evento seja o melhor possível.

Por isso, é preciso verificar as datas e horários dos jogos para definir como funcionará a empresa durante as partidas, sendo preciso avaliar se os colabores vão poder assistir o jogo fora da empresa ou não, se, após a partida, eles precisam retornar ao trabalho, se as bebidas alcoólicas estão liberadas e quais os horários de saída e retorno.

Outra alternativa para que todos possam assistir aos jogos, é a criação de um espaço multimídia. Seja por meio de um ou mais telões, televisores espalhados pela empresa ou, até mesmo o desenvolvimento de um novo ambiente temático para a Copa do Mundo, as empresas podem promover a interação entre seus colaboradores tirando proveito do evento.

Saiba o calendário de jogos e planeje as ações de Copa do Mundo na sua empresa

Para que o Mundial de Seleções seja um sucesso nas empresas, é fundamental que os profissionais de Recursos Humanos realizem todo o planejamento antecipadamente e preparem as atividades que a companhia pretende utilizar para engajar seus funcionários. Confira o calendário de jogos:

Brasil na Copa do Mundo

Neste post, você descobriu como aproveitar a Copa do Mundo nas empresas em que trabalha. Se você gostou, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Treinamento e desenvolvimento: Tire suas dúvidas sobre esse tema
Treinamento e desenvolvimento: Tire suas dúvidas sobre esse tema

O treinamento e desenvolvimento é uma das atividades mais importantes nos processos de recrutamento de profissionais nas empresas. Essa etapa é considerada fundamental para garantir o aprimoramento dos colaboradores, bem como a  continue lendo »

Absenteísmo: como solucionar este grande problema?
Absenteísmo: como solucionar este grande problema?

Absenteísmo é o nome dado à prática de se abster do trabalho, ou melhor, estar afastado das atividades diárias. As causas para isso são diversas, incluindo faltas por doenças ou  continue lendo »

Teste palográfico: entenda o que é e por que utilizá-lo
Teste palográfico: entenda o que é e por que utilizá-lo

Na hora de contratar um novo profissional, é importante ir além das competências técnicas. Isso significa que é essencial contar também com ferramentas validadas e eficientes para avaliar traços individuais  continue lendo »

Modelos de gestão por competências: conheça os 3 principais tipos
Modelos de gestão por competências: conheça os 3 principais tipos

Empresas bem-sucedidas entendem a relevância da gestão por competências para um melhor aproveitamento do capital humano e resultados mais satisfatórios. Entretanto, é importante ir além desse reconhecimento, compreendendo os modelos  continue lendo »

Afinal, como fazer gestão por competências na empresa?
Afinal, como fazer gestão por competências na empresa?

Há muitas maneiras de fazer gestão de pessoas. Você pode contratar alguém por afinidade ou indicação de um amigo, por exemplo, o que não é uma boa ideia. Outra possibilidade  continue lendo »

Gestão de pessoas: saiba como fazer e mensure os seus resultados
Gestão de pessoas: saiba como fazer e mensure os seus resultados

A gestão de pessoas é um conjunto de habilidades, técnicas e métodos que visam potencializar o capital humano, além de administrar e potencializar seus recursos dentro das empresas. Não é  continue lendo »