RH e departamento pessoal: entenda de vez a diferença

6 de maio de 2019
Kenoby

Ainda é muito comum haver nas empresas profissionais, líderes e clientes que não compreendem a diferença entre os setores de RH e Departamento Pessoal. Essa dúvida é muito pertinente, pois em pequenas e médias organizações um mesmo time pode ser responsável por ambas as funções.

Para que fique mais claro, podemos dizer que o RH é o coração e o Departamento Pessoal é a razão. Dessa forma, é mais fácil explicar as responsabilidades de cada setor e o quanto eles precisam estar em sintonia para que tudo dê certo na relação empresa x funcionário.

Neste post, vamos detalhar o que é cada setor e diferenças para que sua empresa contrate os profissionais mais adequados e invista em melhores estratégias para o crescimento da instituição. Confira!

O que são o RH e o Departamento Pessoal das empresas?

Dentro da Administração de Pessoal, o Recursos Humanos é a área responsável pela valorização do profissional. Isso engloba:

Essas táticas devem ser estrategicamente planejadas para que o resultado seja a retenção dos melhores talentos, a elevação do clima corporativo e o fortalecimento da marca empregadora.

O Departamento Pessoal, também conhecido como DP, exerce uma função mais burocrática, que inclui as seguintes atividades:

  • admissão;
  • controle de frequência;
  • inclusão e manutenção dos benefícios oferecidos pela companhia;
  • férias;
  • folha de pagamento e seus impostos;
  • demissão.

Para que a área de gerenciamento de pessoas funcione de forma efetiva, esses dois setores devem trabalhar em conjunto, pois suas atividades estão interligadas e, caso haja alguma falha em qualquer um dos lados, isso prejudicará todo o trabalho dos demais.

Para especificar ainda mais as diferenças entre os setores, vamos detalhar algumas características dessas áreas e entender sua atuação na empresa.

Antes de continuar, aproveite e baixe o nosso guia completo para atração de talentos!

Profissionais especializados

Um profissional de Recursos Humanos deve ser especialista na arte de lidar com pessoas, independentemente de sua formação, pois não adianta um psicólogo que não tem empatia, assim como não resolve um graduado em contabilidade que não consegue analisar e prezar por uma folha de pagamento sem erros e impostos pagos em dia.

Por esse motivo, é tão importante que as empresas tenham a descrição de cargos bem definidas, pois, dessa forma, é possível selecionar os talentos mais adequados.

Diferentes funções na empresa

Com tantas atribuições designadas aos setores, se eles dividirem a mesma sala será quase impossível distinguir suas atividades. Contudo, saber que o RH é o responsável pela valorização e mediação entre o DP e a empresa facilita um pouco.

Um bom exemplo é quando o profissional selecionado pelo RH para preencher uma vaga é direcionado ao DP para que todo o processo de admissão seja concluído. Após a assinatura do contrato, o RH será o responsável pela integração, treinamento e desenvolvimento do novo colaborador.

Caso o funcionário tenha alguma dúvida em seu contracheque e procure o RH, o profissional do setor deverá consultar o DP para os devidos esclarecimentos.

Relação com os colaboradores

O RH é o facilitador entre os objetivos da empresa e os funcionários, ou seja, ele deve transformar a rotina corporativa de forma que os trabalhadores sejam atendidos em todas as suas necessidades profissionais. Dessa forma, eles trabalharão motivados, de maneira otimizada e organizada, e cultivarão um ótimo relacionamento com seus pares e líderes e serão reconhecidos por seu desempenho.

O DP é o responsável por melhorar ainda mais essa relação, com a responsabilidade de cuidar dos salários e benefícios dos talentos. Quando essa atividade é feita de forma correta, os colaboradores se sentem felizes e focados em sua produtividade e desenvolvimento.

Segurança

Com a política de plano de carreira e retenção de talentos, o RH transmite aos colaboradores a segurança de que eles precisam para atingir seus objetivos, pois sabem o que fazer para alcançá-los.

No Departamento Pessoal, a segurança acontece por meio da escolha dos sistemas corretos para confecção da folha de pagamento, ponto eletrônico e demais ferramentas que utilizem os dados dos profissionais.

Além disso, a empresa deve pagar os impostos referentes aos funcionários na data e valores corretos, aplicar o fundo de garantia na conta do empregado e em caso de demissão, efetuar os cálculos rescisórios de forma precisa e justa.

Valorização

Prestar atenção no ambiente ergonômico, ouvir as sugestões dos funcionários, empenhar-se no desenvolvimento dos talentos e treiná-los para otimizar suas tarefas. Essas são algumas atitudes do RH que transformam o cotidiano dos funcionários, pois eles se sentem importantes e não há estratégia mais efetiva para o crescimento de uma empresa do que valorizar seu capital humano.

Enquanto no DP a valorização se dá ao orientar de forma adequada todas as questões burocráticas aos funcionários. Dizem respeito a horário de trabalho, benefícios, salário, que, muitas vezes, são dúvidas importantes e difíceis de entender. Ao serem esclarecidas, transformam o dia a dia dos colaboradores, que se sentem valorizados e felizes, elevando ainda mais o clima organizacional.

Credibilidade

Se o RH tem uma comunicação efetiva e cultiva a transparência na empresa, aumenta-se a credibilidade na relação com os funcionários. Assim como realizar todas as atividades destinadas ao setor de forma correta e com resultados.

A principal estratégia do RH é estreitar a relação entre empregador e empregados, desenvolvendo e retendo talentos para que sua motivação e produtividade gerem lucro ao negócio.

Ao cumprir os prazos de pagamento, de inclusão de benefícios e demais tarefas pertinentes ao setor, a credibilidade do DP aumenta, e a consequência é uma equipe mais engajada e produtiva.

Neste texto, você compreendeu as diferenças entre RH e Departamento Pessoal, pois mesmo estando interligadas têm características únicas, mas complementares, uma não funciona sem a outra.

Entender que as equipes devem estar em sintonia para que o objetivo seja alcançado — a valorização dos funcionários —, razão e emoção são necessárias para que nenhum detalhe se perca nessa incrível jornada que se chama: ser humano.

O Kenoby é um software de Recrutamento e Seleção. E, se você deseja se aprofundar ainda mais no universo da gestão de pessoas, com assuntos relacionados a RH e departamento pessoal, assine nossa Newsletter e receba e-mails exclusivos para aprender quando e onde quiser!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Organograma: descubra tudo o que você sempre quis saber
Organograma: descubra tudo o que você sempre quis saber

Cada vez mais, as empresas buscam ter uma estrutura organizacional bem definida e funcional, eficaz para o alcance dos objetivos e das metas. Nesse sentido, o organograma corporativo ganha destaque,  continue lendo »

4 programas de treinamento e desenvolvimento para sua empresa
4 programas de treinamento e desenvolvimento para sua empresa

Em um mundo cada vez mais competitivo, a qualificação da sua força de trabalho é um dos mais importantes diferenciais de uma empresa. Dedicar tempo e recurso para programas de  continue lendo »

Vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas para empresas
Vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas para empresas

Você sabe o quanto é importante investir e quais são as vantagens do treinamento e desenvolvimento, vertente da área de recursos humanos (RH), de pessoas na empresa? Essas ferramentas promovem  continue lendo »

Conheça 4 benefícios do departamento pessoal em sua empresa
Conheça 4 benefícios do departamento pessoal em sua empresa

Você conhece os benefícios do departamento pessoal para a sua empresa? Esse setor pode passar despercebido para alguns diretores e gerentes, mas assume um papel muito importante para o crescimento  continue lendo »

Aviso de férias: 7 aspectos que você precisa saber!
Aviso de férias: 7 aspectos que você precisa saber!

As férias são períodos merecidos de descanso, aguardados com ansiedade pelos trabalhadores. Mas, para a empresa, é importante que haja um planejamento prévio para obedecer à legislação. Você sabe quais  continue lendo »

Psicologia Organizacional: tudo o que você precisa saber
Psicologia Organizacional: tudo o que você precisa saber

A psicologia organizacional é a vertente da psicologia responsável por desenvolver práticas estratégicas para negócios e empresas. Em um mercado cada vez mais disputado, as demandas de produção e lucro  continue lendo »