RH moderno: entenda o que é e como implementar na sua empresa

4 de julho de 2019
Kenoby

O RH moderno é bem diferente do antigo Departamento Pessoal. Seus processos estão baseados em tecnologias de ponta; suas decisões, em análises consistentes de dados e seus resultados, em estratégias bem elaboradas. A questão é: como chegar até esse RH?

É um processo que envolve todos da empresa, a partir da alta administração — ou melhor, da diretoria executiva. Também é preciso haver uma mudança de mentalidade. O foco nas rotinas de departamento pessoal, essencialmente burocráticas, não são suficientes.

Adiante, esclarecemos o que é RH moderno, quais seus principais desafios e como superá-los ao longo do expediente. Continue a leitura do artigo e fique por dentro do tema!

O que é RH moderno?

O RH, conhecido acrônimo de “Recursos Humanos”, designa um dos mais importantes setores da empresa. Ele evoluiu muito no decorrer das últimas décadas, deixando de focar apenas nas rotinas de departamento pessoal para se dedicar também a assuntos estratégicos.

Nesse sentido, o RH moderno — também chamado de 3.0 — é o modelo mais avançado. Além da visão estratégica sobre a gestão de pessoas, ele conta com tecnologias capazes de automatizar certas tarefas, analisar grandes volumes de dados e otimizar resultados.

Para entender mais sobre a automatização do RH e do R&S como um todo, cadastre-se agora no nosso minicurso por e-mail sobre automatização do R&S

 

O RH evoluiu como resposta às novas demandas, tanto do mercado quanto da própria empresa. Como suas causas, é possível destacar:

  • a quarta revolução industrial;
  • o aumento da competitividade empresarial;
  • a luta por mão de obra qualificada;
  • a modernização dos outros setores.

Quais os desafios do RH atual?

Não faltam desafios, mas é possível citar alguns dos principais. Preparando-se para eles, o gestor pode agir com prontidão, mitigar os riscos e maximizar os ganhos para toda a empresa.

O primeiro desafio é encontrar gente qualificada. Os atuais cargos exigem um conjunto bem específico de conhecimentos, habilidades e atitudes, fazendo com que 38% dos empregadores admitam ter dificuldades em contratar. Isso sem contar que 65% das crianças de hoje trabalharão em empregos que ainda nem existem. Logo, os desafios futuros serão ainda maiores.

Em paralelo, a retenção representa outra missão: quase 60% dos empregados admitem estar insatisfeitos com o trabalho. Isso pode gerar uma rotatividade (turnover) alta e implicar custos demissionais elevados à organização que não conseguir reter seus colaboradores.

Há, ainda, os desafios da transição digital: 56% das empresas estão redesenhando suas atividades de gestão de pessoas para aproveitar ferramentas digitais, como softwares de recrutamento e seleção. Companhias que não fazem o mesmo correm o risco de perder em competitividade e ficar atrás da concorrência. Logo, terão piores indicadores de sucesso.

Outros desafios podem ser citados, como a mínima margem para erros, a dificuldade de atingir elevados retornos sobre investimento e a manutenção de um clima de trabalho agradável. Cabe ao RH, em parceria com os líderes imediatos, superar esses problemas.

O que é e como funciona o HR tech?

Existem diferentes conceitos para o termo “HR Tech”. Aqui, é possível defini-lo como o RH tecnológico, que usa a inovação como base para o sucesso da gestão de pessoas. Por esse motivo, em menor ou maior grau, hoje todo RH precisa ser “tech”.

Não significa que esse novo modelo de RH não use métodos tradicionais, como a triagem manual dos currículos ou avaliação por competências em questionários impressos. Quer dizer que ele busca, dia após dia, se adequar à quarta revolução industrial.

Assim, a construção do HR Tech é um processo contínuo que envolve:

  • absorver novas tecnologias;
  • reconfigurar métodos obsoletos;
  • integrar gente qualificada;
  • monitorar os resultados obtidos;
  • definir metas desafiadoras para o futuro.

Pode parecer algo trabalhoso — e certamente é — mas também é o caminho crucial para manter o negócio competitivo e superar os resultados medianos por meio de “gente”. Logo, toda empresa deve pavimentar seu caminho para o HR Tech, ou seja, o RH moderno.

Quais as características e como ter um RH moderno?

Não há mágica. A construção de um RH moderno é um passo a passo, focando em desenvolver as principais características desse novo modelo de atuação.

Para isso, o gestor deve saber quais são essas características, entendendo que tecnologias podem ser integradas e qual é o papel da equipe nesse contexto. É o que discutimos nos próximos tópicos.

Boas tecnologias

A tecnologia, como dissemos, é a base para modernizar o RH. Primeiro, avalie quais podem facilitar a gestão de pessoas e invista nelas. O objetivo é fazer gradualmente a transição do RH manual para o digital.

Há uma boa quantidade de tecnologias que podem ser usadas, como sistemas de seleção e softwares de entrevista em vídeo. Avalie qual melhor se adapta à sua empresa.

Gestão da mudança

A inserção de novas tecnologias promove mudanças nos processos e rotinas de trabalho. O problema é que toda mudança causa medo e, por consequência, certa resistência. Mas o novo modelo de RH também se preocupa em gerenciar essas transições. Converse com a equipe de trabalho, explique o que está mudando e porquê. Logo, terá mais chances de sucesso.

Planejamento de longo prazo

A evolução constante é uma característica essencial para a sobrevivência das empresas no mercado atual. Por isso, cabe ao RH moderno integrar novas tecnologias tendo em vista o longo prazo. É provável que nos próximos anos boa parte dos processos de RH seja digital e automatizada.

Então, quais tecnologias são mais importantes e podem pavimentar essa jornada? Qual seria a espinha dorsal da transição digital? Bom, o gestor precisa olhar para o futuro.

Envolvimento da equipe de RH

A centralização das decisões é extremamente obsoleta e não se aplica ao conceito moderno da gestão de pessoas — inclusive no RH. A equipe deve estar envolvida de ponta a ponta. Não adianta contar com boas tecnologias e não ter gente motivada e competente para manuseá-las.

Portanto, aproveite para promover bons programas de capacitação e conscientização. É fundamental haver sinergia entre o fator humano e tecnológico. Assim, todos ganham.

Como você pode observar, o RH moderno vai muito além de um modismo e depende da atuação efetiva do gestor de pessoas. Esteja atento aos principais desafios para o futuro e bole caminhos para superá-los, garantindo êxito e destaque em seu papel estratégico.

Isso depende de muitas coisas, mas em especial da integração de tecnologias de ponta e da conscientização de todo o time de trabalho. Os profissionais devem estar preparados para extrair o melhor da inovação, sair da zona de conforto e obter grandes resultados.

Gostou do nosso artigo e entende o que é RH moderno? Compartilhe nosso post em suas redes sociais e manter seus colegas por dentro do assunto.

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Organograma: descubra tudo o que você sempre quis saber
Organograma: descubra tudo o que você sempre quis saber

Cada vez mais, as empresas buscam ter uma estrutura organizacional bem definida e funcional, eficaz para o alcance dos objetivos e das metas. Nesse sentido, o organograma corporativo ganha destaque,  continue lendo »

4 programas de treinamento e desenvolvimento para sua empresa
4 programas de treinamento e desenvolvimento para sua empresa

Em um mundo cada vez mais competitivo, a qualificação da sua força de trabalho é um dos mais importantes diferenciais de uma empresa. Dedicar tempo e recurso para programas de  continue lendo »

Vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas para empresas
Vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas para empresas

Você sabe o quanto é importante investir e quais são as vantagens do treinamento e desenvolvimento, vertente da área de recursos humanos (RH), de pessoas na empresa? Essas ferramentas promovem  continue lendo »

Conheça 4 benefícios do departamento pessoal em sua empresa
Conheça 4 benefícios do departamento pessoal em sua empresa

Você conhece os benefícios do departamento pessoal para a sua empresa? Esse setor pode passar despercebido para alguns diretores e gerentes, mas assume um papel muito importante para o crescimento  continue lendo »

Aviso de férias: 7 aspectos que você precisa saber!
Aviso de férias: 7 aspectos que você precisa saber!

As férias são períodos merecidos de descanso, aguardados com ansiedade pelos trabalhadores. Mas, para a empresa, é importante que haja um planejamento prévio para obedecer à legislação. Você sabe quais  continue lendo »

Psicologia Organizacional: tudo o que você precisa saber
Psicologia Organizacional: tudo o que você precisa saber

A psicologia organizacional é a vertente da psicologia responsável por desenvolver práticas estratégicas para negócios e empresas. Em um mercado cada vez mais disputado, as demandas de produção e lucro  continue lendo »